Olá pessoal, excelente episódio. Algumas considerações: um casal de influencers foi preso aqui no Nordeste (Maceió -AL - existe uma operação da Polícia Civil em curso) justamente por fazerem anúncios e postagens em seus perfis incentivando o “jogo do Tigrinho” e isso ocasionou a uma usuária (e seguidora) que jogou e ganhou uma soma de R$ 94 mil e não pôde sacar esse montante. Em relação aos anúncios falsos de lojas e produtos eu já cansei de denunciar e nunca vi nenhuma das 137 denúncias de perfis que fiz no Instagram terem fundamento (de acordo com a Meta). Sem contar com outros absurdos que o Instagram deixa acontecer como os famigerados anúncios de “packs de fotos” e o infame anúncio do Brazzino (jogo da galera). Em resumo, me parece que boa parte dos golpes que acontecem no universo Meta tem a anuência ou omissão da Meta.
Eu não aguento mais receber notificações de tigrinho no instagram, sms e mensagens no whatsapp dizendo que eu ganhei não sei quanto pra começar a apostar, dia desses eu estava no mercado e meu telefone tocou e ao atender, é uma voz me dizendo que vou receber um sms com a grana que eu “ganhei” pra começar a apostar, pior que recebi mesmo.
Sinceramente, eu não gosto de apostas, acho algo injusto, principalmente pra quem não tem muito, até porque, a banca sempre ganha e pessoas menos favorecidas serão prejudicadas, no entanto, as pessoas tem que parar de acreditar em promessas de dinheiro fácil pq é mais que óbvio que isso é ilusório, quanto ao phising seria bom haver uma ferramenta em browsers que nos ajudasse, como o Thassius falou, o Firefox até mostra uns avisos de phising algumas vezes, mas acho que essa ferramenta poderia ser melhor e funcionar também com base no que os usuários relatassem, acho que o machine learning para browsers seria menos “quebrado” do que é para aplicativos.
Uma coisa que vocês não falaram no podcast que recebo bastante é o phishing com contas de consumo falsas para pagar, todo mês eu recebo uma conta da claro de internet, uma falsa e uma verdadeira, sei qual a verdadeira pelo valor e pelo remetente do e-mail, mas não importa o quanto eu classifique aquilo como spam, sempre chega uma nova, meu sogro recebeu uma conta de luz falsa em casa e ele desconfiou porque sabe exatamente o dia que aquela conta é entregue, no final ele preferiu acessar a conta no site da ENEL e pagar aquele boleto do site em vez da conta entregue na casa dele.
Eu mesmo, nesse trabalho que estou, recebi o contato do RH da empresa via Whatsapp, lá em 2019, eu não acreditei e fiz a recrutadora me mandar um e-mail usando o e-mail da empresa solicitando meus dados para entrevista, ao chegar e falar com ela ainda me desculpei pela desconfiança, felizmente ela entendeu.
Infelizmente, todos os dias tem alguém tentanto dar um golpe, o melhor é se informar e sempre desconfiar de tudo, principalmente de ofertas boas demais para serem verdade.