Economia de dados do celular

Bom dia, queria tirar uma dúvida.
Sou professora e tenho colocado os vídeos de aulas no YOUTUBE .
Mas tenho uma preocupação.

O aluno que vai assistir esse vídeo, gastará mais dados acessando pelo YOUTUBE ou pelo WHATSAPP?

S.O.S! preciso dessa ajuda para oferecer o melhor para as crianças! Muito obrigada desde já!

1 curtida

O WhatsApp na verdade embarca uma janela que carrega o conteúdo do YouTube. Ou seja, daria na mesma.

1 curtida

A não ser que compartilhe o arquivo do vídeo via whatsapp, mas tem que ver o limite de tamanho de arquivo que dá pra compartilhar no whatsapp.
E imagino que o whatsapp também faça compressão de vídeos, assim como de imagens.
Acho que o jeito mais fácil de verificar seria fazer o upload o vídeo no youtube e fazer o download pra ver o tamanho final do vídeo baixado, que seria mais ou menos o quanto de dados o aluno vai gastar no youtube.
Depois manda o arquivo de vídeo pelo whatsapp e baixa o vídeo pra ver o tamanho final do vídeo baixado e esse vai ser o quanto de dados o aluno vai gastar se compartilhar o vídeo via whatsapp.

1 curtida

Se tu se refere à assistir o video no YouTube vs assistir o link numa janela do YouTube no WhatsApp não faz muita diferença pois ambos serão reproduzidos do YouTube.
O que vai mudar o consumo de dados é o tamanho do arquivo/a resolução do vídeo.
Assumindo que seja a mesma compressão, se no YouTube estiver em 240p e no WhatsApp em 360p, via WhatsApp consumirá mais. Se no YouTube estiver em 360p e no WhatsApp 240p, via YouTube consumirá mais. Porém caso ambos sejam 360p, o consumo será o mesmo.

2 curtidas

Pelo YouTube o aluno tem a vantagem de escolher a resolução que mais se adequa a sua franquia de dados.

Não acho o WhatsApp uma boa opção, a logística de enviar os vídeos diretamente por lá não é boa para este propósito. Tem a questão da banda gasta, mas não só isso, o armazenamento também é comprometido. E se você está preocupada com a franquia de dados dos seus alunos, suponho que eles também não devem ter dispositivos com armazenamento sobrando para armazenar todo esse conteúdo.

2 curtidas

Hoje em dia a maioria dos planos e promoções celular oferecem franquia de dados grátis para acesso via WhatsApp. Desta forma, colocar um link do YouTube, por mais que o aluno ainda assista mexendo no WhatsApp, vai o fazer consumir dados, já que o vídeo estará hospedado no YouTube.

Isso é diferente se ele simplesmente fizesse o download do vídeo através do app. Como estaria incluso, acabaria poupando dados.

Ainda mais levando em consideração que o YouTube exibe os vídeos em uma melhor qualidade. Geralmente o WhatsApp comprime tanto que o vídeo sai com qualidade horrível, mas, em compensação, o tamanho também é bem pequeno.

Então, sim! Vai consumir mais dados.

Um exemplo do que está permitido ou não. Esse é um regulamento dos planos da Claro, porém imagino ser similar ou igual para todas as outras.

image

1 curtida

Pelo YouTube provavelmente é a melhor opção, justamente pelo vídeo passar por compressão + escolher uma resolução mais baixa. Pelo WhatsApp ele teria de baixar o vídeo completo e ainda ocupar espaço no aparelho do aluno, que às vezes tem limitações de espaço.

2 curtidas

Nem todos os planos e operadoras são permissivos em relação a vídeos. Alguns se limitam a texto, áudios e fotos.

Quando eu tinha internet móvel pré paga, li o contrato da Claro.
Lembro bem que qualquer link externo ao WhatsApp ou Facebook seria contado como fora da franquia de dados. No caso o YouTube era um acesso fora da franquia de dados.
Então, esse acesso não é franqueado dentro da banda gratuita.

Em resumo, acessar link do YouTube através do WhatsApp é um acesso externo ao WhatsApp. É cobrado na banda larga móvel. A menos que alguma operadora ofereça como promoção.

Mas mesmo vídeo chamadas internas, algumas operadoras descontam da franquia. Se não me engano aquele plano novo da tim é assim, e nem vídeos acho que está incluso.

1 curtida

Pelo que eu andei vendo nas operadoras, todas incluem WhatsApp com vídeos para todos os planos. O que uma ou outra deixa de fora são as ligações de áudio e ligações de vídeo.

Vivo no plano mais básico e barato:
image
image

Tim também no pacote pré mais barato
image
image

Oi na promoção pré mais barata:
image

A Claro nas mesmas condições:
image

Ou seja: sim, a melhor opção para não consumir internet dos alunos é enviar as aulas através do WhatsApp

1 curtida

Mas se o aluno tem limitação de franquia de internet, já não é um indicativo de que provavelmente possui um aparelho com pouco armazenamento ? Então acaba consumindo duas vezes, a banda e o armazenamento.

1 curtida

Exatamente. Comentei isso acima.

Desta forma, colocar um link do YouTube, por mais que o aluno ainda assista mexendo no WhatsApp, vai o fazer consumir dados

1 curtida

Acho que no pior dos casos, tendo um celular terrível de 8GB, ainda seria possível baixar vários vídeos pelo WhatsApp. O WhatsApp limita bastante a qualidade e reduz drasticamente o arquivo.

Pelo whatsapp dificilmente vai consegui enviar vídeos de mais de 2 ou 3 minutos

Teria que ir como arquivo, mas não sei se suporta.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.