Engenheiro da Apple explica por que AirPods Pro não têm áudio lossless

1 curtida

motivo é simples, por mais caro que seja o airpod ele ainda é um fone bluetooth

5 curtidas

Pura enganação o áudio HiFi, a grande maioria das pessoas não é capaz de perceber a diferença e mesmo quem percebe fala que é muito sutil a diferença.

3 curtidas

“fazer grandes progressos sem alterar o codec”

é muita enrolação para dizer que não tem como ou não querem fazer porque teria que gastar mais na manufatura.

Apple que vem na frente no setor de áudio e vídeo já começa a fazer as derrapadas de sempre, ainda não tem fone capaz de reproduzir Hi-Fi e até agora o AV1 não está implantado em nenhum note da Apple.

3 curtidas

Já saiu uma matéria no XDA explicando que as fabricantes estão capando o bluetooth nos aparelhos, você compra um aparelho caríssimo com bluetooth 5.3 e ele não tem metade das funções.

https://www.xda-developers.com/check-bluetooth-5-all-features-supported/

5 curtidas

Se ta caro com recursos capados, imagina o preço pra implementarem tudo isso, quase ninguém ia comprar.

1 curtida

Bluetooth eh uma onda de radio e a transparencia sonora e a faixa de frequencia depende de novas atualizacoes do Bluetooth.

Com o bluetooth 5 (especialmente 5.2) muita coisa melhorou, a latência foi uma delas. Eu uso um kz edx + kz AZ09 e literalmente não dá pra perceber diferença na qualidade de áudio em relação ao cabo, Codec AAC.

1 curtida

A questão é que ela não implementa um Codec lossless num fone topo de linha. Não é uma questão do fone ser bluetooth ou cabeado.

é sim, já que o BT não suporta áudios de alta qualidade por não suportar bitrates grandes.
Se não me engano a partir da versão 5.3 do BT isso vai melhorar um pouco principalmente para o uso do microfone.

Problema que a Sony faz fone com HI-FI bluetooth a não sei quanto tempo, bem antes da pandemia, e é bluetooth 5.0

Que fone da sony é esse, pois os únicos fones BT que já vi suportarem Hi-Fi são os que também permitem o uso de cabo, sendo Hi-Fi via cabo e o BT para usar a função de hands free.

1 curtida

Esse é intra-auricular

acabei de ler as specs do wh-1000xm4, ele não suporta realmente alta definição de áudio, mas sim possui um amplificador junto ao cancelamento de ruido além de usar IA o que a sony chamou ali de DSEE para melhorar o som, pode ver nas specs que ele suporta só 990 kbps de bitrate, um som lossless usa em torno de 1400 kbps

1 curtida

É isso mesmo, e olha que a Sony vangloria isso a bastante tempo

A Sony tem diversos fones Bluetooth com o selo Hi-Res Audio, pra isso eles usam o codec LDAC, que tem um pouco de compressão mas que na configuração mais alta (o modo de 990 kbps) já atinge transparência se comparado com um WAV ou FLAC lossless. A Sony também “doou” um codificador LDAC para o Android durante o desenvolvimento da versão Oreo, então todo dispositivo rodando o Android 8 ou mais recente tem suporte nativo ao LDAC…

1 curtida

O codec lc3 tá vindo ai pra deixar todos os outros codecs no chinelo, e o melhor, vai ser obrigatório, então vai acabar essa caça ao codec compatível entre o celular e o fone de ouvido.

Pode não ser hi-fi, mas duvido que 90% das pessoas notem a diferença dele para um fone com fio.

Ter ou não, ia dar na mesma, o mercado não tem essa necessidade nenhuma, com as tecnologias que existem hoje são pouquíssimos fones que entregam uma qualidade que faça sentido com o lossless (mesmo assim, poucos ouvidos perceberiam a diferença), e custam muito do que o fone mais caro da Apple, muito mais mesmo, matérias como essa embora tenha intenção de informar sobre o produto, acaba levando os leigos a acreditarem mesmo que vão ouvir alguma diferença em um TWS que supostamente tocam lossless (tem que a questão de BF também, mas não faz diferença aqui)

fone da sony wh-1000XM4 está por 1877,23

fone da apple airpods max está por 4900,00

fone da sony é bem superior que o da Apple e com preço menor

mesmo que não tenha a questão do preço, tem sim necessidade, ainda mais um tecnologia que é melhor, mais difícil de desenvolver e é mais cara. Porque com o tempo se torna o padrão e fica mais barato com a produção em massa. Se não fosse assim, então melhor jogar o seu smartphone fora, se for um iPhone ai tem que jogar mesmo e o mais rápido possível, porque todos as tecnologias que tem hoje em um smartphone foram colocada lá atrás por alguém e que era caro quando colocou.

Mas pra notar também depende da qualidade do fone, já que dificilmente um fone de 50 reais vai saturar a qualidade do codec bluetooth.