Especialistas alertam para riscos após vazamento que expôs 220 milhões de brasileiros

Originally published at: Especialistas alertam para riscos após vazamento que expôs 220 milhões de CPFs – Antivírus e Segurança – Tecnoblog

Vazamento expôs dados como CPF, e-mail e telefone; especialistas recomendam que brasileiros monitorem transações bancárias

2 curtidas

Acredito que também não dá pra sair mudando numero de todas as contas ou cartões de crédito a revelia por desespero.
Vazamento de CPF para fraudes e golpes de phishing sempre existiram, e nem precisa de um arquivo bonitinho e mastigadinho, basta alguma criatividade ou ter acesso algum serviço do governo.

Sabe qual o maior problema, leigos e idosos. Estes são os mais vulneráveis e tem potencial de serem as primeiras vitimas.

2 curtidas

Engenharia social vai acontecer a todo vapor, melhor ter cuidado redobrado principalmente para quem tem dinheiro em banco digital.

2 curtidas

Pedem dados em todo lugar, mas depois não conseguem manter. Tem minha digitais para o RG, para o passaporte, para o TSE, mas será que garantem o minimo de acesso?
A empresa que vazou deveria ser responsabilizada sim. Vejo muita displicência com os dados pessoais de terceiros…

2 curtidas

Sem querer julgar mas, é claro que a Serasa nunca irá admitir publicamente que os dados vazaram de lá. Enquanto puderem empurrar com a barriga o farão.

Mas uma empresa dessas deveria no mínimo, ser obrigada a disponibilizar gratuitamente o monitoramento de CPF a partir de agora como forma de punição e para tentar remediar um pouco o mal que causou.

1 curtida

O CPF sozinho não é tão grave, mas esse conjunto todo é seríssimo. Dá pra se abrir contas, pedir cartões, cadastrar em sites do Governo e etc. Esses dados podem ser cruzados de infinitas formas.

Sem falar que os dados da sua situação financeira junto com endereço de sua casa, fotos, local onde você trabalha podem até expor muitas pessoas a perigos no mundo real. Então não, dessa vez não é como das outras vezes.

4 curtidas

Pois é, muito preocupante. Tem lugares que com nome completo, CPF e nome da mãe, ja Dao acesso a varios documentos (titulo de eleitor por ex), e assim vai…

1 curtida

O pior disso tudo é que ninguém está sendo investigado por isso, ou pelo menos ninguém divulga. Cadê live do presidente falando que vai atrás? Esse país tá virando uma bagunça. E como assim a empresa fala que não foi ela e de boas? Tem que acreditar, é isso?

1 curtida

Não, a acusação tem que fornecer provas que comprovem a autoria e o acusado tem o direito de fornecer contra-provas.
Até onde eu saiba nada disso aconteceu ainda.

1 curtida

Está chegando em um fase que a maior segurança para evitar fraudes desse tipo será contratar serviços de monitoramento, como. Monitorar CPF por exemplo. Mais uma conta mensal no orçamento do brasileiro.

2 curtidas

Até agora não há certeza se alguns dos dados vazados, não partiram desses bancos de dados justamente.

se a população total, em 2018 era de 209 milhoes (incluindo crianças, e gente que nem documento tem), como em 2020, conseguiram encontrar 220 milhoes de brasileiros com cpf? tá meio zuado isso ai…

Esse tipo de coisa só podia acontecer mesmo na Bananalândia. A gente se tornou uma piada pro mundo, seja em gestão, economia ou segurança nacional. Agentes do FBI e Pentâgono já devem dispor desses dados, assim como inteligências de vários outros países chaves. Estamos muito ferrados e fadados a sermos cães vira-latas, adestrados e controláveis por nações mais desenvolvidas e pelas forças que regem o mundo.

Claro, porque Equifax foi no Brasil também.

Esse tipo de vazamento pode acontecer em qualquer lugar do mundo.

Vazamento pode acontecer em qualquer país, mas impunidade acho difícil. Nos EUA e Europa a empresa receberia uma multa milionária. No Brasil fica por isso mesmo.

Fiquei bem curioso para saber se eu estava nesse banco, 2min de busca no Google e acabei achando o fórum, só que o usuário removeu todos os arquivos, os links de exemplo não funcionam mais :cry:

image

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.