É possível vigiar uma webcam? Entenda os riscos e cuidados

Em um passado longínquo eu li uma vez que no caso de MacBook é impossível invadir uma webcam sem que o usuário perceba, pois o Led verde que indica o uso da webcam é acionado e não tem como usar a webcam sem que o Led acenda, pois é um circuito elétrico e para energizar a webcam, obrigatoriamente o Led é acendido, pois ele é uma etapa antes da webcam.
Resumindo, entendi que se a webcam for invadida, o usuário irá saber, pois o Led sempre irá acender e não existe possibilidade (em MacBooks) do uso com o Led apagado.

Isso ainda procede? É lenda? Alguém sabe?

1 curtida

Caramba pessoal, que matériazinha triste hein… Olha o título, “entenda os riscos e cuidados”. A matéria não aborda nada disso, só diz que é improvável por envolver pouco lucro para o criminoso. Que abordagem tacanha… E a privacidade? E as pessoas vítimas de “stalker”? E as sugestões técnicas de como isso poderia acontecer e ser evitado, isso não é mais um blog de tecnologia, é só de opinião? A resposta pra tudo é “coloca fita adesiva e deixa entrar”? O que deveria ser um parágrafo foi a matéria toda…

Não só MacBook. Mas esse led está presente em vários laptops windows.
Sempre tive a noção de que o acionamento desse led é independente de software. A webcam está acionada o led vai acender invariavelmente.
Mas se isso é verídico, não sei

Na teoria, todas as fabricantes (de notebooks e webcams) utilizam esse “sistema de defesa”

Esse post da NordVPN fala “pesquisadores conseguiram burlar a defesa do Mac”, mas não diz o nome do estudo, da empresa e nem linka uma fonte. Taí uma ideia de matéria :eyes:

No entanto, para smartphones o cenário muda. Antes de entrar no TB eu lembro de ter lido que há alguns spywares para Android que ativam o microfone e a câmera sem acender a luz.

E assim, total empirismo aqui, mas certeza que até apps populares estão fazendo… Né, TikTok e suas propagandas das coisas que eu e minha namorada conversámos pessoalmente? :rofl:

2 curtidas

Sim, que todos os notebooks tem o Led eu sei, meu ponto é que a matéria que li falava especificamente da obrigatoriedade do Led acender para a webcam funcionar e que a matéria especificava segurança em MacBooks. O que trouxe aqui é se é verdade ou não, nunca mais li nada a respeito. Não sei se é um padrão da indústria, se isso é patente Apple, se no Windows (como nunca escreveram sobre) é possível acessar webcam remotamente sem acender o led.

Eu também já ouvi essa história e reza a lenda que não é só nos MacBooks, porém, não conheço nenhum estudo que tenha tentado comprovar isso e particularmente eu só acreditaria vendo o módulo da webcam desmontada e com o circuito exposto.

Se você realmente tem receio de usarem sua webcam sem autorização, eu partiria para laptops que tem um interruptor físico (um plástico que desliza sobre a lente),ou então colocaria uma fita ou outra coisa que tampe a lente por cima da câmera…

1 curtida

De acordo com o vídeo do Gabriel Pato, é possível invadir uma webcam sem acender o led. Não sei se isso é possível em qualquer sistema (Linux, Windows, Mac), mas é meio incômodo você estar sujeito a ser visto pela câmera só de estar conectado a internet.

Eu lembro de ter assistido um filme em que um cara invadia o notebook de uma mulher e o filme inteiro era a mulher sendo vista em sua rotina pela câmera do computador. Eu só não lembro o nome do filme, se eu lembrar depois , eu edito esse post.

2 curtidas

Eu também já vi, mas vi em sistema Windows.