Empresas de TI pedem agência nacional contra falta de mão de obra no setor

5 curtidas

Não vejo em que a criação de uma agência governamental pode ajudar a resolver isso.

É a mesma lereia de sempre, cada segmento da economia e da sociedade quer seu “feudo estatal”. Um horror!

E neste caso ainda há um perigo lateral: regulamentação das carreiras de TI. Se não for isso mesmo que a associação por trás desse “manifesto” realmente almeja. Não conseguiram criar o feudo “Conselho Federal de TI” há cerca de uma década, agora podem tentar por outro caminho, começando com essa “agência”.

Enfim, que a educação no nosso país está falida não há a menor sombra de dúvida. Mas não é apenas no segmento de TI que está falida. É em tudo, desde a educação básica. O que o governo tem que fazer é resolver o problema da educação em geral, não em segmentos específicos. Essa que é obrigação do Estado, melhorar a educação básica e fomentar a formação porfissional ainda no ensino médio. Gente com diploma de bacharel tem saindo pelo ladrão, mas faltam técnicos em refrigeração para instalar um aparelho de ar-condicionado, técnicos industriais e por aí vai.

Quanto ao caso específico do mercado de trabalho de TI, o que impede as empresas do setor de formar a mão de obra de que precisam?

Aliás, isso é algo que me deixa estupefato no Brasil: as empresas querem mão de obra qualificada e barata num país onde a educação é um lixo desde o ensino fundamental!

Acordem e corram atrás, cambada!

Por que essa associação aí não pede às empresas contribuição financeira para concessão de bolsas de estudos para pessoas que queiram se qualificar nessa área?

Por que essa associação não faz parceria com escolas privadas para ofertarem turmas de formação profissional nas áreas mais carentes de mão de obra na área de TI?

Como o mercado de trabalho de TI não é regulamentado, ninguém precisa de diploma reconhecido pelo MEC e da chancela de um feudo tipo CREA para trabalhar na área. Basta estar qualificado para tal. Isso já é uma grande vantagem do setor se comparado a outros que são regulamentados.

E as empresas da área de TI aproveitam essa grande vantagem para formar mão de obra mais barata e mais rápido do que as universidades conseguem fazer?

Não!

As empresas do setor querem que o governo faça isso! É mole?

Formar?! Não, isso é obrigação do governo…

A mesma mentalidade mesquinha, acomodada e arcaica de sempre e que nos trouxe a este estado falido em todos os sentidos.

CORRAM ATRÁS, CAMBADA!!!

Os EUA é o berço da TI, vocês acham que eles ficaram esperando o governo americano criar agência para fomentar o setor? As empresas que correram atrás!

Inclusive lá é trivial empresas doarem para as universidades, as principais universidades americanas são privadas e sustentadas com dinheiro de doações, não com dinheiro público.

Sugiro a todas as pessoas que ainda tem essa mentalidade deformada, segundo a qual é o Estado que deve fazer as coisas e arranjar solução para todos os problemas do país, que leiam o livro “Pare de Acreditar no Governo - Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado”, do Bruno Garschagen. E saiam dessa matrix mental do atraso.

13 curtidas

É só aumentar o salário! Pra que eu vou trabalhar para empresa brasileira e ganhar 15K BRL se eu posso ganhar 5 ~ 20K USD trabalhando para empresa estrangeira?

31 curtidas

Tem isso também, o home office da pandemia abriu as portas de muitas empresas estrangeiras.

Já havia escassez de profissionais de TI antes da pandemia e agora piorou.

E o que as empresas da área pretendem fazer para solucionar o problema?

Pedir ao governo que crie um agência estatal para o setor… é inacreditável.

Por isso somos essa pocilga de país atrasado, todo mundo mete o pau nos políticos mas não hesita em colocar nas mãos deles a responsabilidade para resolver seus próprios problemas…

15 curtidas

Ficam fazendo exigências esdrúxulas como exigir experiencia em estágio e não dá treinamento acontece isso mesmo sobra vaga e falta Mão de obra. Candidato tem mas as empresas não colaboram.

18 curtidas

O bom profissional quer mesmo é sair do Brasil, mesmo trabalhando remotamente para empresas estrangeiras de nada adianta tirar 5K USD se é dobrar a esquina pra tomar um tiro por causa de um celular.
Ja vi relato de pessoas trabalhando para empresas americanas remotamente mas que ao mesmo tempo estão procurando outros paises para viver, Portugal mesmo aceita muito bem boa parte destas pessoas.

Vai ficar por aqui só a temida mão de obra pouco qualificada enquanto o mercado brasileiro tenta pagar 3k para dev java Junior com 4 anos de experiencia, eu mesmo que trabalho na área já estou vendo como cair fora.

4 curtidas

Cara, direto vejo vagas para profissional Junior aí por curiosidade vou ler os requisitos da vaga, pedem anos de experiência e outras exigências que parasse vaga para o profissional Pleno.

16 curtidas

Inves de diminuir querem mais estado oensa que vai dar m…

Igual a nova lei aprovada pelo estado aonde os tres poderes concordaram e o povo assinou embaixo piso salarial pra enfermagem, hoje ja dei um presente pro gestor da area coloca metade do quadro apenas e se vira afinal dinheiro nao da em arvore fluxo de caixa acaba.

2 curtidas

ne não, programadores brasileiros sao muitos bons, porem os salários muito baixos

3 curtidas

cara esquece, nao sabem nem contratar a maioria dessas empresas nao sabem o que estao pedindo, ja passeis em varias vagas onde pedia uma coisa e na verdade era outra, ignorantes

13 curtidas

Boa sorte ao Assespro. Só isso.

Programador bom é programador fora desse país onde se pede conhecimento Senior em vaga Junior; Competência Full-stack em vaga front-end… Saber trocentos frameworks e 5 linguagens pra terminar tudo em 1 dia…

E esses caras estão pedindo ajuda ao (Des)Governo? :man_shrugging:

22 curtidas

Sou de TI e vejo cada vez mais profissionais de TI trabalhando para empresas de fora para ganhar em dólar (mesmo elas estando no Brasil). O problema é bem mais embaixo do que “qualificação de profissional”, profissional bom quer ganhar dinheiro e com a adesão do home office, se tornou fácil encontrar vagas de emprego fora do país pagando MUITO mais. Outro ponto que levantaram aqui no tópico é as qualificações que pedem para as vagas, basicamente querem um profissional que manjem de tudo para vagas de júnior/pleno, com salários baixos. Ai não dá né…

18 curtidas

Perfeita colocação. O post inteiro inclusive é perfeito e cobre a maioria dos problemas do Brasil.

Eu só adicionaria o seguinte: Programação não é para qualquer um.

Em qualquer lugar do mundo existe déficit de engenheiros de software e outras profissões relacionadas. Não é todo mundo que consegue aprender a programar, e daqueles que conseguem, não são todos que realmente gostam disso. É algo que eu vejo com muita frequência… O cara fica maravilhado com os valores dos salários… Mas chega na hora de fazer o trabalho, não consegue, não tem foco, não sai absolutamente nada… Cada linha de código é uma dor inacreditável, o cara questiona o tempo todo porque as coisas são daquele jeito, não consegue entender… E não é falta de paciência, são meses tentando fazer sair algo, e não sai…

Eu não gosto de dizer que é um “dom místico” ou que você tem que ter sorte ou qualquer outra coisa… Pois eu sou programador e eu não acredito em nada disso… Porém, pra mim foi fácil, e eu não consigo entender porque tem tanta gente que tenta e não consegue.

É igual tocar um instrumento… Eu já tentei, não consigo… Eu sei que eu tenho tudo o que é necessário… simplesmente não consigo. Tem gente que consegue, eu não.

É perfil… pra trabalhar nessa área você tem que ter, além de instrução, o perfil certo. E é por isso que é tão difícil de formar gente nova.

11 curtidas

Falta profissional onde? Os qualificados querem receber mais e por isso trabalham pra empresas de fora. Os que estão entrando agora sem experiência o mercado não quer, eu terminei analise de sistemas e estou fazendo engenharia de software, tenho bom conhecimento em java mas de que adianta se as empresas não dão nem chance pra uma entrevista sem ter experiência, o problema não são os profissionais, sim as empresas que querem milagre.

20 curtidas

Empresas de TI não estão valorizando o profissional, vejo muita vagas em site e os absurdos que pedem até para quem está estudando para começar com estágio estão exigindo experiência de trabalho, Tem mais que chorar essas empresas nacional que não conseguem mão de obra local perdendo para os estrangeiros que pagam em dólar e ainda dá mais regalias ao profissional mesmo que vai ganhar menos que um profissional que vive outro país.

4 curtidas

3 curtidas

Engraçado, querem burocratizar ainda mais a iniciativa privada, realmente não vi lógica, ou melhor, no fundo querem somente obrigar que profissionais de TI aceitem trabalhar por menos criando tabelas de valores salariais.
Para que vou trabalhar ganhando menos pra empresas aqui do Brasil e empresas de fora agora podem me contratar pagando muito mais.

6 curtidas

É a coisa mais normal isso.

Bem isso eu tenho vários cursos técnicos em mecânica automotiva além de conhecimento e quem disse que consigo emprego? Preferem pegar um nó cego que abaixe a cabeça para fazerem lavagem cerebral do que um que tenha um mínimo de qualificação e questione o método aplicado.

2 curtidas

Ué e cadê que essas empresas contratam?

Não querem nem contratar pra estágio, só buscam profissionais sênior. Aqui vai uma dica amigo, enquanto sua empresa não pagar em dólar você não vai contratar ninguém no nível de sênior.

Eu só tô começando nessa área e já tô ficando com nojo das empresas brasileiras, vou dar prioridade pras estrangeiras :+1:

12 curtidas