É melhor comprar um pente de 8 ou um pente de 16?

Placa Mãe Gigabyte GA-A320M-S2H
Processador AMD Athlon 3000G Two Core, Cache 5MB, 3500MHz, AM4
Memória Kingston Fury Beast, 8GB, 2666MHz, DDR4

Nesse momento to querendo fazer um upgrade pra ter mais disponibilidade de memoria pro video integrado…

é melhor comprar um pente de 8 ou um pente de 16??? para somar com os 8 que já tenho.

Se vc tem condições de pegar o de 16, não há o por que não

Depende pra o que tu precisa, mas eu sinceramente enfiaria um 5 4600G usado antes de aumentar a RAM… Esse Athlon 3000G é bem limitado para 2023…

Mas se essa não for uma opção, pega 16GB… caso contrário, uma vez que essa mobo ai só tem 2 slots de ram, tu precisará comprar o de 16GB quando 2x8GB não for suficiente. (Ou seja, haveria o gasto extra do de 8GB)

Sempre dois, ou três, dependendo do modelo da placa mãe/processador.

Os sistemas que trabalham com hyper threading tem desempenho melhor, pelo processamento paralelo.

Agora se a mobo não suportar essa tecnologia, 16gb (sempre a quantidade maior, até o limite da mobo/processador).

Acredito que 16gb já seja um padrão para qualquer sistema.

Para ativar o dual channel não precisa ser os 2 pentes da mesma capacidade, então eu recomendo pegar o de 16GB e somar ele com o de 8GB assim ficando com 24GB de RAM.
16GB hoje em dia já é pouca RAM, e em 1 ou 2 anos iria querer troca o de 8GB por um de 16GB.

1 curtida
2 x DDR4 DIMM sockets supporting up to 64 GB (32 GB single DIMM capacity) of system memory
Dual channel memory architecture
Support for DDR4 3200(O.C.)/2933(O.C.)/2667*/2400/2133 MHz memory modules
* Actual support may vary by CPU.
Support for ECC Un-buffered DIMM 1Rx8/2Rx8 memory modules (operate in non-ECC mode)
Support for non-ECC Un-buffered DIMM 1Rx8/2Rx8/1Rx16 memory modules
Support for Extreme Memory Profile (XMP) memory modules

Eu iria de 16GB + 8GB.

Se você vai fazer a primeira instalação, faça aos pares, ou tríades, no caso do suporte ao hyper treading:

2x4gb; 2x8gb; 2x16gb…

3x8gb; 3x16gb…

Como estará adquirindo conjuntos, a chance de sincronismo e problemas reduzem bastante.

No caso de up-grade, coloque sempre o máximo que puder.

Só precisa verificar as frequências das memórias antigas, pois na mistura dos pentes elas irão operar pela menor frequência.

Eu, particularmente, não gosto de up-grade.

Quando monto a mq já é numa configuração que vai até o fim da vida útil dela.

Mas cada caso, é um caso.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 90 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.