É possível usar a Alexa para comandar o Chromecast?

Aproveitando a dúvida do amigo, trago outra.

Tô muito tentado em comprar o Chromecast com Google TV, porém vou automatizar minha casa com Alexa. Eu não consigo usar a Alexa pra comandar o Chromecast, né? Meio óbvio, mas vai que eu esteja enganado. :crazy_face:

Não sei confirmar porque não tenho alexa especificamente, mas se quer seguir no Chromecast talvez uma opção seja ir para o Google nest Mini. Infelizmente é o único da linha a venda no Brasil mas funciona super bem, na minha opinião melhor que a alexa. Alexa ganha em hardware (e variedade) mas google ganha em software e integração com serviços Google (obviamente)

1 curtida

Imaginei que as plataformas não conversassem entre si nesse sentido. Minha escolha pela Alexa é pela forma mais natural em ativar o comando. O “Ok Google” não me agrada tanto, tem mais cara de comando. Com apenas “Alexa” pra ativação eu acho mais natural.

Ainda tô aguardando o lançamento oficial do novo Chromecast no Brasil pra saber do preço, senão vou ir (a contra gosto) de Fire TV.

1 curtida

Minha birra com Google Assistente é justamente a hotword pra ativação, acho muito artificial falar “Ok, Google” no início de um pedido, talvez faça sentido no idioma original em que foi desenvolvido, mas pra mim não faz sentido algum. Falar um simples nome (Alexa) e o pedido em seguida soa muito mais natural.

1 curtida

Eu nunca tive problemas com a hotword do Google, já tava acostumado a usar ela ocasionalmente no celular mas os dispositivos assistentes tem a vantagem de também aceitar a hotword secundária “Hey Google” que eu acabo usando mais.

Mas sei lá hotword é hotword pra mim todos são intencionais da mesma forma. Eu sei que estou falando algo ali só pra ativar a assistente, seja ok google ou alexa a intencionalidade é exatamente a mesma e acredito que vira costume.

Saindo do exemplo pessoal, minha namorada também usa um nest mini e mesmo sendo muito menos “entusiasta” com tecnologia do que todo mundo aqui, ela se acostumou rápido com a hotword.

Sempre que ouço esse argumento é de alguém que nunca teve muito contato com o assistente do Google no dia a dia então isso me leva a crer que é um conceito criado previamente e é fácil criar costume com a Hotword seja qual for.

Mesmo que a hotword do Google fosse “Todo mundo desse prédio é arrombado” o que claramente me geraria problemas com os vizinhos ahhaha eu continuo considerando que as vantagens (para mim, que estou super imerso no ecossistema do Google) são super justificativas para escolha dele comparado com os dispositivos Echo.

2 curtidas

Aqui entra o gosto pessoal. O “Ok Google” pra mim tá no celular, já que é o que acompanha a gente desde sempre (pelo menos no Android) e ocasionalmente a gente usa. Os dois sistemas funcionam muito bem e já avançaram bastante.

A minha questão com a Fire TV é puramente gosto pessoal também, acho a interface meio antiquada, como o site da Amazon também que é horrível. Mas por R$ 700 no novo Chromecast ainda tá pesando, e nem chegou oficialmente no Brasil.

No Nest Mini, ele reconhece qualquer voz que dê o comando ou apenas dos moradores da casa?

Separação vocal é uma coisa que o Google faz melhor que a alexa. No Google se eu falo para tocar músicas ele vai usar minha conta do Spotify, se minha namorada fala vai usar a dela. Na alexa também tem algo parecido mas menos personalizado em muitos aspectos.

No Google se ele não reconhece a voz ele usa a do “dono” do dispositivo para fazer as ações. Somente ações pessoais que não funcionam (você não pode pedir no meu Nest mini para ver minha agenda por exemplo mas pode definir alarmes, tocar música etc)

1 curtida

Interessante. Obrigado pelas infos.

Seu problema com o Fire TV é somente com a interface? se for isso, da pra mudar a Launcher. Eu peguei o FireStickLite, na BlackFraday, nunca tinha mexido com ele, o funcionamento é muito bom, sem travamentos, mas realmente a interface dele é bem estranha, na verdade é como ligar e ja entrar no AmazonPrime. Apos algumas pesquisas consegui mudar a minha!

Caramba, não sabia que dava pra fazer isso. Vou dar uma estudada sobre o assunto. Até lembrei da época em que eu trocava o Android dos meus celulares kkkkkkkk… Valeu pela info.

se você gosta de fazer alteração então vai curtir! Parece que tem ate uma versão do Googletv ou AndroidTV, agora não tenho certeza, ainda com alguns bugs, mas…
Eu achei bem estranho baixar os aplicativos pelo loja da amazon, mas tem um aplicatico (Apps2Fire) com ele voce meio que fazer a transferencia/instalação do aplicativo que esta no seu celular direto no Firestick, isso me ajudou muito.

1 curtida

Eu já usei Google Assistente no celular por um tempo justamente pra ver se acostumada, mas o “Ok Google” simplesmente não m desce, muito artificial, galera Alexa é muito mais fluido e simples. Atualmente fica desativado no meu celular. Única coisa que falta pra mim no Echo é a separação de perfis igual ao do Google.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.