A regra deveria ser clara: ter a opção da devolução do gasto. Afinal, o consumidor terá garantia estendida. Porém, quanto tempo leva um RMA do envio até o recebimento? A Intel pagará os dias de prejuízo do PC parado ainda mais se for uma empresa pequena?
Boa lista de processadores para ficar longe
- Processador sem embalagem: se o processador foi comprado sem a embalagem original, a troca deverá ser feita junto ao fornecedor;
- Processador comprado com um PC: se o processador veio em um computador, a troca do chip deverá ser feita por intermédio da loja que vendeu o equipamento.
Entendo que é uma política global, e advogados aqui do fórum podem falar com mais propriedade do que eu, mas no meu entendimento estes dois pontos ferem o nosso código de defesa do consumidor.
Além do mais, por se tratarem de vício oculto, a empresa deveria fornecer suporte mesmo se o produto estivesse fora da garantia, ao menos se o usuário acionar na justiça. A vida útil de um processador é muito maior do que apenas 2-3 anos de uso.
Desde, claro, tudo tenha sido feito com nota fiscal de compra.
Já quem compra na caixa sabendo que a empresa reconheceu o erro, boa sorte… Embora as novas unidades não devam ser tão afetadas com as atualizações lançadas recentemente
a forma como vai ser feito a devolução do produto, a intel esta seguindo a sua forma de atuação, parecido com as empresas que fazem componentes de carro, exemplo a boch,
intel e boch não vedem de forma direta ao consumidor, elas vendem via varejo ou via fabricantes de computadores/carros.
A intel está usando o mesmo caminho de distribuição para fazer o “recall”, se os distribuidores, varejos e fabricantes de PC aceitarem, acredito que seja até melhor para o consumidor, já que tem o mesmo canal que o consumidor já comprou e tem inúmeros canais para o problema que é global
sobre o problema e ela ter assumido, ela assumiu que o erro é no micro código que pode ser atualizado, ou seja é software e não hardware
o hardware não tem jeito, mas o software tem, e imagino que a solução já estejam pronta, só devem esta fazendo teste e fritando alguns processadores.
A questão é que o CDC fala que o fabricante também é responsável pelo produto ou serviço. Não só ele, mas toda a cadeia:
Conforme o Art. 12, o fabricante, produtor, consumidor, construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador, respondem, independentemente da existência de culpa, pala reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação, ou acondicionamento de seus produtos. Ou seja, nesses casos acima citados, a responsabilidade é objetiva, independente da existência de culpa, por partes daqueles acima citados.
Então posso ter feito entendimento errado, mas acho que a Intel está se eximindo de prestar o suporte que nossa Lei determina.
Por isso considerei que é uma política global, mas aqui no Brasil aparentemente há Lei com entendimento diferente do que a Intel está disposta a fazer.
E na minha opinião ela tem que ser a responsável mesmo, em qualquer lugar do mundo…
Sim, o entendimento é correto, mas eu acho que aqui entra o bom senso também.
Como o 123 disse, a Intel desova boa parte dos seu produtos embutido em outros. Ela vende processador, não notebook. Ela vai ter suporte para o processador apenas, não para o notebook todo, então não acho que faça sentido você querer obrigar a Intel a trocar o processador que está no notebook da Dell, por exemplo. A Intel não tem obrigação de saber como dar suporte de hardware para todos os notebooks que embarcam o seu processador.
Agora eu não sei para o caso de compra de processador sem embalagem, porque eu não sei como se diferencia da compra de um processador com um computador.
Core 7 Series 1 150u
E Core 3 Ultra estão fora dessa lista né.
Todos os Core Ultra lançados até o momento são baseados no Meteor Lake, a geração “nova” da Intel, baseada em chiplets, e fabricada em nós mais recentes (Intel 4, TSMC N5 e N6, dependendo do tile), logo estão imunes.
Já os Core 3/5/7 (sem i no nome) lançados até o momento são baseados no Raptor Lake (mesma linha das CPUs de 13ª/14ª geração que deram defeito), porém são modelos com TDP baixo, de 15W, que (pelo menos até o momento) não tiveram falhas reportadas…
Valeu pela infomação!
cara, isso é o que está na lei, e na lei está de forma genérica, e vc aplica a lei ao caso concreto.
Agora, o caso, até agora a Intel não recusou a consertar, ao contrário, ela assumiu e já têm relatos que ela já está fazendo, o que já têm também: a Intel falou que tais produtos têm problemas, especificou o produto, o problema e como será o conserto, caso o produto apresentasse problema que não seria resolvido pelo conserto ou já tivesse dano, vc procurasse o canal de venda que vc adquiriu o produto para verificar como está o produto que vc comprou e te mandasse outro, que eu acho bem melhor que vc procure o canal em vez da própria intel.
agora, uma situação, coloca que a Intel vendeu 1 milhão de processadores com problemas e precisa trocar tudo, a Intel não tem essa infraestrutura, ela vai precisar criar tudo (local, pessoas, maquinário, logística) e ela resolva no máximo 50 mil por mês, mas ela poderia usar o varejo e os fabricantes que já tem toda a infraestrutura e a logística, mas ela não pode porque o CDC “fala” que ela é responsável
só que vc compra um i9 14900 KS e o seu protocolo é 999.995, eaí? vc vai preferir esperar a sua vez? ou seria melhor procurar a kabum ou pichau e mandar para eles olharem o processador, já que a Intel só teve que mandar uma máquina para o varejo analisar o processador, comprovando o dano, manda outro sem o problema.
Além disso, tem o que @centauro falou do notebook, a Intel já poderia começar a recusar por ela não ter vendido processador ao consumidor e sim para empresa, mas caso ela tenha que consertar, ela poderia recusar pelo fato de vc não conseguir enviar somente o processador já que é soldado na placa.
nessa área, o que falta muito é o bom senso, por isso que não dou moral para o reclame aqui, ali é o twitter do consumidor
o que acho estranho é até agora o proconSP não ter falado nada, devem está preocupado com a política.
nem sei como é isso, eu imaginava que era usado kkkkkkkk
No Amazon ja tem Laptop com intel de 15° geração ( custa 9 mil ), se ja existe 15° geração pra laptop então porque não está a venda ainda os 15° geração de Desktop?
Felizmente a Intel admitiu o problema e irá dar essa garantia aos que tiveram a infelicidade de comprá-los. Agora é esperar pra ver como se dará o funcionamento desta garantia… se o RMA irá funcionar bem e etc.
os casos e reclamações ainda não viralizaram nas redes sociais, as noticiais ainda tão dentro do nicho tech/geek.
e nem sei se vai sair, assim que a intel lançar atualização e as pessoas fazerem sem saber, elas nem vão perceber.
fora, que se as pessoas não sabem desse defeito e se ele apresentar, as pessoas nem imaginam que seja o processador, certeza que a culpa está caindo no windows e que deve está recebendo ofensas de todas as formas, incluindo bill gates até o estagiário.
Desculpe, mas não faz o menor sentido. Primeiro que não há processadores de notebooks na lista de afetados. Segundo que a Lei não diz que a Intel responde sozinha pelos reparos, mas que também é solidária (ou seja, amplia os canais de atendimento ao consumidor e, consequentemente, daria mais agilidade ao processo, ao contrário de diminuir e abarrotar uma única responsável, como você sugeriu).
E enfim, Lei é Lei. Seja bom ou não para a Intel, eu, enquanto consumidor, não vejo segurança alguma em adquirir futuros produtos da empresa, se assim ela desejar agir.
uma pergunta?
como a Intel é solidária, se ela é única fabricante do processador?
e se é solidária, quem é culpado principal/original?
De forma geral, quem é o responsável pelo suporte é quem fabricou o produto final, e não o intermediaria, no caso, um computador da Dell com processador Intel, o responsável pelo suporte é a Dell.
Ninguém aciona a fabricante da tela de uma TV quando ela da defeito, acionam a empresa que fabricou a TV, mas a fabricante da tela pode ser acionada como responsável solidaria.