É possível uma operadora limitar a velocidade da Internet wifi propositadamente?

Em um fórum, tem um monte mesmo de gente reclamando que contrataram o plano de 400Mb da operadora Brisanet e que, após algum tempo, essa velocidade baixou para até 200Mb, no wifi. A velocidade só bate no cabo.
Chamaram o técnico várias vezes, mas não adiantou.
Deixo uns exemplos de relatos desse problema. São vários relatos.

Esse é o problema de usar roteador da operadora, ainda mais se eles não te dão acesso as configurações do roteador, vão lá e cagam ela, deixam sem mimo ativo, com canal de 20 Mhz e outras coisas, ai a velocidade do wifi fica baixa, se comprarem uns roteadores mesh bom resolvem o problema.

1 curtida

Eles relatam que, no início, a velocidade máxima é entregue, mas, depois de um certo tempo, a velocidade é reduzida.

só acessando as configurações dos roteadores pra ver se estão certas

Mas como eles tão medindo isso? Download? Acho que eles não se dariam ao trabalho de limitar o Wi-Fi não, mas sim de fazer traffic shaping que pode ser automatizado. Em teoria daria para limitar apenas certos pacotes.

1 curtida

Sim a operadora tem total controle do tráfego…por isso é importante ficar atento as mudanças

Todos fizeram isso. Trocaram roteador e fizeram mais coisas que eu não entendo o que é. O fórum é o Adrenaline. Tem muita gente inteligente lá. Acho que eles estão certos mesmo.

1 curtida

Traffic Shaping da operadora.
Isso acontece quando a operadora faz overselling insanamente burro (vide VIVO) e não consegue entregar 100% pra todo mundo quando boa parte dos usuários faz coisas que requerem muito ao mesmo tempo…

Não quero defender operadora nenhuma, mas é basicamente impossível entregar 100% pra todos se todos requisitarem 100% da banda ao mesmo tempo. Não há backbone que aguente.

O que de fato acontece, que você mesmo destacou, é que as operadoras realmente vendem a rodo e não fazem (ou demoram pra fazer) upgrade da infra e isso se torna um gargalo que contornam filtrando os pacotes de aplicações mais pesadas.

Nenhuma operadora entrega 100% o tempo todo, mas quando congestiona… devia entregar ao menos uns 30%… Só que a vivo me entrega 10% em horários de pico.

Aí acho que entra o fator rede antiga. Pelo que me lembro você não tem fibra, certo? Provavelmente as redes diferentes usam rotas diferentes e também o fator idade dos equipamentos pode ser uma das causas. Digo isso pois desde que comecei a usar a fibra da Vivo nunca mais tive problemas com banda contratada VS banda entregue. Meu uso pro trabalho é intenso durante o dia todo.

Voltando ao assunto do tópico. O que ocorre com frequência é o wifi não aguentar por se tratar do router porcaria da operadora e da quantidade absurda de redes em volta. No cabo não tenho problemas.

1 curtida

Ah… essa semana estou com internet à 2~5mbps. Já liguei na central umas sete vezes… se eu precisar ligar segunda vai ser pra cancelar. hahaha
Eu sou cliente Vivo/GVT desde a época da BrTurbo… quase nunca tive tanto problema quanto em 2021.

A questão é, se funciona no cabo e não no wifi é praticamente certo dizer que o problema seja o wifi, ainda se vende muito roteador com porta 10/100 e rede ac, esses o limite de bande é de míseros 90 Mbps, mesmo que tenha frequência boa a porta de rede limita.

Já muito frequentei o Adrenaline, mas pelos relatos colocados aqui a maioria é de leigos, nenhum deles cita dados técnicos, frequência, canal usado, largura do canal, quantas antenas mimo e por ai vai, estamos falando de velocidades que exigem muita largura de banda do wifi e processamento do roteador, estamos basicamente no limite do wifi ac, são velocidade de internet que começam a exigir redes ax ou ac com equipamentos empresariais.

Se puder coloca o link do tópico seria bom.

2 curtidas

E tem um outro detalhe. Até onde sei, nenhuma operadora vai garantir/dar suporte pro Wifi justamente pela quantidade de variáveis envolvidas pra se conseguir um sinal de qualidade. Por isso, se quiser um bom sinal de Wifi, tem que partir pra um equipamento próprio, de melhor qualidade que o da operadora.

A pergunta é:

É possível uma operadora limitar a velocidade da Internet wifi propositadamente?

A resposta:

  • Se o roteador for da própria operadora, então sim, é possível, porém é improvável.
  • Se o roteador é SEU, e está ligado no modem por um cabo, então a resposta é NÃO, não é possível. (A menos que a senha de administração do roteador seja a senha padrão de fábrica… Mas ai nesse caso vc tem mais é que se danar mesmo.)

Porque é improvável que a operadora esteja fazendo isso?

Normalmente, os dispositivos que se conectam a rede WiFi não demandam tanta velocidade de qualquer forma. Celular, SmartTV, talvez até um notebook. Dificilmente vc vai fazer alguma tarefa nesses aparelhos que uma internet de 50 Mbps não dê conta.
Pra vc ter uma ideia, assistir Netflix em 4K HDR consome só 25 Mbps.
Então o simples esforço em limitar a velocidade já não se mostra muito valioso, já que limitar de 400 para 200 simplesmente não vai fazer nenhuma diferença para a operadora.

Se vc realmente faz questão de ter os 400 Mbps, então o negócio é comprar seu próprio roteador e desativar o WiFi do roteador da operadora. Assim vc elimina completamente a possibilidade da operadora interferir na sua preciosa internet.

2 curtidas

Adorei essa parte kkkkkk

Nunca vi passar de 20 Mbps, normalmente fica em 15 Mbps. (isso em 2 TVs 4k que eu testei)

Se o roteador não for bom, não vai bater 400 MB nunca!
UPDATE: A maioria dos roteadores não batem nem 80 MB que dirá 400 MB.
Roteadores de até 300 R$ raramente passam disso e os que chegam pelo menos
a 200 MB custam pra lá de 400 R$, os realmente velozes podem facilmente passar
de 800 R$.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.