Echo 2 parou de funcionar em português

Pelo que estou vendo é Geral, também estou atras de uma solução, ou não será mais possível alterar para português? Já estou a um bom tempo atrás, se souber oque posso fazer, fico grato compartilhar.

A solução é comprar um echo mais novo, pela mensagem enviada pela amazon para o @viniciusbarros, isso não é um erro do aparelho, mas sim uma decisão da amazon mesmo.

Isso, ou continuar usando em inglês…

Pra quem comentou acima, o “problema” que vejo é que era possível colocar em português e o foi por anos e, por decisão da empresa, a funcionalidade foi retirada - não foi querstão, por exemplo, de recursos posteriores que não foram adicionados, ou então de hardware que não suporta novas funcionalidades, mas sim de recurso que estava disponível e foi tirado.

Ok, a empresa pode fazer isso, era um produto não vendido no Brasil, não há obrigação de prestar suporte nesse país. Todavia, a meu ver é uma decisão que depõe contra a empresa na percepção do consumidor. Eu já iria comprar outro echo para outro ambiente da casa, mas agora, para usar em português, teria que comprar 2 - estou repensando se vale mesmo ou se deixo pra lá.

Discordo, porque comprei um de 2ª geração quando a Amazon estava desenvolvendo o suporte a português. Só depois ela falou que o suporte seria apenas na 3ª geração em diante. Daí teve essa “gambiarra” de colocar em português e que funcionou por anos.
E o echo 2ª geração não foi de graça, né? Foi até bem caro na época. Definitivamente uma ONG ela não é, mas também não precisa ser uma capitalista selvagem que torna obsoleto um produto para forçar a compra de outro. Tem gente suficiente que não tem Echo Dot e que vai comprar a nova geração, não precisa forçar quem já gastou dinheiro com isso.

Pois é galera ja estava preocupado em também não conseguir colocar a alexa em português por meio do navegador e achei esse tópico aqui com muitos de vocês com o mesmo problema.

É claro que isso sempre vai dividir opiniões e quem compra um produto desse tipo quer continuar a utilizá-lo em sua língua natal. Mas pensando do lado da amazon eu vejo que não é um motivo tão “sacana”.

Primeiro que os caras querem vender e se eles conseguirem por esse motivo mais algumas dezenas de milhares de aparelhos com uma atualização foi ideia de gênio!

Segundo que pelo que sei a amazon aqui do brasil não da suporte a aparelhos echo dot 2 geração. e é claro que devem receber muitas ligações pra dar suporte a um produto que nem vendem aqui.

Eu trabalho no ramo de tecnologia e Quero deixar claro que se eu conseguir alguma solução pra manter a alexa em português com certeza irei dividir com vocês aqui. Mas se não conseguir como disse a colega ai, ou usa em inglês ou pega uma promoção boa e compra a alexa 3 que não esta tãoo cara assim. Assim diminuímos o mimimi e corremos mais a tras de solução que é o que a galera quer!!!

grande abraço a todos

1 Curtida

Mas o Echo de segunda geração ficou obsoleto?
Eu acho que não.

1 Curtida

a questão é que não foi apenas os echo dot de 2 geração. Possuo um Echo Dot 3 geração comprado nos EUA bem como um Echo 3 geração, e ambos voltaram também para o inglês. Até entenderia se fossem apenas dispositivos não revendidos aqui, mas mesmo um que é vendido aqui, por ter sido comprado lá nos EUA, parar de funcionar em português, já é demais.

Aqui tenho 2 echo dots de 3 geração comprados nos EUA, até o momento continuam funcionando em português normalmente

Mesmo problema de vocês, sabemos que é uma linha de código para funcionar em Português do Brasil, a Amazon faz isso com o intuito de forçar a venda dos echo de 3 e 4 geração. Sai be mais barato comprar um google mini ou nest, que funciona muito bem, inclusive eu tenho um. Antes mesmo da minha acho 2g ter voltado para inglês minha esposa já queria substitui-la por um nest da google. Agora então. Se alguém souber de uma solução, por favor me avisa.

Todo dia tento utilizar o método do código, cheio de esperança, e é aquela decepção ao ver a resposta de erro.
O problema nem é o comando em inglês, o problema é que ela não reconhece minhas inúmeras rotinas que foram criadas em português. Por exemplo, uma das minhas rotinas é acionada com um “Boa noite”. Ela é incapaz de aceitar o comando e me retorna cada vez uma ação diferente, desde alguma definição em inglês, mensagem de erro até colocar o spotify prá tocar alguma coisa acordando quem já estava dormindo.
Desde o início do problema quase não tenho usado o aparelho. Paguei pelo aplicativo “buttons for alexa”, uma vez que acionar os dispositivos pelo aplicativo Alexa é horrível, e vou migrando do comando vocal para o toque na tela do celular.
Aguardando a Black fraude prá ver se a licença do Action Tiles cai prá voltar à utilizá-lo…

Pessoal, o negócio é encher a caixa de email do CEO da Amazon no Brasil e US e postar nas redes sociais da Amazon Brasil e Customer Help. Eu vou enviar hoje… Duvido que foi decisão executiva…deve ter sido de algum gerente.

1 Curtida

E ai? Alguém conseguiu uma forma de mudar a segunda geração para português novamente?

1 Curtida

Ainda nada, acredito que todos no Brasil com a mesma expectativa. Faço pesquisa praticamente diariamente para resolver esse problema, pois tenho em todos os cômodos da casa, e nos quartos estou com os de 2º geração.

1 Curtida

Também estou com o mesmo problema (echo input comprada na amazon americana).
Já rodei o suporte deles de atendente em atendente algumas vezes e ninguém me dá solução.

Alguém já tentou conseguir um desconto numa Echo Dot 3a geração já que a antiga não funciona mais em PT-BR?
Tô pensando seriamente, ainda mais que a Echo Dot nova tá saindo por 199, se eles abaixassem mais pra gente, seria uma boa

1 Curtida

A única forma de reverter essa situação é se todo mundo abrir reclamação no Reclame Aqui.

O que norteia a Amazon é a obsessão pelo cliente. É uma empresa claramente voltada para a “satisfação garantida”.
Se a quantidade de reclamação afetar a reputação e começar a incomodar mais do que reinserir uma linha de código nos firmwares, eles farão.

A mesma coisa aconteceu com a minha Echo 2 comprada nos EUA.
Ela rodou muitíssimo bem em português no modo oficial, sem gambiarra, quando a própria Amazon disponibilizou o idioma.

Entrei em contato com a Amazon EUA e com a Amazon Brasil e as respostas são parecidas. Dizem que eles só dão suporte ao inglês porque foi comprado lá. O que não faz nenhum sentido, já que ainda existe uma variedade enorme de outros idiomas além do inglês.

A Amazon do Brasil ainda complementou a resposta com mais um absurdo.
Vejam abaixo:

"Gostaria de explicar que os dispositivos Echo de segunda geração foram lançados originalmente na Amazon Americana, porém não foram vendidos no site Brasileiro e não possuem o suporte oficial ao Brasil.

A função de linguagem em portugues nestes dispositivos era utilizado por alguns como uma forma de “Glitch” ou “erro” na configuração do dispositivo que o permitia utilizar esta função, e então com a nova atualização, este foi corrigido.

Mas fique tranquilo que ja estamos investigando o ocorrido com a linguagem nos dispositivos não nativos do mercado Brasileiro, fique no aguardo.

Peço gentilmente que não avalia sua reclamação até que obtenha sua tratativa ou até que todas suas duvidas sejam sanadas, pois ao avaliar você estará encerrando sua reclamação no Reclame Aqui e minhas próximas ações."

1 Curtida

@morenolenn Bom dia!
O retorno que você recebeu da amazom, parece promissor, eles pediram para aguardar, sendo assim, parece que estão sentindo a pressão.

Vamos continuar pressionando nos canais de relacionamento com o cliente.

2 Curtidas

Dei uma rastreada no Reclame aqui, nas últimas 24h apareceram duas reclamações com respostas da equipe amazon. Vamos acompanhar.

Eu só não reclamo lá também por que meu echo comprei no mercado livre e não consigo registrar uma reclamação sem a ordem do pedido. Vamos ver se a pressão em cima da empresa surte efeito.

Não é promissor não. rs
Eles pediram pra não encerrar justamente porque a reclamação em aberto não conta na nota da loja.
Tanto que já tem mais de um mês que eles sumiram e não respondem mais minhas mensagens privadas sobre essa reclamação.
Aí eu desisti e encerrei dando nota baixa pra Amazon.

Acabo de falar com uma atendente da amazon, vejam a conversa:

Eu: Boa noite!
Atendente: Olá boa noite. Será um prazer ajudar você.
Eu: Olá, o prazer é todo meu.
Sou consumidor dos produtos Echo e firestick da amazon, e tenho um questionamento a respeito de outro produto que tenho aqui, um echo dot segunda geração, importado. Possuo ele Antes da chegada oficial da linha echo no Brasil.
Ele perdeu o suporte a português no mês de outubro.
Pode me ajudar nesta questão?
Atendente: Claro Vinicius, vou te explicar o que aconteceu!
acontece que os dispositivos Echo Dot (2nd Gen) não são compatíveis no brasil! após a ultima atualização de firmware este modelo deixou de aceitar o idioma português.
Somente os dispositivos que são vendidos no site da amazon.com.br são compatíveis no Brasil
Eu: Mas eu o utilizei por quase 1 ano no idioma em português…isso será irreversível?
Atendente: Parece que sim Vinicius, como não temos esse dispositivo no site brasileiro ele não tem mais a opção de mudar o idioma para o português
igualmente posso enviar o comentário para nossa equipe, para que eles possam considerar novamente essa opção nos dispositivos de 2° geração
Eu: Por favor, eu agradeceria muito. Participo de fóruns e grupos de usuários da linha echo, e diversas pessoas foram afetadas. Uma reconsideração neste assunto por parte da empresa alegraria muito seus consumidores, que já acreditavam nos produtos da empresa mesmo antes de ela trazer para o Brasil.
Atendente: Claro, eu vou enviar as informações para nossa equipe da Alexa, é uma pena que com a ultima atualização excluíram o idioma português.
Eu: Tudo bem. Eu agradeço sua atenção!

Ou seja: A resposta é a mesma - vão enviar nosso pedidos para a equipe alexa, e depois?? não tem como saber.

1 Curtida

Se não me engano teve um tecnocast tratando do assunto, Alexa em português. Pelo que entendi sobre o assunto na época em que houve a transição, ele deixou de suportar o idioma português, porque o hardware não era compatível com esse novo software, dedicado para o Brasil.

Quando a Amazon trouxe a Alexa para cá, ela regionalizou toda a assistente. E não só isso, incorporou nosso jeitinho nela, e isso meio que se extende para outras regiões do Brasil.

Isso de levar uma atualização dessa, não é tão simples assim. Só acho que deveriam oferecer um desconto promocional, por tempo limitado, para quem tem um dispositivo como o seu, migrar para um novo.

1 Curtida