É normal o sinal sumir durante chuva com muita ventania?

Moro a menos de 500m das antenas da Oi, Vivo e TIM. Agora, está chuvendo com muita ventania e o serviço de Internet móvel não está funcionando em nenhuma delas. Acho que isso se deva a uma rede fraca. Me pergunto como deve ser em países que neva. Eles ficam sem comunicação?

Não é normal.

Pode acontecer. Quando venta, é bem comum que os cabos se rompam, por exemplo, o que pode causar a interrupção da rede de internet na torre.

Contudo, essas torres de celular, em geral, possuem um link via rádio e até satélite para esses casos. Aparentemente isso não está configurado na torre mais próxima.

1 curtida

Estar próximo a uma erb não quer dizer que necessariamente seu sinal esteja partindo dela. Vc pode conferir mais ou menos no Net Monster.

Quanto a cair, não é normal, mas eventualmente pode ocorrer se houver rompimento de cabos ou as baterias não funcionarem em caso de falta de energia.

2 curtidas

Não é rompimento de cabo. Quando a chuva passa e o sol aparece, o serviço normaliza.

Vim falar o mesmo que o @imhotep disse.
Minha mãe já passou por esse problema, onde trabalhava em torno de 200 - 400m longe de uma torre e não possuía nenhum sinal. Eu ajudei ela com o caso para ir “subindo” dentro da operadora, pois os atendentes normais não conseguem resolver a situação.
Até que um dia um técnico foi pessoalmente ver o problema e passou quase o dia todo fazendo ajustes finos na estação, que estava configurada para operar atender uma cidade (a torre ficava na rodovia), mas não priorizava o alcance perto dela.

1 curtida

O problema é que, quando abro reclamação, eles dizem que é assim mesmo porque telefonia móvel é fornecida por ondas de rádio.
Uns 7 anos atrás, o sinal 2G da TIM sumiu por horas, por conta do mau tempo. Até a maquininha de cartão do mercado ficou sem funcionar. Eu abri reclamação, na Anatel, e a TIM se desculpou e corrigiu mesmo o problema. Semanas depois, choveu e o sinal 2G ficou intacto.
Isso é falta de manutenção. O problema é que eles não querem consertar.

1 curtida

Realmente, esse é o problema de se reclamar com o atendimento normal. Não vão resolver porque não tem conhecimento técnico e não querem abrir chamado técnico.
Você precisa abrir pelo menos uma reclamação nos meios normais e partir pra ouvidoria, ou como você já fez anteriormente, reclamar em outros meios. Só assim pro problema ir “escalando” até chegar em quem realmente entenda.

Mas eu me refiro ao auto escalão da operadora. Já reclamei do sinal fraco da TIM, na Anatel, meses atrás e eles dizem que não encontraram nada.

Reclamar de sinal na operadora tem 2 resultados, um bom e um ruim, mas ambos não resolvem o problema se a reclamação não for coletiva.
A boa é que te dão desconto em conta (ou crédito).
A ruim é que eventualmente vão querer enviar “reforços de sinal” (não me pergunte o que é isso) e acaba dando mais problema. Numa dessas eu perdi o sinal de 4G e tive que ir na Anatel e no Procon.

Quando eu tinha tv por assinatura da Claro, no final de 2014, bastava um pedaço de nuvem ficar em cima da minha casa, para o sinal cair. Ao entrar em contato com o sac, eles mandavam reforço de sinal. Depois, descobri que isso era por causa do satélite deles que estava sobrecarregado. Mesmo com reclamação na Anatel, eles diziam que era assim mesmo porque o sinal vem do espaço e condições metereológicas interferem na qualidade do sinal. Ou seja, eles sabem que o problema é de infra, mas culpam as limitações da tecnologia, sem fio, para dizer que a dificuldade de uso não é uma questão humana.