É seguro importar um celular do exterior?

Comprar no exterior é seguro? de marcas asiáticas como xiaomi,hawei,oppo??E que local vocês recomendam para importar?E se vale a pena adqurir? E se posso ter algum problema em usar no Brasil.

images (1)

download

download (1)

Segurança depende da loja, afinal igual aqui, lá tambem tem trambiqueiro.
Minhas bugigangas chinesas costumo comprar no Gearbest: Affordable Quality, Fun Shopping.
Se vale ou não a pena, vai depender do preço que estiver, não se esqueça que tambem terá o frete e possivelmente imposto ao chegar aqui.
Você só vai ter problema se comprar um celular pirata, ou se comprar um celular que não suporta as bandas usadas pelas operadoras daqui, por isso sempre olhe isso nas especificações do aparelho.

1 Curtida

Comprar no exterior é seguro desde que tu compre numa loja que não invente metodos para driblar a taxação… ou teu celular vai acabar num post do Tecnoblog…

GearBest, BangGood são excelentes. AliExpress também (só que o AliExpress é um tipo Mercado Livre, tu tem de saber escolher a loja).

Mas tu tem de ter em mente que se tu quebrar o celular, além de já não ter autorizada, também pode não ter garantia e/ou peça de reposição. Ai você ou descarta o celular, ou importa a peça e paga alguém para substituir… As vezes a peça sai mais da metade do celular, além de levar meses para chegar… e tem uns jumentos que embalam peças frágeis como a tela num papelão… Não sei como a tela do meu Lenovo TAB3 não quebrou até chegar aqui…

2 Curtidas

Os riscos são praticamente os mesmo de se comprar online por aqui. Pode ser extraviado, pode chegar quebrado, podem enviar o produto errado, pode chegar faltando coisa.

A diferença são os recursos que você tem quando der algum problema com a compra.
Comprando fora você dificilmente vai ter o suporte do CDC caso dê problemas.

Se vale a pena, como já disseram, depende.
Depende se você prefere ter a segurança de um suporte técnico local ou se você prefere pagar menos, por exemplo.

E se vai ter problemas em usar no Brasil, também depende. Tem que ver se o aparelho pelo menos consegue usar as bandas utilizadas no Brasil.

2 Curtidas

Aliexpress ou Banggood são os melhores lugares para comprar. No Facebook tem um grupo chamado “Celulares chineses” com mais de 50k de membros onde a galera troca ideias sobre marcas, lojas, taxas e etc

Comprar celular chinês é seguro mas é interessante observar o seguinte:

  • Alguns modelos tem a versão chinesa e a versão global. Na versão chinesa é só o idioma Mandarim, sem chance de mudar. Fora que só dá suporte às frequências que são usadas por lá (China).

  • Observar as frequências 4G compatíveis. Alguns aparelhos não dão suporte à banda 28 (700MHz) que está sendo adotada por aqui. Vai funcionar aqui? Vai. Mas cada vez mais as operadoras vão adotar os 700MHz por conta do alcance do sinal.

  • Colocar na balança os custos de importação e o IOF que é cobrado do cartão de crédito (6,25% por transação). Banggood aceita pagamento por boleto (à vista), o que te economiza um pouco. Mas invariavelmente você VAI ser taxado.

  • Sobre os impostos: invariavelmente você vai ser taxado em 60% do valor. NUNCA peça pra loja “mentir” o valor porque você pode ser multado além de pagar o valor presumido que eles tem pro que você importar.

  • Além disso coloque também na conta o ICMS. Vários Estados cobram sem dó. São mais 17% ou 18% que são calculados em cima do valor da mercadoria + valor do imposto.

  • Se a mercadoria tiver valor de US$ 500 e acima, precisa fazer a Declaração Simplificada de Importação (DSI). É um serviço cobrado de acordo com o despachante que vai realizar o desembaraço. Os Correios cobram uma taxa de R$ 250,00 pra fazer o serviço.

No https://www.tributado.net/ dá pra você simular impostos e taxas.

1 Curtida

A questao principal nem é essa. Mas sem a banda 28 você não consegue aproveitar o 4G+

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.