Edge Canary p/ Android é lançado com sincronização de código

Recentemente a Microsoft anunciou que em alguns meses estaria lançando uma nova versão do Microsoft Edge para Android na qual iria utilizar exatamente o mesmo código do Edge para PC, poupando trabalho e disponibilizando atualizações simultâneas e sempre na última versão.

Pois bem, isso ocorreu hoje com o lançamento do Microsoft Edge Canary para Android que pode ser baixado por esse link: Microsoft Edge Canary – Apps no Google Play

Vocês podem conferir as novidades do Edge Canary aqui: Re: New Edge Canary Mobile version - Available Now - Updated Chromium version - Microsoft Tech Community, mas, basicamente, agora temos a versão mais atualizada do navegador e da engine do Chromium, as mesmas Flags do PC, etc.

.

Eu baixei aqui e já estou testando.

5 curtidas

Nunca pensei que diria isso de algum navegador da Micro$oft, mas o Edge é de longe um dos
melhores, se não o melhor, navegadores hoje. A empresa acertou em cheio.

1 curtida

Eu baixei e fiquei surpreso por que melhorou muito em relação a versão estável. Acho que a única coisa que ainda me mantém preso no Samsung Internet é o modo escuro automático das páginas que pra mim é indispensável

2 curtidas

Também baixei e vou dar uma chance pra ele, mas também gosto do Samsung Internet. A única coisa que me incomodava era a falta de um sincronizado de senhas.

já uso o edge no celular, vou instalar essa versão beta para ver oque muda

Testando aqui, pelo menos em desempenho tá bem melhor, já estava ficando de saco cheio do gerenciamento das páginas, mudar de uma guia para outra já fazia recarregar a outra guia. Agora o suporte a PWA continua péssimo, ou inexistente mesmo. Fui testar aqui a comunidade, tem essa barra que não funciona e diferente do Chrome que o site vira realmente um app separado do navegador, aqui só tenho a impressão que é um atalho.


Passei alguns minutos pra enviar essa imagem procurando onde enviar, até que lembrei que a barra tá cobrindo essa função. :grin:

Edit: Vi agora que foi mudado a organização das guias, antes era o oposto (guias abertas primeiro iam para a parte inferior)

2 curtidas

Também não largo mão do Samsung Internet, mas por outra função que é o assistente de vídeo. Ela permite reproduzir qualquer vídeo no player padrão da One UI ao invés do player da página da web, o que ajuda demais. Também gosto da integração com vários bloqueadores de anúncios, enquanto o Edge só dispõe do “Adblock Plus”.

1 curtida

Definitivamente. Até cheguei a comentar isso na comunidade do Edge Insider.

Bug and suggestion to web apps in the Edge Canary - Microsoft Tech Community

Também comentei dos PWA do Edge serem apenas um atalho, enquanto no Samsung Internet (ou Chrome, como vc disse), são literalmente apps com página de configurações e tudo mais.

Olha só a diferença:

image

image
As páginas de configurações do PWA do TBC.


Tem até a possibilidade de colocar atalhos e tudo mais. Por sinal, aqui tbm fica um outro feedback, mas dessa vez pro @mobilon, que poderia consertar esses ícones dos atalhos rápidos, já que atualmente são apenas um quadrado branco :joy::joy::joy:

image

Eu tbm acabei voltando pro Samsung Internet. Ele tá realmente muito bom…

O que mais senti falta foi o dark theme forçado em todos sites. Algumas coisas, como a comunidade, que já tem um dark mode próprio, fica quebrado, mas na maioria dos sites vale a pena, afinal a graaaande maioria da internet não dá a mínima pra isso e, quando coloca, não respeita a API de mudança de cor

3 curtidas

Carambolas, tem o Edge pra Linux!!

Vou dar uma testada. Chrome Dev rodando aqui a 1.2GB RAM vamos ver se o Edge melhora

É… testei, ele está usando entre 990MB a 1GB com as mesmas 3 páginas abertas. Ponto pro Edge. também notei que a UI dele ocupa menos espaço na tela. Ponto pro Edge, agora tristemente vou ter que lembrar minhas senhas salvas. espero não ter esquecido nenhuma.

1 curtida

Bem interessante como a Microsoft conseguiu ter mais otimização que o Chrome no próprio Android. Eu não tinha chegado a fazer esse teste…

Eu estava testando é no Linux :slight_smile:. Meu celular (octa-core) já não é mais o mesmo, por incrível que pareça…

Por falar nisso, pode tentar migrar usando o Edge do Windows, que tem a opção de importar as senhas, ou o app Microsoft Authenticator (ele sincroniza com o Edge), que tbm tem a opção de importar senha do Chrome no Android

É. Procurei no linux e n achei. Vou aproveitar e baixar essa versão de Android.

1 curtida

Incrível, acho que era o Chrome Canary que andava travando meu celular inteiro (eu usava a WebView deles). Simplesmente o fato de eu configurar o Edge como padrão resolveu uns crashes que estavam acontecendo no meu celular. Porque, convenhamos, um octa-core travar é dificil.

Mas a versão Canary é uma versão Beta, é normal causar erros.

Você está certo, foi um erro usar como navegador padrão. Mas por outro lado, posso testar as coisas em Early access.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.