Elon Musk avisa que Tesla só venderá painéis solares com bateria Powerwall

Originally published at: Elon Musk avisa que Tesla só venderá painéis solares com bateria Powerwall – Gadgets – Tecnoblog

Maior demanda por problemas na distribuição de energia também ajudou a decisão de unificar dois produtos diferentes da Tesla

Não é só aqui que a burocracia atrasa a vida das pessoas.

1 curtida

Sonhando quando vou poder ter algo similar por aqui sem precisar vender a casa pra comprar a bateria, os painéis solares e o Tesla.

Isso existe em qualquer lugar infelizmente, mas aqui no Brasil certamente estamos muito pior.

1 curtida

Aqui no Brasil só colocando a mão na massa e montando o próprio banco de baterias com células 18650 usadas, tem bastante vídeos disso no youtube.

To começando a mexer com essas baterias, quero garanti aqui em casa nobreak de 24 horas pro wifi e carregar a bateria do celular.

Nada bom.

A ideia de energia 100% pessoal e independente depende de baterias, mas isso encarece demais o sistema e, aliado à curta vida útil das baterias, pode até tornar o projeto inviável.

baterias de lítio para uso estacionário usando somente de 20% a 80% da sua capacidade tem uma vida útil relativamente longa, estamos falando de mais de 10 mil ciclos.

O projeto é caro, mas acaba se pagando, e ainda tem a vantagem de ter energia mesmo quando falta a da rede.

1 curtida

Então é possível controlar via software e de maneira remota a capacidade da bateria. E esse controle não está exclusivo nas mãos da pessoa que está usando a bateria.

É…só eu que fico com receio disso?

Bom, se bem que na rede elétrica atual, o controle não fica tanto nas mãos do consumidor também.

1 curtida

Fui reler o texto, e me pareceu que não é a capacidade da bateria e sim a corrente que ela fornece para a casa. Se for isso, significa que estavam usando um perfil conservador, com foco em aumentar a vida útil das baterias, e agora estão em um mais agressivo, que se ela estiver em um ambiente muito quente pode ser algo ruim pra bateria, ou talvez só limitem a corrente nessas situações.

1 curtida

Essa não é a primeira vez que veio algo do tipo. Já é uma prática até antiga nos carros da Tesla.

Você compra uma extensão e o carro aumenta a velocidade ou a capacidade da bateria num tocar de um único botão :joy:

O que revolta é que você paga pelo hardware completo, mas, por ganância da fabricante, só recebe 75% do que você comprou, por exemplo. Caso queira liberar, terá de pagar pelo restante 2x ou mais!

@Felipe_Silva
Pode ser corrente ou capacidade, mas não muda o fato que uma empresa tem controle remoto de uma bateria grudada na sua casa. E sabe-se lá quão bom é a segurança da empresa.
O principal problema disso é a centralização, uma vez que se a empresa sofrer um ataque (que pode ser tanto externo quanto interno), todas as casas conectadas na rede da empresa estão vulneráveis a um ataque coordenado.
Se fosse eu, preferiria ter um controle remoto em que só eu tenho acesso, porque daí sim dá pra usar o argumento de “eu sou um ninguém então ninguém vai tentar hackear a minha casa”.
Mas, de novo, a rede elétrica (e outras) atual já é centralizada e, pelo menos nos EUA, tem relatos de ataques contra as centrais que, se fossem bem sucedidas, teriam causado um prejuízo gigante pra cidade (como esse caso do hacker invadindo o sistema de tratamento de água da Flórida).

@vctgomes
DLC chegou nos hardwares também!

1 curtida

Sobre questão de segurança eu também acho uma merd* isso de acesso remoto irrestrito pela fabricante, mas a triste realidade é que tudo que tem acesso via nuvem de forma simplificada é assim, daquela câmera ip, aos roteadores wifi, as casas inteligentes.
Se tem uma função de acessar sem ter de informar o teu ip e redirecionar porta no roteador então a empresa tem controle remoto completo do equipamento.

1 curtida

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.