Enel usa rede via energia elétrica para medir consumo de 150 mil imóveis em SP

Nem sabia que existia esse tipo de equipamento. :exploding_head:

Vejo como uma espada de duas laminas: O leiturista pode errar e a conta chegar zoada; um cracker/hacker pode adulterar as informações no servidor pra gerar sempre valores menores na fatura.

3 curtidas

os dados que o leiturista capta já seriam armazenados e processados num servidor de qualquer maneira (como já são hoje em dia), só cortaram a parte manual do serviço.

2 curtidas

Daqui a pouco vem um dizer que a tecnologia tá tirando empregos. hahaha

Ou ir lá e triplicar o consumo de quem não gosta, vai saber. hahaha

1 curtida

Oh, nossa, eles finalmente implantaram o SMC na rede elétrica.

Não é novidade nenhuma, vários estados já tem esse Sistema de Medição Centralizada (no poste) em funcionamento, em Belém, a Equatorial Pará concluiu a implantação em 2020. Na casa do consumidor só fica um visor com informações sobre a rede e no poste fica o equipamento IOT que coleta a informação dos medidores implantados no próprio poste. Acho que a Equatorial Pará não utiliza internet móvel (3G/4G) para transmitir os dados, pois sempre vejo um funcionário de moto.

Que viagem é essa, meu bom? O SMC só melhorou a confiabilidade, já que tirou o fator humano da jogada (uma vulnerabilidade), a medição fica armazenada a anos em um servidor, mas era colocada lá manualmente por um funcionário da Cia Elétrica que ia até a casa do consumidor coletar os dados do medidor.

Lembro que a CELPA (atual Equatorial Pará) usava um celular com Windows CE ligado a uma mini impressora pra coletar a medição e emitir a fatura, mas os dados não eram transmitidos imediatamente pro servidor deles, pois não havia internet móvel (no local).

4 curtidas

Eu pensei sobre o desemprego causado pela tecnologia, mas penso que isso é normal. A renovação tecnológica sempre mata algumas funções trabalhistas, mas nascem outras por causa dessa renovação.

Tecnologia só causa desemprego quando não há remanejamento das pessoas… (se bem que as vezes empresas remanejam para o auxilio desemprego…)

3 curtidas

Se for pensar em emprego teremos que voltar uns 100 anos no tempo na época que existia uma pessoa para acender os postes da rua e apagar ao amanhecer entre outras coisas e essa profissão foi extinta em prol da energia elétrica

Agora os atrasados e inadimplentes nas contas poderam ter o fornecimento cortado remotamente

Justo, tomara que isso vira padrão no BR todo, (embora nas favelas ninguém vai por isso).

Negativo.
Até fica armazenada no servidor, mas bem depois, afinal o leiturista já imprime a conta no ato da leitura e coloca na caixa de correio.

O bom de usarem PLC entre o medidor e o concentrador é que evita problemas de pontos de sombras no sinal da rede de celular, afinal em cima de um posto dificilmente o sinal vai ser ruim.

Espero que junto com a medição remota estejam implementado monitoramento remoto da rede, medir a tensão no quadro de cada casa além de detectar rapidamente quando alguma unidade consumidora ficar sem energia.

Até acho que podem ataca o sistema de leitura ou o envio dele, mas muito difícil alguém alterar os valores da conta no servidor ou já fariam isso hoje em dia pra pagar menos energia.

Que viagem é essa, meu bom?

A viagem que ninguém quer ver. Como se existisse 100% de confiabilidade em qualquer sistema, porque com esse seria diferente?
Todos esperam que seja confiável, mas pra ele funcionar ainda vai depender de humanos.

Sou só eu que acho o investimento muito alto?

Pelos valores citados tá custando aproximadamente R$ 750 por unidade consumidora.

Se for pensar só em substituir o custo dos leiturista não se paga.

Imaginei que fosse mais barato usar um arranjo com PLC ou alguma tecnologia em malha P2P, tipo Bluetooth Mesh.

Acho que o caro aqui não é o PLC e sim o medidor ser inteligente e ficar mandando os dados toda hora pra central.

Mas essa troca de medidores para os inteligentes vai ser necessário pq em algum momento no futuro devem começar a cobrar variado no horário e na demanda, assim como já é em muitos países.

Do que está falando? Ninguém disse que é 100%, mas uma vulnerabilidade foi solucionada, esse é o objetivo da Segurança da Informação, seu conceito de S.I está totalmente errado.

Se considerar o custo de leiturista, enviar conta, etc , custos de gente para cortar, não cortar, fora que venceu tesoura, sem jeitinho, o ganho é absurdo.

1 curtida

Então a ENEL ta fazendo alguma coisa errada, pq deve ser a concessionária com mais cobrança indevida do país (ou pelo menos a que mais vejo gente reclamando)

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.