Em crise, Intel surpreende ao anunciar aposentadoria do CEO Pat Gelsinger

É o efeito Gelsinger não foi parecido com o efeito Jobs e nem Nadella.

Não sei como qual o nível de dificuldade operacional e burocrático que a Intel passa, mais a proposta de transforma-la não deu certo.

1 Like

Assim como acontece no futebol, se o CEO não consegue trazer resultados, a saída dele do time é inevitável.

Mesmo com alguém experiente da área no comando, a Intel não mudou muito, continuando a patinar nos processos de fabricação; tendo chips menos eficientes frente ao consumo e sem conseguir fazer GPUs no nível das rivais.

Durante este tempo a ARM se fortaleceu com a Apple mostrando o potencial que estes chips podem ter em computadores. A AMD trouxe opções competitivas em x86. E a posição da TSMC segue inabalável quando se trata de produzir pra terceiros.

A Intel ainda está longe de acabar, porém, o futuro fica cada vez menos nítido frente as dificuldades em evoluir que a empresa está enfrentando no presente. Aguardemos.

1 Like

Assim como não conseguiu ser uma Lisa Su pra Intel.

1 Like

Mas segundo os fanboys não tem nada de errado, tá tudo bem na Intel!

1 Like

Eu diria que quem se fortaleceu foi a tecnologia RISC.
Os chips na Apple é são versões antigas modificadas da ARM.
Sem patentes ou licenciamentos da ARM(ARM é RISC)

A Intel precisa urgentemente rever toda sua linha de produtos, pois desde o lançamento dos Ryzen (desktop) e dos Epyc (servidores), ela só vem perdendo mercado e junto disso fazendo erros atrás de erros.

A piada da 13ª e 14ª geração de processadores pra desktop já deveria ter feito eles acordarem, mas não, vem e soltam os Core Ultra com desempenho vergonhoso e consumo ainda superior aos Ryzen.

Placas de vídeo ARC então… Prometeram nada e entregaram o que prometeram. E agora os rumores é que não estão mais querendo competir no segmento.

Olha, o negócio lá está feio. E só é ruim pro consumidor, sem concorrência está sujeito a comprar a preços estratosféricos.

1 Like

Eu já tinha esquecido dessas placas aí, pra tu ver como a empresa tá investindo nelas…

Intel foi vítima do próprio comodismo. Não é a primeira e nem vai ser a última empresa a sofrer disso. Agora com essa notícia parece que o conselho cansou de assistir a empresa fracassar seguidamente. Uma coisa é certa: muita coisa vai ser descontinuada ou vão se desfazer pra diminuir despesas. E provavelmente muita gente vai entrar pra fila de emprego.

Eu vejo que a Intel entrou em algumas encruzilhadas, buscou a entrada nas GPUs de forma bastante atrasada, e mais recente em oferecer suas fábricas (boa parte em construção) a clientes externos, por mais uma vez de forma bem atrasada. São todos processos que demandam muito capital, justamente no momento que a empresa perde receita…sem falar que alcançar AMD/Nvidia e sobretudo a TSMC é uma missão herculana. Tinha tudo para dar errado, e foi isso que aconeceu.

2 Likes

Exatamente. Perdeu uma oportunidade de ouro de oferecer as suas fábricas na época que estava por cima da carne seca, com a tecnologia dos 22nm, enquanto o resto, principalmente a TSMC, patinava nos 28nm. A TSMC conseguiu fazer uma boa grana com os 28nm, pulou praticamente direto para os 16nm, lançou os 10nm e fez a Intel comer poeira.

2 Likes