Epic é suspensa de plataformas Apple após briga por Fortnite

Originally published at: https://tecnoblog.net/359729/epic-e-suspensa-de-plataformas-apple-apos-briga-por-fortnite/

Epic Games recebe novo contra-ataque da Apple por conta da briga envolvendo Fortnite e suas cobranças, desde a semana passada

A Epic ta muito estrelinha

Lembrando que com a Suspensão da conta, os certificados são revogados e as aplicações que as usam passam a parar de funcionar… Ou Seje, tudo que for EPIC vai ser “desligado”

4 curtidas

Por mais que a Unreal Engine seja deles, essa suspensão não deve afetar a engine em si ou os outros desenvolvedores que a usam.
Os certificados são atrelados ao desenvolvedor, não à engine, certo?
E eu suponho que a Epic não tenha interesse em mudar a licença de uso da engine pra impedir que seja usado para lançar aplicativos para iOS ou remover o suporte para iOS, já que isso afetaria a renda deles.

1 curtida

kkkkk a Epic estava achando que as plataformas da Apple são a casa da mãe joana igual as da Microsoft.
A ideia de mover a comunidade contra a Apple saiu pelo cano.

tenor

Eu tenho que torcer para qual empresa?

1 curtida

Eu torço pela briga.

1 curtida

Burle os termos de serviço da Apple e tente enganá-los
Entre com uma ação para processar a Apple
A Apple cancela tudo o que você pode fazer nos produtos Apple
ESPERE!!! NÃAAOOO, você não pode fazer isso. p-p-por favor, faça-os parar! ISSO NÃO DEVERIA ACONTECER :`(

Eles não tentaram enganar, fizeram de propósito. Já estava tudo arquitetado. Sabiam que infringiram as diretrizes e a pena seria a remoção do app. Estavam esperando só isso, para soltar o processo e o vídeo.

4 curtidas

Pois é, era o mesmo que estava pensando hoje.

A Epic anda em uma cruzada estranha para moldar o mercado da forma que lhe convem, conseguiram no PC em um papo de “coitado dos devs, 30% vai pra Steam”, mas mesmo com a loja deles cobrando menos ainda tiveram que pagar por exclusividades para conseguir algo. Tem logica isso?

Uma mudança dessa que fizeram com o metodo de pagamento do Fortnite não se faz do dia pra noite, passa por 99 pessoas e com certeza todas elas sabiam que isso poderia acontecer principalmente com a Apple, poucas horas ou minutos depois do ocorrido ja veio com video e hashtag pronto (Quanto tempo demora pra produzir um video daqueles?), processo na mão pronto e protocolado… Wtf, tão fazendo a comunidade de massa de manobra, não vê quem não quer.

1 curtida

Sei lá… não gosto das atitudes da Apple nesse sentido. Espero que a Epic consiga reverter.

Fala, pessoal, tudo bem?!

A discussão pode seguir vários caminhos, mas vou fazer uma comparação aqui bem “simplista” para promover meu raciocínio: Quando você joga bola na rua e o dono da bola vai embora. Se ele não quiser que ninguém jogue, ele simplesmente leva a bola embora, afinal, é dele. Todo mundo sabia disso quando separou os times e começaram a jogar, certo?!

Pois bem, olhem só: A Apple cobra taxa de assinaturas, compras dentro de jogos, venda de jogos e aplicativos etc. e isso está descrito quando você assinatura o programa de desenvolvimento para ter seu produto publicado na loja deles. Você não quer pagar a porcentagem por achar injusta, mas a lojinha ainda é deles e você concordou com os termos para publicar seus jogos e aplicativos lá, antes de fazê-lo.

Se a porcentagem poderia ser menor? Talvez sim, mas também poderia ser maior, não?!
Assim como a PlayStore no Android, a Apple oferece uma plataforma no iOS com um alcance imenso de clientes para comprarem de forma fácil o seu produto. Um paralelo a isso é o iFood, pensem só: Ao invés de divulgar a minha pizzaria por conta, coloco numa plataforma com vários clientes que estão procurando uma pizzaria na região e muitos vão comprar sem eu “ter feito nada” (me refiro a divulgação). O iFood tem a margem dele por conta disso.

Particularmente não sei qual o valor de mercado da Epic Games e isso não tem a menor diferença, ela se achou melhor que os outros e quis fazer mídia para tentar lucrar com isso (não deu e não vai dar certo). É claro que é mais fácil pro jogador comprar os itens extras no calor do momento, dentro do jogo, mas eles poderiam simplesmente fazer toda a compra por fora do jogo e não precisariam pagar porcentagem alguma para a Apple. Vide Globoplay: você pode assinar via navegador e a Apple não ganha nada ou pode assinar pelo aplicativo direto no iPad/iPhone e pagar a porcentagem para a Apple.

Acho que escrevi demais, fui!

2 curtidas

Concordo com quase tudo que disse. Porém o problema é um pouco mais fundo, teoricamente o preço para dispositivos Apple não pode ser diferente do praticado em outras plataformas. Por exemplo: se o seu app tem um item interno que custa 10 reais caso vendesse no seu site, você não pode cobrar na apple store 10 + 30% =13, você precisa cobrar os 10 que é feito por outros métodos. Ou seja você tem que diminuir sua margem na Apple Store. Esse é só uma das regras extra para publicação do app.
Recentemente foi discutido um pouco do assunto no podcast do canal Linus Tech Tips, onde eles estavam falando sobre publicar o app de um serviço deles (Floatplane) na Apple Store e as dificuldades sobre pagamentos. Recomendo para quem que saber mais detalhes das regras por alguém que está passando por isso.

Mas resumindo acho que os dois (Apple e Epic) tem culpa na história.

Obrigado pela dica, vou procurar ouvir.

Um ponto aqui é que se eles querem ganhar 10 e não 7, devem ajustar o preço de acordo, cobrando 14,3 ao invés de 10, para que o desconto dos 30% não interfira na margem que eles querem ganhar por item. Se eles sabem que os jogadores não vão pagar tudo isso por um item, então “é perder para ganhar” e deixa 10, ganhando 7.

Só pra lembrar, na Play Store a taxa de serviço também é de 30%, não é uma exclusividade da Apple Store.

Sim, porém vamos supor que você venda o mesmo item no seu site por 10, você não pode vender ele por 13 na Apple Store pra compensar a taxa maior (30%) , você teria que colocar o do site para 13 também o que em alguns casos dificultaria o modelo de negócios da empresa. E sim a Google também cobra os 30% mas as regras não são tão problemáticas como as da Apple, são mais frouxas.

Não sei quanto a outros serviços, mas há exemplos de valores diferentes dentro e fora da Appstore. Spotify mesmo é US$9,99 direto com eles e US$12,99 na Appstore, bem como em real também que custa R$16,90 e R$24,90 respectivamente.

E advinha quem está por trás da EPIC? A Tencent.
De onde a Tencent é? China!

Isso é pura briga política.