Elon Musk encerra operação do X/Twitter no Brasil e demite funcionários

Então é Tchau :wave:t2:

27 Likes

Culpar o Alexandre de Moraes por censura como desculpa pra sair do Brasil em termos de representação não é nada perto do cabaré que tá o Twitter em si

Incrível como o Musk não vende o twitter dado a falta de lucro que ela dá, em grande parte, por culpa dele - e provavelmente não vai largar esse osso pq o Twitter é um grande megafone pros propósitos pessoais e políticos dele (principalmente políticos).

28 Likes

Primeiro o Rumble e agora o X, se as pessoas acham isso normal em uma democracia estão malucas.
Uso muito o Twitter pra prospectar clientes, ainda bem que a maioria são gringos, então é só usar VPN e continuar recebendo meus dólares, mas pro restante da galera F

15 Likes

O que o Twitter vai barbarizar nessas eleições não tá escrito. O que o TSE vai botar pra cima ainda mais por causa da falta de controle/moderação da propaganda e dos crimes eleitorais num tá escrito…

11 Likes

Não consegue enxergar censura nesta e outras ações dele? Meu Deus

10 Likes

Um ponto fundamental a se colocar: o encerramento do escritório no Brasil não necessariamente significa que o serviço do site deixará de ser acessível no Brasil (a menos que Musk faça o mesmo que o Rumble, bloqueando todo pool de IPs brasileiros de acessar o site). O site não fica no escritório e sim em inúmeros data-centers ao redor do mundo (em uma rede de distribuição de conteúdo, ou “CDN” de Content Delivery Network), o escritório tem (ou tinha) o papel mais administrativo, judicial e comercial, do que técnico.

Exemplo disso é que a Odysee Holdings Inc não tem escritório no Brasil, nem a Signal Technology Foundation, nem a Discord Inc, se não me engano Kuaishou Technology (快手) também não tem (escritório no Brasil) e, no entanto, tanto o Odysee, Signal, Discord e Kwai funcionam no Brasil. Aliás, não só funcionam no Brasil como são perfeitamente usados por brasileiros.

A saída da representação comercial do Twitter pode levá-lo ao mesmo rumo do Rumble (que nunca teve escritório por aqui), bloqueando IPs brasileiros? Pode, mas é uma possibilidade, não certeza. Vejamos as cenas dos próximos capítulos. Até lá, com o fim do escritório brasileiro, fico mais curioso em voltar a criar minha conta no Twitter… Xwitter… X… enfim. Saí de lá porque era só papo de política e já desembarquei dessa estação (política) há um bom tempo. Quem sabe, com a saída do escritório brasileiro, o assunto “política” (não só orientado a um lado ou ao outro) dê uma arrefecida… Improvável, até pelos motivos por trás do fechamento do escritório, mas… vamos ver…

14 Likes

A questão da saída do X é que não haverá nenhuma representação aqui, portanto, eles não são mais obrigados a cumprirem os mandados judiciais. Todas medidas restantes ao judiciário é o bloqueio integral do serviço.

O Telegram enfrenta problemas similares e, por conta disso, eventualmente ele é bloqueado a mandato da justiça.

7 Likes

Depois do Vaza Toga, já tá na hora do careca autoritário vazar.

6 Likes

Passando uns dias seguindo e interagindo com os perfis e tweets certos, da pra reduzir bastante essa parte política na timeline. Por exemplo: desde a pandemia o Twitter, se tu seguir as pessoas certas, é um dos melhores lugares pra acompanhar excelentes especialistas nas mais variadas áreas do conhecimento. Eu pelo menos sempre estou muito bem informado com o pessoal lá que é especialista em educação, com o pessoal de filosofia analítica - que e a minha área de formação. Sabendo manejar e tendo paciência, da pra filtrar bem demais. Só é chato o aumento na quantidade de anúncios - principalmente de anúncio de Bets.

3 Likes

Só você pesquisar um pouco e vai ver que contas são solicitadas para bloqueio em todos os países. Você vê o Elon reclamando?

Twitter bloqueado na China, onde ele tem negócios. Você vê o Elon reclamando?

13 Likes

O cara teve todas as oportunidades para transformar uma rede social boa.
Mas perdeu até pro pinterest.

12 Likes

A diferença é que nesses outros países ainda existe:

Devido Processo Legal,
princípio do Juiz Natural,
separação entre julgador e acusador,
possibilidade de recurso

Já na República Federativa do Xandão…

6 Likes

Ué mas pq ele se preocupa tanto com o Brasil afinal? Me fala mais da sua teoria

1 Like

É, realmente não somos mais uma democracia de verdade faz tempo, quem ainda tenta dizer que sim, ou está levando alguma vantagem ou faz parte do sistema corrupto em que defende tal democracia…

5 Likes

Cara tô longe de ser de defensor da direita raiz mas cada vez fica difícil discordar de argumentos como esse…

1 Like

Ainda tem gente que acha que o Brasil vive em uma democracia.
Sem falar que a situação economia pode piorar bastante com a mudança do presidente do BC.

3 Likes

Bom, só temos notícias do encerramento das atividades do X no Brasil, logo essa sua tese cai por terra.

1 Like

Lembrando que o Rumble não tinha nem o porquê bloquear acesso brasileiro. O que as autoridades brasileiras poderiam fazer contra o Chris Pavlovski, CEO do Rumble? Deportá-lo, prendê-lo, multá-lo? Absolutamente nada, Chris nem cidadão brasileiro é, não tem conta em banco brasileiro, não tem CPF brasileiro pra ser “irregularizado”, nada.

Aí o que o cara faz? Ele próprio se bloqueia! Ele próprio bloqueia o Brasil de acessar seu site. Ok, é dele, ele faz o que quiser com aquilo (se ele quiser encher o site com sobreposições de GIFs de gatinhos do anos 2000, o site é dele pra ele fazer isso), mas quem “censurou” o Rumble não foi nenhuma autoridade brasileira, foram eles próprios.

Foi mesma coisa com o Telegram, que também não tinha escritório no Brasil. O que as autoridades brasileiras poderiam fazer contra o Pavel Durov? O mesmo que poderiam com o Chris do Rumble: nada!

No entanto, esta rede foi a que uma vez anunciou “Sete medidas para combater a desinformação no Brasil” (sendo que fica até agora “a definir” o que é essa tal da “desinformação” porque se, por exemplo, eu falar de entidades afro-brasileiras como Pomba Gira Maria Padilha, espíritos desencarnados como o Codificador do Kardecismo, e demônios/deidades luciferianas e da Goécia como Stolas e Lilith, seria isso desinformação porque a Ciência não prova suas existências? Fica a pergunta para as autoridades…) em parceria com uma instituição estatal brasileira, além de botar um “representante brasileiro” pra ser o “judas a ser malhado” quando o Telegram “não se comportar”.

As autoridades brasileiras tinham como forçá-lo a fazer isso? Óbvio que não, o Estado Brasileiro tem poder apenas dentro de suas próprias bordas, fora delas quem manda são os países dentro de suas respectivas fronteiras; no máximo o Brasil pode mandar cartinha diplomática a partir de uma embaixada ou para Interpol, e o poder acaba aí, vai do outro país (por exemplo Canadá no caso do Rumble) querer transformar isso em uma ordem judicial interna deles, até lá o que sobra para autoridades brasileiras é sentar e esperar.

Por fim, “democracia” é um longo assunto. Melhor eu nem falar o que eu penso… rs

4 Likes