É normal o telefone trocar de ERB o tempo todo?

A rede da claro está horrível! Fica o tempo todo trocando de ERB.

Moro um pouco longe da antena, porém o sinal era forte. Agora, está quase sumindo.

Antes, o meu telefone ficava conectado a uma ERB, que fica perto de um supermercado.

Agora, fica oscilando entre essa ERB e outra que fica próximo também de minha casa.

A oscilação ocorre a ± a cada 20 segundos.

Alguem sabe o que pode ser?

Chegou a verificar as frequências de cada torre. Pode ser que seu aparelho esteja tentando uma melhor qualidade, mesmo com uma torre mais distante, que talvez esteja com uma frequência mais baixa.

No site da Anatel, você consegue ver a posição das torres da operadora.

4 curtidas

Essa é a base do funcionamento da tecnologia celular.

Me lembro uma vez, qd estava em Petrolina, PE, num hotel bem próximo ao rio São Francisco e meu sinal ficava oscilando entre a rede de Pernambuco e a de Juazeiro, já na Bahia, do outro lado do rio.

Pode ser que a tal ERB do supermercado esteja saturada, pode ser que suas ERBs tenham sido configuradas com potências diferentes por conta de um aumento ou decréscimo de demanda. Podem ser vários fatores e, por isso, seu aparelho vai tentar se conectar a outra ERB que ele entenda ser mais adequada.

Ou seja, tudo normal. A única coisa que pode afetar vc é uma possível sombra e um possível aumento no consumo de bateria.
Mas não há nada a se fazer de um ponto de vista prático.

1 curtida

Pra mim, isso é ERB com falha técnica. Olha o nível de sinal que estou recebendo. Antes, eram de 3 a 4 barrinhas.

Frequências mais altas do 4G têm alcance menor.

Essa barrinha aí era comum qd eu era cliente da Tim, até 2015, pois minha linha passava a maior parte do tempo conectada em 2600MHz (nenhuma relação com a qualidade da Tim, apenas um relato).

Vendo aqui nesse exato momento, minha linha está conectada em 2600MHz, pela Vivo, mas numa ERB a uns 100m ou menos de onde estou. Mas na minha rota para o trabalho, pego trechos onde o sinal fica assim também, bem fraco.

Como disse, acontece. Nada te impede de reclamar na operadora, dizendo que antes não era assim.

Tenta verificar pelo NetMonster. Você vai ter mais informações.

1 curtida

Estão todas assim depois que os clientes da Oi entraram, liga lá e pede pra eles resetarem a linha que volta ao normal, meu VIVO estava do mesmo jeito e eu consigo ver a antena daqui de casa e só vivia sem sinal. Eles resetaram e voltou ao normal

Vivo da pra resetar direto do app

Como, resetar o sinal pelo app?

Eu uso Easy, não temos acesso ao app do Meu Vivo

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.