Empresa que leu WhatsApp do funcionário vai ter que pagar R$ 3 mil

Incrível como as indenizações são baixas. A justiça é muito desfuncional nesse ponto.

8 curtidas

Cara no qual trabalha diretamente para a área de linhas corporativas da Claro aqui, no qual temos clientes que tendem a levar a sério o uso de assets corporativos fora do horário de trabalho. Se esse fosse o motivo, existem meios muito mais “elegantes” de monitorar o consumo fora do expediente, todas elas envolvendo logs e zero bisbilhotagem.

Claro, se esse fosse o caso né? Não só meteram o olhão no WhatsApp pessoal do ex-funcionário, como fizeram demissão por justa causa. A única situação plausível onde uma demissão assim seria justificada nesse cenário é aquelas onde dados sensíveis da empresa estivessem em jogo.

Se o encorajamento (ênfase no encorajamento, pois dá a entender que não seria o funcionário em questão que iria fazer a fraude) para forjar atestados é de fato um problema, medidas disciplinares deveriam existir antes de recorrer a algo drástico. E isso já soa como disco riscado, mas se o funcionário em questão não está comprometendo seu ambiente de trabalho, não cabe a empresa ditar os estilos de vida de alguém.

Sempre existe alguém pra querer ter mão de ferro em pequenos poderes.

4 curtidas

pode ser que a indenização foi baixa devido ao curto período do funcionário na empresa!! a multa deveria ser fixada em SM!!

Não sei, salário mínimo por si já é um negócio muito baixo em termos de dinheiro. Meu ponto de vista é que multas como pena deveriam pesar muito pra doer de verdade. 3k é troco de pinga para uma empresa desse porte.

3 curtidas

Demissão fraudulenta e com quebra do direito a privacidade (tanto no sentido moral quanto na lei) e resultando numa mísera multa de 3 mil?
Multa não deveria ser a “punição que dói no bolso”? Extremamente ridículo essa falta de noção do juizeco.

Me lembrou o caso daquele cantor sertanejo que expôs um número de telefone “por meme”, assim criando uma enxurrada de incomodação pro dono… Pena? Uma multinha de 80 mil; isso não é nem o que o tal cantor gasta em vinho e gasolina no final de semana.

E o pior que nem dá pra esperar muito do legislativo. Estão preocupado com linguagem neutra e banheiro unissex.

1 curtida