Epic Games lança Core, plataforma de jogos parecida com Roblox

Originally published at: Epic Games lança Core, plataforma de jogos parecida com Roblox – Jogos – Tecnoblog

Core é uma plataforma gratuita que permite fazer, publicar e jogar games criados com a Unreal Engine, da Epic Games

Sei que não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra, mas é curioso ver a Epic cobrar 50% de devs enquanto reclama da cobrança de 30% da Apple

Mas quem está cobrando 50% é a Manticore Games, não a Epic.
A Epic é só a plataforma em que o jogo vai poder ser acessado também.

A Epic cobra 12%. Mas ela também está perdendo rios de dinheiro com a Epic Games*.

*Não está perdendo rios de dinheiro necessariamente porque só cobra 12%, mas cobrar 12% ajuda a aumentar o prejuízo.

1 curtida

Manticore Games com o core é uma plataforma feita pra desenvolvedores com varias ferramentas complexas ali mastigadinhas pra agilizar o processo de desenvolvimento. E claro isso cobra seu preço. É um serviço, o que a apple faz é diferente a apple basicamente cobra 30% só pra você ter o direito de estar na loja dela e comercializar suas vendas lá dentro o que também não é nada errado é como o mercado funciona.

1 curtida

Claro, mas não é tão simplista assim. O dev não se envolve com nada relacionado a finanças, todo o trabalho de logística; adaptação para outras moedas, legislações de cada país, é feito pela equipe da App Store. Óbvio que uma Epic tem estrutura para fazer isso e poderia ganhar margem, mas pequenos devs gastariam mais, bem como teriam mais trabalho e eventualmente precisariam de ajuda especializada pra lidar com legislações mais complexas (por não estar familiarizado com a mecânica de outros países) e isso inevitavelmente gera custo extra.

30% realmente já não faz mais sentido para pequenos devs, e que bom que essa pressão toda aliviou os devs que ganham menos de um milhão, com agora 15%, que parece mais justo.

Por mais absurdo que possa parecer a Apple centralizar um único meio de pagamento, no fundo é o mais lógico e benéfico pra todos. Para o usuário é prático e para os devs menores garante que grandes desenvolvedoras não se beneficiem de terem uma posição dominante e/ou mais dinheiro fora da loja, e possa usar disso para aumentar as margens justamente pelo que mencionei anteriormente.

1 curtida

O Roblox raramente se acha algum jogo realmente bom, boa parte são jogos praticamente copiadas de outras mapas criados no Roblox, outra boa parte são mapas de baixa qualidade feitos quase que exclusivamente pra farmar dinhero de criança e outros são jogos bastante bestas que pegam quase metade dos jogadores diários da plataforma, resumindo que: se você quiser criar algo complexo e bem feito na plataforma, seu mapa vai levar 10x menos que um mapa genérico de farmar dinhero de crianço. Não tem muito oque fazer. Mapa de cuidar de um bebê e levar pra passear: 250mil pessoas jogando simultaneamente. Mapa copiado dezenas de vezes e mal feito ainda por cima: 40 mil pessoas. Mapa bem feito/ algum modo história ou projeto de jogo etc tipo Room (jogo quase idêntico ao Doom antigo) 5 mil pessoas simultâneas, depois de alguns meses: 200.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.