É o efeito Gelsinger não foi parecido com o efeito Jobs e nem Nadella.
Não sei como qual o nível de dificuldade operacional e burocrático que a Intel passa, mais a proposta de transforma-la não deu certo.
Assim como acontece no futebol, se o CEO não consegue trazer resultados, a saída dele do time é inevitável.
Mesmo com alguém experiente da área no comando, a Intel não mudou muito, continuando a patinar nos processos de fabricação; tendo chips menos eficientes frente ao consumo e sem conseguir fazer GPUs no nível das rivais.
Durante este tempo a ARM se fortaleceu com a Apple mostrando o potencial que estes chips podem ter em computadores. A AMD trouxe opções competitivas em x86. E a posição da TSMC segue inabalável quando se trata de produzir pra terceiros.
A Intel ainda está longe de acabar, porém, o futuro fica cada vez menos nítido frente as dificuldades em evoluir que a empresa está enfrentando no presente. Aguardemos.
Assim como não conseguiu ser uma Lisa Su pra Intel.
Mas segundo os fanboys não tem nada de errado, tá tudo bem na Intel!
Eu diria que quem se fortaleceu foi a tecnologia RISC.
Os chips na Apple é são versões antigas modificadas da ARM.
Sem patentes ou licenciamentos da ARM(ARM é RISC)
A Intel precisa urgentemente rever toda sua linha de produtos, pois desde o lançamento dos Ryzen (desktop) e dos Epyc (servidores), ela só vem perdendo mercado e junto disso fazendo erros atrás de erros.
A piada da 13ª e 14ª geração de processadores pra desktop já deveria ter feito eles acordarem, mas não, vem e soltam os Core Ultra com desempenho vergonhoso e consumo ainda superior aos Ryzen.
Placas de vídeo ARC então… Prometeram nada e entregaram o que prometeram. E agora os rumores é que não estão mais querendo competir no segmento.
Olha, o negócio lá está feio. E só é ruim pro consumidor, sem concorrência está sujeito a comprar a preços estratosféricos.
Eu já tinha esquecido dessas placas aí, pra tu ver como a empresa tá investindo nelas…
Intel foi vítima do próprio comodismo. Não é a primeira e nem vai ser a última empresa a sofrer disso. Agora com essa notícia parece que o conselho cansou de assistir a empresa fracassar seguidamente. Uma coisa é certa: muita coisa vai ser descontinuada ou vão se desfazer pra diminuir despesas. E provavelmente muita gente vai entrar pra fila de emprego.
Eu vejo que a Intel entrou em algumas encruzilhadas, buscou a entrada nas GPUs de forma bastante atrasada, e mais recente em oferecer suas fábricas (boa parte em construção) a clientes externos, por mais uma vez de forma bem atrasada. São todos processos que demandam muito capital, justamente no momento que a empresa perde receita…sem falar que alcançar AMD/Nvidia e sobretudo a TSMC é uma missão herculana. Tinha tudo para dar errado, e foi isso que aconeceu.
Exatamente. Perdeu uma oportunidade de ouro de oferecer as suas fábricas na época que estava por cima da carne seca, com a tecnologia dos 22nm, enquanto o resto, principalmente a TSMC, patinava nos 28nm. A TSMC conseguiu fazer uma boa grana com os 28nm, pulou praticamente direto para os 16nm, lançou os 10nm e fez a Intel comer poeira.