Microsoft obstinada com a meta de destruir a dominância do Windows no mercado.
Boa tentativa M$, vou continuar no win10.
Migrar pro MacOS também é uma opção (apesar do alto custo) mas esse ao menos vai funcionar e acabou.
E como diz a matéria, tem o Linux (que desejo boa sorte com os drivers).
Hoje em dia é melhor esperar mais 1 a 2 anos para trocar de computador para ter certeza que o que comprar vai ser compatível com Windows 12, pra não cair na mesma armadilha de comprar algo que vai perder o suporte em poucos anos.
Eu uso Linux há mais de 4 anos, não está perdendo em absolutamente nada para o Windows, os drivers no computador estão funcionando até melhores e o Pc ficou muito mais rápido, além de que algumas distribuições tem um visual muito mais bonito! Para migrar do Windows para o Linux, recomendo usar o Zorin OS ou o Ubuntu mais recente, eles tem um visual muito bonito, obtém os drivers todos automaticamente e o uso da interface do usuário é idêntico ao do Windows, quase nenhuma dificuldade pra migrar.
Como assim boa sorte com os drivers pra quem usa linux?.. Uso o linux debian e estou de boas jogando. Meu jogo a qual jogo a 11 anos é nunca tive problemas… Quem fala isso é pq nunca usou Linux na vida…
Verdade, Linux não tem frescura, é open source e tem distribuições para todos os gostos, deixa o computador mais rápido e tem todas as funcionalidades, eu acho que as vezes as pessoas não usam ele por preconceito
Por que comprar 1 computador novo a cada 2 anos , não basta formatar o computador?
E como funciona para o público gamer, é tranquilo jogos/steam/epic??
Tem a Steam e a Epic, mas não são todos os jogos que estão disponibilizados… Infelizmente muitos jogos ainda não se adaptaram ao Linux, assim como para o macOS, que tbm tem muitos títulos faltantes… A Steam tem ajudado bastante nesse quesito, inserindo muitos de de seus jogos para Linux tbm, mas o catálogo é bem menor para isso… Óbvio que existem as maneiras de instalar jogos para Windows no Linux, mas não terá o mesmo desempenho. Em jogos que tem versão nativa para o Linux, o desempenho muitas vezes é superior ao Windows, mas nos que não tem, é complicado
Ja aconselhei diversas vezes: windows 10 ou 11, LTSC
Sem bloatware e sem requisitos de obsolescência.
Linux não roda MS Office e nem softwares da Adobe.
Também não executa aqueles jogos com sistema anticheats desenvolvidos por empresas que implicam em dar suporte a Linux porque os desenvolvedores têm preguiça.
Dito isso: se a pessoa não usa Office offline, nem Adobe, nem joga os poucos que não rodam em Linux, se prende ao Windows porque quer.
Um monte de gente usa Mac, que tem até mais limitações que sistemas baseados em Linux, quando o assunto é jogos, e ninguém dá desculpa preconceituosa e desatualizada.
Com relação a drivers: se a pessoa não usa um hardware muito obscuro cujo fabricante chinês só faz para o Windows (e que em muitos casos nem funciona nas versões mais novas), também não tem motivo para reclamar de drivers.
E eu acho engraçado reclamação que o programa para configurar “a corzinha do teclado” não funciona no Linux. Não funciona porque os usuários de Linux estão pouco se importando com isso, já que o hardware funciona sem eles.
Se quer tanto o Windows 11 e o seu computador é incompatível, compra um computador novo ─ e troca de novo quando sair o 12 e seu computador não for compatível porque a MS enfiou um condicional desnecessário só para forçar a obsolescência do seu hardware.
Imagine sua cabeça ao saber que o Kernel Linux já vem com drivers das empresas que decidem colaborar com o Kernel…
AMD, Intel e muitas outras.
Mas quem falou em comprar computador novo a cada 2 anos? faltou interpretação de texto ai.
Falei que é melhor esperar sair os requisitos de hardware do windows 12 antes de comprar o próximo computador, vai que inventam de pedir TPM 3.0 e deixar todos os computadores atuais obsoletos.
Da pra ignorar os requisitos da M$ com Rufus, e instalar o Win 11 24h2 em qlq máquina com core i de primeira geração, ou Ryzen primeira gen. Oq em vale de 2010 pra cá, e em AMD de 2017 pra cá.
Achei uma pena não funcionar com os AMD FX, mas já tentei e não funciona.
Fora isso Linux é uma ótima opção, pra PC muito velho recomendo o ZorinOS Lite, pra Intel de 3gen pra frente, recomendo ZorinOS, LinuxMint, Fedora e PopOS. Em drivers, tudo instala sem problema, impressora, Wi-Fi, GPU Intel e AMD, a excessão é pra placas NVidia, q só funcionam a partir da GTX600. Anteriores a essa teria q usar o driver NOVEAU, que não é muito bom, mas pode servir pra uso básico
ChromeOS Flex
*Win23h2 funciona em qlq máquina x64, q sao de 2005 pra frente, mas ele perde suporte um mês depois do Win10 22h2, então quanto a suporte tanto faz
Sou usuário de Linux há alguns anos e não tenho do que reclamar em relação aos drivers. Os que costumavam dar dor de cabeça eram os de vídeo, mas isso já não é mais um problema. Também não uso softwares da Adobe. Para suíte de escritório, utilizo o SoftMaker FreeOffice, que é gratuito e bastante semelhante ao MS Office. Nos jogos, me divirto com CS:GO e Tibia, e ambos rodam perfeitamente em uma máquina com um i5 de terceira geração e 16 GB de DDR3. Decidi abandonar o Windows após o 7, pois não concordava com o excesso de bloatware e telemetria, sem falar nos updates forçados a partir do Windows 10. Um bom sistema operacional é aquele que atende às suas necessidades.