É proibido utilizar serviços de telelecom para fins de trabalho pessoal?

Alguém sabe informar se é proibido utilizar telefonia móvel, fixa e banda larga contratadas por pessoa física para ser utilizadas em estabelecimento comercial, ou seja, para fins de trabalho?

Eu pergunto isso porque eu tenho uma linha pré paga que vivo fazendo ligações por conta do meu trabalho.

Apesar de ter uma franquia de minutos ilimitada, a operadora pode suspender o benefício por mau uso da linha. É o que consta no regulamento do plano.

Acontece muito de a operadora prometer SMS ilimitado, porém cortá-lo pelo envio intenso de mensagens.

No contrato de prestação de serviços certamente deve especificar que se o plano contratado é para Pessoa Física o uso deve ser equivalente ao de uso convencional de uma pessoa. Por isso as empresas vendem planos para CNPJ mais caros.
Acho que você corre sim o risco de ter a inha bloqueada, melhor por via das dúvidas comprar um segundo chip e usar só pra isso, que se bloquearem você não perde seu numero pessoal.

1 curtida

Meu tio mora num sobrado em cima é sua casa e abaixo o escritorio de contabilidade e ele tem plano pessoa fisica pra uso de ambas.

Isso me parece uma área meio cinza da legislação, mas se você quer se assegurar, contrata um pós empresarial.

Com a quantidade de golpes e spam, honestamente, melhor mesmo que façam isso.

Em tese, o correto seria assim. Mas na prática, imagino que a grande parte da linha de internet e celular são pessoa física e não jurídica.

Mas acredito que o melhor seja o que a galera já falou por segurança de contrato

Muitas empresas que subcontratam profissionais para trabalharem para empresas da UE exigem que os mesmos utilizem telefonia comercial ao invés de residencial. Depende muito da empresa, para muitas, a não utilização de telefonia comercial é motivo de quebra de contrato.

Aqui no Oriente mais preciso Jordânia nao existe na contratação de plano ser PJ ou PF aqui existe os planos base e contrata os tecnicos vem instalar e pronto. Atualmente pago 13 dinar jordaniano por 300 megas na internet fixa de fibra.

Juridicamente a provedora veda o uso do plano pessoa física por uma empresa, mas isso vai conforme o seu uso.

Já li em regulamentos que eles conseguem identificar esse uso indevido quando o volume de ligações originadas é muito maior do que as recebidas. A mesma coisa com SMS. Além disso, proibem o uso do chip em PABX ou outros equipamentos que fazem a distribuição do sinal e aumenta o consumo. Internet fixa é outro exemplo, pois dependendo da empresa, pode querer distribuir o sinal a diversas maquinas através de switchs ou hubs.

Eles fazem isso porque os planos são criados pensando num determinado perfil de consumo. Se é uma empresa pequena, a linha está sendo usada semelhante como a de pessoa física (recebendo/fazendo ligações/SMS com volumes próximos), a internet está sendo usada em poucos equipamentos, é menos provável que dê algum problema.

Há casos em que o uso não é empresarial mas a empresa pode suspender por uso indevido, como compartilhar a senha Wi-fi com a vizinhança. Aí a operadora saberá que há muitos usuários numa mesma conexão e achar que você está revendendo o sinal.

1 curtida