Empresas que vendem por WhatsApp terão que oferecer cancelamento pelo app

Tuuuudo trm que ter alguma regulacao do governo ne? Deixar o cliente ditar o comportamento da empresa nao comprando nela, naoo

Vamos criar uma regra centralizada pra tooodo mundo ser obrigado a seguir, n sei como as pessoas acham que isso vai dar certo!

Tu só descobre que a empresa vai complicar o cancelamento do serviço depois que já é cliente dela, não tem como saber antes, nada mais justo essa legislação que fizeram, se assina por um canal de atendimento tem o direito de cancelar pelo mesmo, se as empresas não gostarem é só parar de vender pelo whatsapp.

8 curtidas

Errado não tá. Se oferece o serviço por um canal tem que permitir o cancelamento dele pelo mesmo.

Se não abusam disso pra fazer táticas pra te jogar num callcenter congestionado pra cancelar.

9 curtidas

Uma mudança é que o atendimento humano por telefone não é mais obrigatório 24 horas por dia e sete dias por semana, (…), mas sim por 8 horas diárias.

Ótimo, só em horário comercial. O pessoal que trabalha que se exploda. :slight_smile:

A transferência de ligações só será permitida uma vez: o segundo atendente precisará resolver a demanda do consumidor.

image

Já os chatbots devem operar durante todo o tempo. Outra novidade é que “reclamação” e “cancelamento” serão obrigatórias no menu de opções.

Espero que isso não seja tão efetivo quanto o prefixo 0303…

1 curtida

Pensei nisso tambem, pessoal vai de 8 pra 8000, poderiam ter mudado de 24h pra 12h em vez de 8h.

1 curtida

Esse conceito do que você falou pode explicar um pouco do desemprego no país na minha opinião.

Muitas empresas não chegam no Brasil ou não são criadas justamente pelo excesso de regulação. Claro que existem outros fatores como burocracia, falta de infra, insegurança jurídica/material/física, mas a regulação também contribui para que nosso país esteja bem lá embaixo no ranking de países bons para fazer negócios.

Não concordo com a liberdade a ponto de deixar todos desprotegidos totalmente, mas também acho que não deveríamos ser tão repelentes à empresas por aqui, afinal tem muita gente desempregada que não quer viver de auxílio do governo, quer ter a dignidade de arrumar um emprego e levar comida pra casa.

Se tu for analisar a medida vai ver que ela está facilitando para as empresas, antes tinham de manter call center 24h, agora reduziram para 8h.

Em troca disso tudo que obrigaram as empresas a oferecer é que os mesmos meios que ela use para vender ela tenha de usar para cancelamento.

Imagina se a tua empresa de internet te obrigasse a ir pessoalmente fazer o cancelamento, só para te reter o máximo como cliente?

3 curtidas

Ah… se fosse a Vivo, eu iria lá pessoalmente cancelar… sério.

Será que eles vão enviar agentes pra casa das pessoas oferecendo cancelamento? Porque esses tempos tinha uns vindo no prédio oferecer internet predial… hahaha

1 curtida

Sim, sobre essa medida eu não acho ruim não. O meu comentário foi em cima do conceito que entendi que você estabeleceu(siga as regras que falamos ou saia).

Se as empresas não fizessem praticas abusivas para manter os clientes não precisava o governo se meter nisso, mas sabemos que elas fazem de tudo para impedir o teu cancelamento, ficam te mudando de atendente e te deixando esperando na linha.

Se tu pede um cancelamento no site eles te enrolam por 2 dias pra fazerem isso, não tem justificativa para um prazo desses, não deveria demorar mais de 2 horas em horário comercial.

Eu pedi uma mudança de plano pelo site da Claro na semana passada, até agora nada de aparecer o plano novo no Minha Claro, lá vou eu perder meu tempo ligando para a Claro para descobrir qual foi o problema.

Sim, concordo que deveria existir uma opção na forma de um botão ou uma expressão tipo QUERO CANCELAR SEM NEGOCIAR.

1 curtida

Queria ver o governo exigindo eficiência no que corresponde ao mesmo, como exemplo estou a mais de uma semana tentando agendar a emissão de uma nova via do RG pra poder viajar, o sistema só libera agendamento em horários determinados, dezenas de vezes já tentei e em 2 minutos encerram as opções, simplesmente impossível seres humanos serem tão rápidos, aposto um Talkey que tem alguéns lá dentro vendendo estas agendas.
Moro em Brasília, tentei agendar pra alguma cidade do Goiás a que tem agenda mais próxima é para Junho e fica a mais de 100Km de distância (fazer uma viagem dessa pra chegar lá ainda arrumarem algum imprevisto e não dar certo, além de ter que ir novamente buscar depois de 10 dias se tudo desse certo).
Tive que tirar um passaporte (e rezar pra dar tudo certo, afinal primeiro paga pra depois sequer agendar) pra ver se consigo viajar em agosto, se o passaporte não der tempo o jeito vai ser eu comprar um documento falso afinal é chance de aceitarem uma identidade de 2004 será mínima…
Esse tipo de coisa deveria ser essencial, deveria ter disponibilidade diária independente da situação afinal é o documento mais importante para qualquer situação.

viajar para fora?

Sim, mas dentro da américa do sul então não é obrigatório o passaporte, se tiver uma identidade com menos de 10 anos.

poderia até ser o RG digital, porém, mesmo que estivesse pronto, tem a questão de não ser aceito

tira uma duvida, o RG de Brasília e DF é o mesmo ou são diferentes?

Problema que o RG digital só está disponível para quem tirou a partir de 2018, o meu último foi tirado em 2004 =/

Mesma coisa, aqui o órgão que emite o documento é a Polícia Civil (talvez por isso nunca ache vaga para atendimento)

Eu tô desde antes da pandemia… preciso atulizar meu RG de 92… desde que implementaram o maldito agendamento pro RG no Paraná, não há quem faça porque só tem bot ocupando as vagas. Engraçado que o pessoal que paga para uma certa empresa, consegue agendar rápido…

Nessas horas eu agradeço o rio grande do sul manter o clássico sistema de vá para a fila bem cedo.

1 curtida

Cara é um absurdo isso, a tecnologia em muitas situações veio pra causar o caos, se fosse antigamente na pior das hipóteses a pessoa ficaria algumas horas na fila e saia com o problema resolvido, hoje tudo tem que agendar online e nunca consegue, quando consegue chega lá o sistema está fora do ar e tem que ir novamente…

1 curtida