Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro?

Originally published at: Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro? – Tecnoblog

Enviar dinheiro pelo WhatsApp é seguro; mas é preciso ter alguns cuidados ao fazer pagamentos pelo aplicativo de mensagens

Comentei sobre a ferramenta com várias pessoas e a primeira resposta foi: “com esse tanto de golpe no whatsapp?”. O recurso tem potencial e é seguro, pois exige o PIN a cada transação, mas acho que o WhatsApp se queimou todo ao ver milhões de contas sendo clonadas pelo sequestro via código enviado por SMS e não fazer nada para mudar seu sistema de ativação para impedir. Falar de transacionar dinheiro via WhatsApp soa como piada pra maioria, pois segurança e zap zap já não combinam no imaginário do brasileiro. Quase impossível botar na cabeça do brasileiro médio que o PIN vai fazer um bom serviço. Vacilaram. Acho que não vai virar febre.

A situação parece análoga ao sistema bancário atual. O processo em si é robusto.
Se eu fizer uma transferência bancária pra você, as chances de que essa transferência não seja concluída ou esse dinheiro suma são baixas.
O problema são as fraudes e golpes. Phishing, boleto falso, golpe do motoboy. Evitar essas coisas não depende apenas de ter um processo seguro, depende do usuário ser consciente e precavido também.

Da mesma forma, eu acredito que o processo de enviar dinheiro pelo Whatsapp deve ser seguro e robusto.
Ou seja, se eu tentar mandar dinheiro pra você, as chances de que essa transferência não seja concluída ou esse dinheiro suma são baixas.

O que as pessoas devem estar mais preocupadas é com fraudes e golpes. SIM swap, falsas promoções e sei lá o que mais. O Whatsapp precisa tomar algumas medidas pra evitar esses tipos de golpe, mas os usuários também precisam ser conscientes e precavidos.

Eu sou meio resistente em adotar essas novidades. Ainda mais depois do vazamento de dados do WhatsApp e principalmente do fato de o mesmo estar associado ao Facebook, que é uma empresa na qual eu não confio nem um pouco. Vou continuar fazendo transações apenas pelo APP do banco mesmo. É muito mais seguro, e minha vida financeira não vai cair nas garras do Zuckerberg.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.