É válido uma operadora cobrar taxa de adesão e/ou de instalação p/ instalar FTTH?

O que vocês acham disso? Faz sentido?

Acho normal isso, assim permite não embutir esse custo na assinatura e não fica fazendo aquela palhaçada das gigantes de ter de fica mendigando desconto quando renova a fidelidade.

Troquei de radio para FTTH recentemente, os custos aqui eram de 100 reais para planos abaixo de 100 Mbps e 60 reais para planos de 100 Mbps +, e te deixavam um roteador wifi em comodato, o que recusei por o meu ser superior ao fornecido pela operadora, a vantagem foi não ter de fazer malabarismo pra colocar o equipamento da operadora em bridge e ter acesso completo a internet.

Aqui geralmente é pagar taxa de instalação ou fidelidade, você que escolhe.

Todas as operadoras de FTTH que já contratei deram a opção de fazer fidelidade de 12 meses pra não pagar a taxa de instalação e equipamentos.

no fim de uma maneira ou outra vc vai pagar mesmo

Eu normalmente reclamo e eles estornam o valor.

Aqui varia, com base em:

  • Se vc não tem nome sujo no SPC/Serasa e tem score alto, a instalação é grátis e
    sem fidelidade.
  • OU se vc pagar pelo modem (400 R$), é sem fidelidade.
  • Se vc optar pela fidelidade a instalação/modem é grátis.
1 curtida

O serviço é da operadora. Se ela quer cobrar você tem duas opções:
1 - pagar a taxa e obter o produto.
2 - não pagar a taxa e ficar sem o produto.

Se você não tem dinheiro, ou acha o valor da taxa abusivo, aí é outros quinhentos.
E normalmente essa taxa é para “pagar” parte do custo do modem, roteador, conector fibra, etc.

Veja o caso da vivo.
Não cobra taxa de adesão/instalação, mas fornece um modem e um roteador tão ruim, que é mais fácil substituir eles por um particular.

3 curtidas

A minha operadora ( local) cobra a instalação, fornece modens e routers no regime de comodato, mas isenta a taxa de instalação, em troca de fidelização anual… Não acho que deveriam cobrar taxas de instalação ou " forçar", fidelidade em troca, mas… é o que fazem as teles.

Sendo de infra vou lhe explicar porque os provedores pequenos fazem essa cobrança! A ONU “modem fibra” tem custo de 100 a 250 reais dependendo do modelo, alguns são até mais caros, cada conector de fibra custa pelo menos uns 5 reais, a fibra drop custa 1 real por metro, etc.

Provedores grandes tem caixa para subsidiar isso daí para o cliente esperando que eles fiquem 2 ou 3 anos pelo menos, os pequenos não tem condições de pegar e subsidiar 200 reais ou mais pra ativar um cliente que ele vai cobrar 50~100 reais a internet e correr o risco do cliente sair em 6 meses para um concorrente que cobre 5 reais a menos por mês.

2 curtidas

FTTH é infraestrutura amigo, infelizmente tem um custo cabear sua casa, há duas opções: fidelidade com custo embutido ou cobrar no inicio, de um jeito ou de outro tu vai pagar. Aproveite a concorrência e busque um provedor que não cobre a instalação ou cobre menos que o concorrente, é melhor que uma canetada.

Eu criei o post por conta da TIM. Ela cobra taxa de instalação. Fico surpreso por ela ser uma SA e cobrar taxa de instalação.

A instalação tem custos. Tem que remunerar as empresas terceirizadas que fazem o serviço. Acho justo. Não existe almoço grátis. É preferível pagar separado do que embutido sem saber.

1 curtida

Não sabia que a Tim cobrava! A Vivo e Oi não cobram, porém seria melhor que cobrassem do que o que eles fazem! Minha tia tinha uma Velox na casa dela e mudamos de plano, com 6 meses de plano (o plano custava 100,00), cancelamos pois ela ia se mudar, a Oi cobrou uma multa de 580,00 que hoje está em 700.

Ela está com o nome no SPC por conta disso, esperando a Oi fazer uma proposta válida, porém já tem 1 ano e não fazem, então ela vai empurrando… Como ela sempre compra tudo a vista pra ela não é um problema isso daí.

Eu gosto do modelo usado pelo meu provedor local, eles não cobram nada, porém se sair eles cobram o proporcional (250,00 dividido por 12 meses), se sair com 6 meses fica 125,00 de multa por exemplo. Acho o valor justo!

Ai foi o erro, deveriam ter pedido a mudança de endereço da internet, se alegassem que não tem cobertura dava pra se livrar dela sem a multa.

Não valia a pena, a Velox era um lixo e no local onde ela estava indo tinha internet inclusa! Fora que anteriormente tinha uma norma que proibia essa cobrança (e foi revocada meses antes de eu cancelar).

No fim ficou como está mesmo, esperando dar os 5 anos e minha tia mesmo com essa dívida com score de 790 no Serasa. rsrs

Não existe isso…

Um provedor não é obrigado a ter rede em todo canto, aqui no provedor mesmo um “cliente” tentou dar uma de esperto e fazer uma coisa dessas, levou o advogado na empresa e desistiu depois que o advogado ouviu do jurídico da empresa e acabou pagando a multa, que na verdade é até baixa.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.