Economia de dados do celular

Bom dia, queria tirar uma dúvida.
Sou professora e tenho colocado os vídeos de aulas no YOUTUBE .
Mas tenho uma preocupação.

O aluno que vai assistir esse vídeo, gastará mais dados acessando pelo YOUTUBE ou pelo WHATSAPP?

S.O.S! preciso dessa ajuda para oferecer o melhor para as crianças! Muito obrigada desde já!

1 curtida

O WhatsApp na verdade embarca uma janela que carrega o conteúdo do YouTube. Ou seja, daria na mesma.

1 curtida

A não ser que compartilhe o arquivo do vídeo via whatsapp, mas tem que ver o limite de tamanho de arquivo que dá pra compartilhar no whatsapp.
E imagino que o whatsapp também faça compressão de vídeos, assim como de imagens.
Acho que o jeito mais fácil de verificar seria fazer o upload o vídeo no youtube e fazer o download pra ver o tamanho final do vídeo baixado, que seria mais ou menos o quanto de dados o aluno vai gastar no youtube.
Depois manda o arquivo de vídeo pelo whatsapp e baixa o vídeo pra ver o tamanho final do vídeo baixado e esse vai ser o quanto de dados o aluno vai gastar se compartilhar o vídeo via whatsapp.

1 curtida

Se tu se refere à assistir o video no YouTube vs assistir o link numa janela do YouTube no WhatsApp não faz muita diferença pois ambos serão reproduzidos do YouTube.
O que vai mudar o consumo de dados é o tamanho do arquivo/a resolução do vídeo.
Assumindo que seja a mesma compressão, se no YouTube estiver em 240p e no WhatsApp em 360p, via WhatsApp consumirá mais. Se no YouTube estiver em 360p e no WhatsApp 240p, via YouTube consumirá mais. Porém caso ambos sejam 360p, o consumo será o mesmo.

2 curtidas

Pelo YouTube o aluno tem a vantagem de escolher a resolução que mais se adequa a sua franquia de dados.