Elon Musk diz que internet Starlink deve se tornar móvel ainda em 2021

Originally published at: Elon Musk diz que internet Starlink deve se tornar móvel ainda em 2021 – Telecomunicações – Tecnoblog

Pelo Twitter, Elon Musk afirma que internet via satélite da Starlink pode ganhar flexibilidade para ser usada em qualquer lugar

Hum. Tive essa dúvida no passado quanto à questão da mobilidade.

Vai ser uma bela concorrência pra internet móvel em geral. Vai chegar onde teles não chegam e oferecer serviços melhores onde atualmente é precário. Gosto desse futuro.

2 curtidas

Não sei se essa mobilidade significa em 2021 o que as pessoas esperam.

Nos US ficou bem comum pessoas instalarem essas antenas nos carros e sairem por aí. Talvez uma antena menor para veículos.

Certamente estamos longe de ver qualquer coisa para smartphone. Mas vai ser lindo um futuro onde não precisaríamos mais se preocupar com conexão à internet.

A minha ideia é mais relacionada a levar a conexão pra onde você quiser (literalmente). Não necessariamente em movimento.

Meu caso mesmo: em casa tenho fibra ótica. Tenho uma casa em uma cidade vizinha que costumo passar fins de semana e feriados. A cidade até tem provedor local de internet por fibra mas você não tem como contratar o serviço temporariamente e não vale a pena pagar mensalidade pra fazer uso esporádico. Acaba que você tem que consumir internet 4G. E com a franquia e a falta de qualidade (ou congestionamento dependendo do movimento na cidade) às vezes se torna impraticável.

A Starlink entraria como único serviço. Tenho internet, ponto. Estou em casa, uso em casa. Viajo, levo o equipamento. Me serve onde eu estiver. Não fico refém de serviço precário, instável ou mesmo inexistente.

1 curtida

Bem, vi um vídeo bem completo de uma pessoa explicando essa “barreira” de mover o starlink, basicamente o que acontece é o seguinte: se você sair da sua área de cobertura, você tem que alterar no site o endereço para o local que você deseja mover o starlink, e se tiver disponibilidade você consegue levar ele pra essa nova parte e ter internet, porém ao mudar de endereço você corre o risco de ao tentar voltar para o endereço anterior e não ter mais disponibilidade de acesso, pois além da cobertura tem a questão da vazão de conexão, se tiver muitos usuários naquela parte e mesmo com cobertura possa que você não consiga voltar e obter conexão.
Ao que tudo indica isso se deve exclusivamente à quantidade de satélites em órbita, então a previsão do tio Elon tá correta, quem sabe uns 5 lançamentos mais e essa barreira saia.

1 curtida

Vai ser muito bom para barcos e aviões quando puder ser móvel. Atualmente pra ter internet em cruzeiro ou voo custa muito caro e é uma internet péssima.

1 curtida

Sinto muita falta disso, as empresas poderiam fornecer um serviço pré pago de internet fixa, paga o dia que usar, eu até pagaria a taxa de instalação cheia (imagino que uns 400 reais, dependendo do equipamento fornecido).

Nossa! 600 reais por mes e muito barato pra nos brasileiros! Mil reais por mes e o ideal kkkkk

Perto do preço de puxar uns 30 ou 40 KM de fibra até a tua fazendo, é barato mesmo.

40km? Do lado quase! Já vi sede de fazenda a 150km de cidade minimamente civilizada. Energia elétrica só por produção própria e olhe lá. Ainda bem que hoje geração de energia por painel solar é relativamente barato.

MAS é o tal negócio: o cara fala que o valor é absurdo sendo que ele tem à disposição sabe-se lá quantos provedores e não faz ideia da realidade de gente que precisa de internet e mora no meio de lugar nenhum na região amazônica.

1 curtida

Eu chutei uma distancia baseada na minha realidade de região sul/sudeste do Brasil (o que já seria muito caro instalar uma rede de fibra privada), tem lugares que como tu falou, nem energia elétrica chega, quem dirá internet que não seja por satélite.

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.