Escritores processam empresa do ChatGPT por infringir direitos autorias

Direitos autorais vão matar essa tecnologia

Como evidência do uso ilegal, os escritores apontam que o ChatGPT é capaz de resumir seus livros com ótima precisão, apesar de errarem alguns detalhes, o que indicaria que eles tiveram acesso às obras completas.

Como que isso prova que as cópias foram obtidas ilegalmente?

Não no japão, que eles mudaram a lei pra dizer quer nada do que IA pegar tem direitos autorais!

Se você precisa pagar pra ter acesso à obra, seja física ou digital, certamente a obra está sob algum direito autoral. E até onde sei as empresas não programaram os seus algoritmos para burlar as proteções [das obras digitais]. Então certamente o acesso que se obteve às obras foi de lugares onde se publica conteúdo pirata.

Eu mesmo tenho cópias digitais devidamente pagas. Eu criar um resumo sobre elas não constitui violação de direitos autorais.

Ainda não vi nenhuma relação direta entre o ChatGPT conseguir resumir uma obra e isso provar da OpenAI tê-las obtido ilegalmente.

Se a OpenAI usou de cópias obtidas de forma legal para o banco de dados do ChatGPT, não a fim de comercialização, mas para fins de estudo, não vejo violação. Seria o mesmo que me cobrar porque divulgo em minhas redes os resumos de livros que eu li e os tenho armazenado.

Outra possibilidade é as IAs terem aprendido todos os detalhes das obras por meios públicos, como usuários comentando nas redes sociais ou resumos já feitos na internet. O que explica talvez elas não serem tão precisas, como aponta os próprios reclamantes.

Leis de direitos autorais são tão malucas, que não existe um consenso sobre resumos serem ou não roubo de propriedade intelectual:

Até mesmo o porque ninguém faz resenha/resumo de livros na internet…