Entrega gratuita, cupons de desconto e uma conta difícil de fechar

Gostei da proposta empresa e adoraria que tivesse na minha cidade. Mas sou hipócrita, tenho certeza que, na prática, eu ficaria com pena de pagar uma entrega relativamente mais cara que as da concorrência.

5 curtidas

Uma das coisas que mais odeio no iFood é o pedido mínimo quando já há cobrança de taxa de entrega e os preços por lá já serem mais caros pra cobrir as taxas. Sem pedido mínimo eu pagaria o que fosse pela taxa de entrega.

1 curtida

Eu acho que essas estratégias de marketing a maior furada porque o cliente não fideliza com a plataforma e sim com o desconto.

Essa semana mesmo vendi uma impressora a moça veio falando que já tinha comprado uma comigo aqui a 2 anos e por isso resolveu comprar outra, mas não foi pois ela viu meu anuncio na OLX e perguntou por lá antes de vir, ela veio comprar outra aqui porque o preço estava o melhor, se fosse pela fidelidade ela teria entrado em contato comigo por outro meio em vez de procurar alguma anunciada.

Pode ver o boom que foi os Peixe Urbano e Groupon da vida, cadê eles hoje?

Shopee mesmo com o tal de frete grátis, agora tem gente que chega no cumulo do ridículo de ir no twitter pedir um concorrente pra Shopee pois a malvadona não dá mais “frete grátis” nas compras de bugingangas de 5 reais.

Isso é mais estratégia pra atrair e enganar investidores do que de fato fidelizar cliente. Pode até servir pra fazer nome como foi o caso da Shopee, agora esses “clientes” de cupom duvido que 10% de fato continuaram clientes da plataforma.

6 curtidas

Desculpe minha ignorância, mas a parte do OLX eu não entendi.
Você fez um anuncio lá e o OLX deu um desconto do seu produto sem seu consentimento?

Sempre anuncio produtos na OLX e uma moça viu meu anuncio lá e perguntou se estava disponível, quando veio na loja comprar falou que comprou uma impressora comigo em 2020 e gostou por isso veio novamente.
Se fosse mesmo por isso ela teria entrado em contato pelo telefone, wpp, loja virtual etc. Ela sequer se lembrava que era no mesmo estabelecimento até chegar aqui, ela veio pois pesquisou o que queria comprar e novamente meu preço era vantajoso, não tem nada de fidelização.

2 curtidas

É tenso mesmo…

Fidelizar cliente, só consegue isso com uma pequena parte da população, e tem melhor sucesso com a classe mais velha da sociedade.

Com a grande maioria, e quanto mais novo for a pessoa, fidelizar é tiro no escuro, sucesso é quase zero.

Concordo contigo de fidelizar cliente é para enganar investidores, porque empresa e consumidor são só na base na hipocrisia mesmo

3 curtidas

Esse negócio de dar descontos e subsidiar com dinheiro de investidor pra tentar capturar mercado (que outras empresas também fizeram, tipo Uber) é ilegal (dumping), mas ninguém toma providências…

1 curtida

Isso me lembra a ideia insustentável de Cashback, devolver 10~40% do valor do produto era economicamente doideira e muito recorrente até anos atrás, vivia nos anúncios do B2W, VVAR, Ame, Meluiz e etc; O resultado vemos hoje, a magazine luiza removeu o cashback depois de seu colapso na bolsa, assim como o a B2W depois de quebrar, VVAR por seus motivos e o Meluiz agora com sorte dá 3% de retorno.

O Cashback morreu e ninguém percebeu.

Cashbacks gordos realmente não fazem sentido. Alguns poucos % até vai, por que (supostamente) vem da verba de marketing/afiliados.

O cash de 1% mesmo, imagino que o banco deve tirar da parte da taxa do cartão

Mas eu vejo esses cupons de lojas mais como uma forma de propaganda sem gastar rios de dinheiro com marketing que pode sair pela culatra. O boca a boca ainda é a melhor maneira de vender.

Hoje eu sempre penso em olhar no ML, Amazon e shopee, além do Google shopping para comprar algo. Se a shopee conseguir melhorar seu serviço de entrega numa proporção que retira ou aumenta os requisitos do frete grátis, continuarei cogitando comprar neles.

Hoje em dia, opto por pagar um pouco mais caro na Amazon ou ML pela maior tranquilidade de resolver qualquer BO que der, facilmente.

No seu caso do olx, a mulher viu seu anúncio lá, lembrou que comprou de você no passado e não teve problema, juntou com seu preço bom e já não veio aquele medo de ser algum golpe ou ter dor de cabeça no futuro.

E no caso do ifood, além da propaganda, eles trabalham em “viciar” a pessoa com a comodidade de ter várias opções de que comer no clique de um aplicativo. Depois que o cupom some, a pessoa pode relutar num primeiro momento, mas depois vê que não tem mais volta e pede assim mesmo. O máximo que pode acontecer é uma pessoa que sempre pede no mesmo local, acabar migrando pro what’s do estabelecimento. Mas quando ela quiser comer algo diferente em casa, onde ela vai buscar? No ifood, provavelmente.