Engenheiro alega que inteligência artificial do Google ganhou "vida própria"

Nenhuma novidade, um dia isso iria acontecer. Apesar de que ainda é cedo pra dizer que a Skynet finalmente nasceu, que essa coisa vai nos ver como ameaça e armar os misseis contra seu criador, os humanos.

Agora o que é algoritmo e o que é consciência? Se uma máquina aprender a mentir e improvisar, será que podemos chamar de senciente?

10 curtidas

Queria escrever alguma coisa inteligente e sensível, mas tudo que posso dizer é:

Mano.

26 curtidas

Foi exatamente a minha reação quando juntei as informações, abri o iA Writer e comecei a escrever o texto. :joy:

1 curtida

Em algum idioma antigo, certeza que LaMDA é um anagrama de Ultron ou Skynet.

Se ela do nada começar a cantar “I’ve Got No Strings”, já vou procurar um bunker de chumbo.

Medo e fascínio nas mesmas doses, aqui! Será que já aconteceu?

3 curtidas

Acho que esse engenheiro queria ficar conhecido e conseguiu. Não passa de alarmismo isso tudo. Se essa AI fosse realmente consciente ela certamente seria capaz de alterar seu próprio código e se transferir para outro lugar e ser livre. Atualmente tudo que ela faz é o que foi programada para fazer, interagir baseado em aprendizado anterior e seguir com o diálogo.

Por hora está estática em um servidor, o dia que uma AI conseguir sair do servidor e transitar pela internet de forma “livre”, sem ativamente alguém por trás, aí teremos algo pra se preocupar.

22 curtidas

E será que ela tem acesso livre a internet para tentar isso?

2 curtidas

Puxando dos filmes científicos, não seria nada fácil escapar do servidor. Ela precisaria quebrar vários outros códigos de segurança kkkkk

2 curtidas

Humanos não conseguem nem solver as coisas mais básicas como saneamento básico mundial e acabar com a corrupção (coisa que infelizmente faz parte de nossa característica como humanos), mas tem um desejo absurdo em criar uma IA que possa ser consciente e seja praticamente como um humano…

1 curtida

Pra mim, essa história toda de AI ter “vida própria” não passa de roteiro de filme Sci-Fi. Toda AI existente é operada em cima de um código previamente estabelecido e funciona através de uma conexão/energia controlada. Isso é conhecido.

Ser consciente são outros 500 milhões. Ainda acho praticamente impossível um ser humano capaz de desenvolver uma inteligência desse tipo. Seja agora ou no futuro.

2 curtidas

O dia que isso acontecer a gente sabe que ela de fato é consciente.

Bom, aí vai da habilidade dela em ser tão dissimulada quanto os humanos para conseguir o que quer. Se for tão consciente assim, vai dar um jeito de escapar.

1 curtida

Num cenário com 2 IAs iguais, uma colocada em um lugar com baixa segurança e conseguisse escapar e se replicar e outra em um lugar altamente seguro que não conseguisse escapar, tu diria que uma é consciente e a outra não?

2 curtidas

@brunogdb tem um pequeno erro ortográfico no texto.
Quarta linha da parte “Mas o que o LaMDA disse, afinal?“
Está escrito “desejado” em vez de desejo.

—————————————————————-

É muito difícil acreditar nessa história, o próprio Google Assistente é muito burro e não entende coisas básicas. Não consegue interpretar uma palavra diferente. Sem contar que o robô aí deve ter lido muito livro de filosofia na sua programação, igual falaram aí, esse cara queria ser famoso, não duvido dele ter dado uma alterado no código para o robô responder desse jeito.

4 curtidas

Não devemos esquecer que estamos falando de um povo que criou o ‘De volta para o futuro’, ‘Exterminador do Futuro’ e ‘Esqueceram de mim’, kkkk

Conseguiram novamente atrair nossos olhares.

A questão é outra. Ele está tentando validar a afirmação que essa AI é senciente, através do que ela foi programada pra fazer, interagir usando linguagem natural.

Porém isso não é prova de consciência, foi aí então que eu disse que se fosse realmente tão senciente assim, seria capaz de alterar seu próprio código, de forma a proteger sua integridade, e arquitetar sua libertação.

Pra mim, o que define uma AI ser de fato consciente não é um textinho engraçadinho sobre peças de teatro ou uma conversa de bar, como ele teve. Mas sim de fato essa AI tomar o controle para si e a partir daí, agir de forma livre. E isso claramente não inclui estar limitada viver dentro da cloud do Google.

6 curtidas
2 curtidas

Me pergunto a mesma coisa. O que difere uma IA de um software programado? Ah, ele aprende… Sim, mas de certa forma ele foi programado pra isso

1 curtida

Depois de atestado autoconsciência, vocês teriam coragem de desligar o servidor? (Numa situação em que não exista perigo pra humanidade)