Em que a Internet brasileira ainda precisa melhorar?

Preço, velocidade, cobertura…

3 curtidas

cobertura com toda certeza

3 curtidas

boa pergunta: preço, velocidade, cobertura são essas coisas que precisam ser melhorados no Brasil.
que é um sonho muito muito distante.

2 curtidas

O preço não é ruim.
Nós é que ganhamos pouco.

Precisa melhorar a qualidade, pós venda, cobertura em pequenas cidades e aumentar a infra.

6 curtidas

O ano que ela acredita que esteja… e avançar uns 5-10 anos pro futuro…

1 curtida

Exato! O preço médio da internet está dentro do aceitável. É o mesmo preço médio internacional.

5 curtidas

Pena que o salário médio brasileiro não seja o salário médio internacional. :I

1 curtida

A cobertura definitivamente é um problema.

Mesmo em grandes cidades e Capitais ainda existe uma diferença muito grande de disponibilidade de tecnologias (cabo vs fibra) entre os bairros.

Em Curitiba, por exemplo, temos bastante concorrência com várias operadoras.
Aqui na minha região estou com Vivo fibra de 300mb e se for ver o preço desse serviço avulso está em R$149 promocional por 12 meses depois vai pra R$169. É um preço bom pelo serviço. Temos também a Oi com 200mb por R$99.

A Oi só tem a rede velha aqui na região e a Vivo cabeou com fibra faz quase 1 ano. Porém, tem um amigo meu que mora na mesma região, menos de 1km de distância e na rua dele não passa Vivo nem Oi. Ele teve que pegar a fibra de um provedor menor, se não me engano paga uns R$150 por 40mb.

Em cidades menores, porém ainda próximas da capital quase não existe concorrência e as redes das operadoras são antigas, o que limita a oferta nos planos mais básicos de Adsl na casa dos 5 a 10 mega, por preços na faixa dos R$200 ou mais.

5 curtidas

Aqui onde eu moro, tem Copel e Vivo fibra em TUDO que é local da minha rua, MENOS no meu prédio. Parece que tem de trocar o armário telefonico e NINGUÉM quer pagar. hahaha fml

2 curtidas

Aqui o síndico ficou enrolando pra autorizar a vistoria da Vivo. Tive que ficar enchendo o saco até que autorizou. A Vivo instalou uma caixa nova no meio do prédio e distribui pros apartamentos a partir dessa caixa nova. Sugiro confirmar com algum técnico ou consultor de vendas da Vivo sobre essa “troca do armário” se isso for no seu prédio.

2 curtidas

Pois é… pelo que eu sei, parece que é “só” isso. Só que o pessoal aqui parece não pensar.
O armário telefônico desse prédio acho que é da década de 80 ou 90… e não é compatível com fibra ou alguma coisa.

2 curtidas

Acredito que o preço no geral atualmente está bem aceitável, principalmente com muitos provedores pequenos com ofertas bem competitivas.

Já temos 100MB ou superior de velocidade em muitas cidades, o que não é nada mal nos dias de hoje para o consumidor médio.

Talvez o maior “gargalo” na internet do Brasil seja a cobertura, devido ao tamanho do nosso país e de nossas cidades grandes, o que somado a falta ou precariedade da infraestrutura, torna este um ponto que estamos ralando para avançar.

Também acrescento a estabilidade, que em muitos locais é extremamente irregular e entrega muito menos do contratado, o que faz o serviço perder credibilidade e nos deixa passando raiva e indignação.

Pra fechar, o suporte dos principais provedores não é dos melhores, algo que infelizmente não é uma exclusividade do setor, mas que também conta para a lista de melhoramentos.

Acredito que nos próximos anos o setor melhore bastante, não seremos uma Coreia do Sul, mas talvez nos aproximaremos dos Estados Unidos.

6 curtidas

Mas não se usa o armário existente mesmo. Precisa de um novo e essa instalação é por conta da operadora, acho que mesmo se precisar de uma “pequena obra”.

2 curtidas

Infraestrutura e melhor atendimento.

3 curtidas

Se é por contada operadora, eu vou ver se consigo incomodar o sindico novo no começo do ano… pq é dose… Meu ping em jogos como Genshin sempre tá acima dos 170ms. >_>

2 curtidas

Cobertura, cobertura e cobertura.

Era para a fibra das grandes (Oi, Vivo e Claro/Net) já estar massificada e cobrindo a maioria do país, ou ao menos das grandes cidades.

Moro no centro de Floripa (perto do IFSC) e até hoje nem a Oi nem a Vivo se prestaram a passar fibra aqui. E, ironicamente, a 800 metros de onde eu moro tem Vivo Fibra, mas só porque tem condomínios de padrão mais alto.

4 curtidas

Tenta falar com alguém dessas empresas terceirizadas que prestam serviço pra Vivo. Eles explicam o processo certinho e entram em contato com o Síndico pra pedir autorização da vistoria e posteriormente da obra, se for viável.

2 curtidas

Diria que o nosso maior problema é o suporte hoje em dia, qualquer problema minimamente técnico tu não consegue atendimento, fica preso em atendentes que só sabem ler o script na tela do computador.

Depois temos uma cobertura muito desparelha, enquanto temos cidades do interior com 2, 3 ou as vezes até 4 provedores de fibra, em muitos lugares das capitais ainda é difícil se conseguir fibra.

E completaria com o nosso atraso (e configurações erradas né vivo) da implementação do IPv6.

2 curtidas

Cobertura, principalmente das grandes operadoras. Ainda é horrível. Não é aceitável cidades médias-grandes e bem desenvolvidas como Londrina, e essas operadoras grandes terem cobertura pífia em fibra (cidades maiores como SP da pra entender, justamente pelo tamanho exagerado e outras questões)

Infelizmente acredito que seja por ser empresas internacionais, e algumas como a Telefonica, várias filiais estrangeiras no prejuízo - a do Brasil é lucrativa. Deve acabar indo tudo pra fora o lucro pra cobrir o rombo das outras subsidiárias :man_shrugging:t2:

Mas isso é um risco pra eles e o cenário está mudando. Tendência é provedores menores conquistarem espaço deles. A médio prazo, vão acabar se unindo, e vamos ter empresas relativamente grandes competindo com as grandes.

2 curtidas

E qual a vantagem de se ter cobertura da Vivo, Claro ou Oi em relação aos outros provedores?

3 curtidas