Elon Musk reage a críticas por acidente fatal com Tesla sem motorista

Originally published at: Elon Musk reage a críticas por acidente fatal com Tesla sem motorista – Carro – Tecnoblog

Acidente com carro da Tesla no Texas matou duas pessoas; polícia afirma que ninguém ocupava posto do condutor

Ambos erraram. Os usuários por não usarem corretamente e a Tesla por permitir usar o sistema sem usuário no banco do motorista.

Uma amiga tem um Etios e ele apita pra usar cinto de segurança se ela coloca muitas compras no banco do caroneiro.
Acredito que a Tesla tem potencial de fazer um sistema ainda mais eficaz.

1 curtida

Não sei se estou misturando memórias, mas lembro de ler que os Tesla tem sensores pra saber se as pessoas estão com as mãos no volante ou não, pois mesmo nos modos de direção “autônoma” é obrigatório ficar com as mãos no volante.

1 curtida

Na teoria tem esses sensores, porém na prática é bem diferente.
O Instagram está lotado de vídeos de proprietários no banco traseiro, nenhuma pessoa na frente e em uma autoestrada, quase sempre enaltecendo esse comportamento, fazendo todos ficarem deslumbrados.
Mesmo que a Tesla não tenha sido diretamente a culpada pelo acidente, acho que eles não estão fazendo o mínimo para coibir tais práticas.

1 curtida

Video interessante sobre o assunto:

Na verdade não permite, se for detectado que não tem motorista, está sem cinto ou dormindo, a instrução é para o carro parar em algum acostamento.

Não é obrigatório estar com a mão o tempo todo no volante, mas sim a cada intervalo de tempo para mostrar que está acordado

Pelo que tenho visto, o mais provável é que o dono esteja fazendo alguma alteração nos sensores pra burlar o sistema.

3 curtidas

É, se é tão fácil fazer isso, novamente a Tesla que é a culpada. Direção não é um simples programa pirata instalado no computador, que no máximo infringe alguma legislação.

O carro pode colocar a vida de terceiros em risco, então isso deveria ser coibido a todo custo.

2 curtidas

Mas o AP tava desativado…

Bem por aí então. Burlaram e arcaram com as consequências.
Obrigado!

1 curtida

É o que o EM disse, mas tem que ver como o carro estava andando em alta velocidade sem uma pessoa no banco do motorista.

Em qualquer outro carro você precisaria travar o pedal do acelerador de alguma maneira, mas no caso de um Tesla, eu não sei o que exatamente o sistema permite fazer. Eu não sei como o sistema do carro funciona então não tenho nem base pra fazer especulações.

Já tem muitos carros no mercado que permitem travar a velocidade e tirar o pé do acelerador, isso é um item comum nos carros intermediários pra cima. E duvido que esses carros implementem controle do motorista estar sentado no seu banco.

2 curtidas

O carro tem sensor em tudo que é lugar, nas baterias, nos pneus, nos retrovisores, no teto, nos parachoques… mas tem dificuldade de pôr um sensor térmico no banco do motorista. Só anda se tiver um ser vivo no banco.

Será difícil deixar um animal um pouco menos irracional alí. rs

Nego estava botando laranja para simular que segurava o volante. E dava certo!

@centauro
Piloto automático do Honda HRV, você acelera até a velocidade desejada, trava o velocímetro e tira o pé. Só mexe no volante e ás vezes pisa no freio (mas depois tem que apertar o botão “restaurar velocidade”).
No Jeep Renegade, você usa o botão no volante para selecionar uma velocidade desejada e confirma. O veículo acelera devagar até chegar nela e se mantém ali.

1 curtida

A própria Tesla anuncia em seu site de que o AutoPilot é um recurso experimental ainda e deve sempre ser usado com supervisão de um humano no volante.
Eu particularmente não gosto dessas notícias porque levanta debates irracionais e idiotas sobre a suposta falta de segurança que veículos autônomos trazem. Tenho certeza que um futuro com uma frota de veículos majoritariamente autônoma será ordens de grandeza mais segura do que temos hoje.

3 curtidas

O veiculo é seguro, mas não custava adicionar uns itens anti-idiotas nele, como impedir o uso do piloto automático caso não tenha ninguém no banco do motorista.

1 curtida

CATZO, o piloto automático não tava ligado! Minha hipótese é que o cara foi mostrar pro mais velho q o carro dele era fodão e dirigia sozinho, pulou do banco do motorista pro passageiro e esqueceu de ligar o autopilot, se ferrou.

2 curtidas

A realidade é que o carro não é um avião. Hoje é perfeitamente aceitável remover todos os pilotos e só deixar os computadores funcionando, já que a grande parte dos acidentes aéreos são de erro humano.

E acredito que nesse acidente seja a mesma coisa, um humano cometeu o erro de achar que um sistema autônomo de direção experimental iria permiti-lo de ficar zoando no banco do passageiro e traseiro sem pilotar o veículo devidamente.

A Tesla pode colocar o nome que quiser em seu sistema, ser a mais inovadora do mercado, infelizmente o futuro ainda não chegou. Diferente do ar, na terra um carro se depara com inúmeras variáveis que podem levar a um acidente fatal por um simples descuido, e foi isso que deve ter ocorrido.

Os usuários desses veículos tem que ter mais cautela, eles ainda estão num carro, e a fabricante deve reforçar ainda mais seus sistemas afim de inibir práticas que corrompam os elos de segurança.

Já tem isso, inclusive é mencionado na matéria. O problema é que tentam burlar de alguma forma. Aí é como diz aquele ditado: play stupid games, win stupid prizes.

da uma lida nessa matéria aqui que tu vai ver que o sistema não é tão bom assim, ele só verifica se tem pressão no volante de tempos em tempos.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.