É possível se infectar com malware usando um cabo USB?

Eu comprei um cabo USB pra minha impressora numa lojinha aqui perto de casa, porque por algum motivo a fabricante do produto julgou que tal acessório não era necessário, embora ela recomende que se use um cabo USB temporariamente durante a configuração… muito ridículo… Agora, eu tô preocupado (e até de uma forma obsessiva) sobre um possível malware estar presente no cabo USB que comprei, que nem marca tem. Eu não sei se isso é viável, mas já li relatos de carregadores infectados com malware…

Existe essa possibilidade?

1 curtida

É possível? Sim, com toda certeza, mas as chances de você ter adquirido um cabo infectado são muito baixas, até porque o preço deles não é muito acessível no momento…

Dos originais que são mantidos virtualmente altos, né… agora… só espera alguém inventar de fazer isso no AliExpress… que não me surpreenderia nada se aparecessem cabos falsos dessa forma…
Mas levando em conta que eles já chegaram a custar 20k… 120 dólares nem é tão alto.

Sim, e não é só cabo que pode ser perigoso…

Esse segundo tem clone no AliExpress…

Cara, uma dica: não fique neurótico com tudo que você faz envolvendo tecnologia. Na teoria, tudo pode dar problema, mas a probabilidade é baixa. Na dúvida, roda um antivírus bom e pronto.

5 curtidas

As chances de isso acontecer são tão baixas que não vale nem a pena se preocupar com essa possibilidade, relaxa

1 curtida

como a galera já falou, sim

o detalhe é se vc tem algum valor para quem quer hackear, se não, é só neura

2 curtidas

Desmonta o cabo usb e procura se tem algum chip dentro dele.

O lado ruim é que isso vai destruir o cabo.

Concordo, não tem necessidade ficar paranóico com privacidade e segurança.

1 curtida

Ah… os USB-C não tem chip controlador, não? hahaha

Não todos.

Os mais simples no máximo tem uns resistores para sinalizar que são limitados a 3A (e alguns chineses nem isso fazem direito, quem lembra daquele engenheiro do Google checando essas coisas?).

Cabos de 5A tem um eMarker, e Thunderbolt é uma outra besta ainda mais complicada.

1 curtida

No caso do USB-C, teoricamente seria possível verificar se o chip não tem alguma conexão nas vias de dados, visto que os chips de identificação tem vias específicas para esse fim. O problema é fazer essa análise a olho nu, já que tanto o chip quanto o próprio conector são pequenos…

É um cabo USB 2.0 A/B de impressora.

Nem idéia.
Mas eu achava que todos cabos tinham. hahaha

Cara. cabo de impressora, que veio com impressora, provavelmente é o cabo mais barato que eles conseguiram encontrar à venda… hahaha

Prevejo esse tópico no “Melhores da Semana do TB”

“É possível infectar seu dispositivo utilizando um cabo USB? Nossos membros discutem se é possível e também se é normal ter esse tipo de paranoia.”

@ra.henrique k

@mbc07 Tem uma parte cilíndrica próxima à entrada (do conector de impressora), tipo um “miolo”. Aproveitando a oportunidade, para que serve isso nos cabos? Já vi várias vezes e sempre tive curiosidade.

Isso é um núcleo de ferrite para reduzir interferência

1 curtida

Que legal! Valeu!

Só olhar um fone USB C da Samsung que tem um DAC dentro dele e o conector é do mesmo tamanho ou até menor que o de um cabo normal.