É arriscado ter apenas um número de celular pra tudo?

Há quanto tempo vocês tem a mesmo número de celular?

Em toda minha vida só tive 2 números oficiais.

Um da antiga Vivo CDMA, de 2002 até 2006, e o atual de 2006 até a atualidade (iniciou como TIM, depois foi Oi, voltou para a TIM como Infinity, plano controle e Tim Beta; e agora e Vivo novamente no plano Easy).

É arriscado ter apenas um número pra tudo?
Ou consideram como sendo melhor caminho?

3 curtidas

Não! É até bom para melhor praticidade em receber ligações sem preocupar-se memorizar outros números de celulares – caso tivesse!

2 curtidas

Arriscado porquê, na sua opinião?
Eu tenho 2 números.
Um de onde moro atualmente e outro, de outro DDD, q eu mantenho, por ter contatos profissionais de muitos anos. Mas provavelmente esse último número será cancelado daqui a algum tempo.
Esse q pretendo cancelar é bem antigo - de 2004, se me lembro bem. Antes eu tive outro de 1998, na época em q não dava pra fazer portabilidade.
O principal, q uso mais, vem desde 2009 e está de boa assim - quase não recebo spam, então me serve, já q é minha ferramenta de trabalho.

Mas, eu evito dar meu número pra qualquer um. Em cadastros, evito colocar esse número principal (coloco o antigo, q será desativado algum dia).

2 curtidas

Por que deseja cancelar seu número celular – o de 2004?! É histórico; muito tempo utilizou-o!

Porque aos poucos eu estou passando o número novo para meus contatos da outra cidade.
E, na verdade, já se passaram bons anos.
Então não faz sentido manter um número, ter custos com isso, se não tiver uso.

1 curtida

O único problema que consigo ver seria em caso de clonagem, pois até resolver isso você já teria o outro número pra não ficar sem contato.

2 curtidas

Manter apenas um número para tudo é arriscado porque se você perder acesso a esse número, todos os serviços conectados a esse número estarão em risco.

Por exemplo, se você atrelou esse número ao 2FA de vários serviços, você pode ter sérios problemas caso perca esse número (seja porque esqueceu de pagar a conta/recarregar, ou, pior, porque teve o número clonado).

Fora os serviços que usam o número do celular como uma forma de recuperar acesso à conta, o que também acaba colocando em risco esses serviços caso você perca o número.

Ter vários números óbviamente mitiga esses riscos, já que perder um número significa ter o acesso a menos serviços comprometidos (supondo que você atrele diferentes serviços a diferentes números). O maior risco de ter vários número é você conseguir gerenciar tudo.
Fora isso, é o transtorno de ter vários números, vários chips, várias linhas pra manter ativas.

5 curtidas

Eu já tive vários números e nunca fui de importar com isso, mas desde 2014 estou com o mesmo e nunca mais mudei.

Hj até penso em trocar por conta de algumas pessoas insuportáveis, mas o problema é perder o contato com muita gente.

2 curtidas

Quem não consegue decorar os próprios números? :I
Eu tenho 3 números. Dois oficiais e um whatsapp que não sei como a vivo ainda não dropou… hahaha
Além disso ainda decoro os números dos familiares e amigos sem depender da agenda telefonica do celular. :I

Exatamente. Se tu já não mora na outra cidade, simplesmente avisa os contatos importantes da mudança e pronto.

Se for ligação, enfia na lista de bloqueios e pronto. hahaha


mas agora a resposta: eu não gosto de manter apenas um número de telefone, nem mesmo apenas único um número de WhatsApp. Gosto de deixar eles divididos por categorias e talz. Familia e amigos próximos tem um número. Amigos/pessoal da internet tem outro. Eu faço isso pq conheço o pessoal que eu tenho como amigo. Tem ao menos um corno que fica mandando sms à cobrar de madrugada.

Arriscado? Bom, depende. Se tu tem apenas um número de telefone e de algum jeito caiu na engenharia social do roubo do WhatsApp… ai é complicado, tu vai levar um tempo para conseguir outro número e avisar o pessoal que tu foi roubado. O mesmo aconteceria se tu perdesse o número por falta de pagamento.

Então prefiro manter mais de um número, mesmo que no pré pago.

Eu não vejo como risco. Eu tive um número da Vivo CDMA lá quando ganhei meu primeiro celular (acho que lá pra 2003/2004).

Depois, em 2008, assim que a Oi chegou em São Paulo, comprei um chip com o número que eu tenho hoje. Desde então só fiz portabilidade desse número algumas vezes e tenho ele para tudo.

3 curtidas

Não vejo motivo de ter dois números, é só um gasto desnecessário.

Isso só dá acesso ao WhatsApp, não rouba o número, que é vinculado ao seu CPF. Você recupera seu WhatsApp facilmente.

Nessa situação não faria diferença nenhuma comprar outro chip ao invés de usar um que você manteve de reserva.

1 curtida

Isso é teu ponto de vista, uai.

Sim, sim… Eu sei que dá para recuperar o WhatsApp relativamente fácil, mas tu tem de lembrar que o pessoal que rouba/clona WhatsApp não faz isso de boa fé. Então se der para avisar os contatos mais próximos como mãe, pai e os que tu sabe que poderiam te emprestar dinheiro que alguém roubou teu número, já ajudaria pacas. A questão não é apenas pensar no próprio umbigo.

Tecnicamente não faria diferença no fato de ter perdido o número, mas agiliza para avisar que tu perdeu o número. Afinal, é mais importante para mim manter os contatos que o número. Isso também evita o golpe do Whatsapp clonado acima…

1 curtida

@GustavoSilva, eu pergunto-me: para que ter dois números celulares?? Os serviços pré e pós-pagos são um pouco custosos aos bolsos de muitas pessoas; mal consegue manter única linha bem, ainda mais quando tem duas linhas!

1 curtida

Manter dois ou três números tem diversos usos legitimos. Exemplos:

  • Separar o profissional do pessoal: desligar o telefone profissional depois do horário para ninguém encher a paciência.
  • Separar o pessoal “presencial” do pessoal do pessoal online: caso tu não confie em todo mundo.
  • Separar a familia dos colegas de escolas/cursos: as vezes tu simplesmente não aguenta mais colegas dos cursos e precisa se desligar deles. Como? Desligando o número.
  • Querer bater papo em apps de encontro mas sem comprometer o número principal.
  • Ter mais de uma conta conta de WhatsApp (vide motivos acima).
  • Ter uma conta backup para emergências (ex. manter um celular básicão no escritório para caso de ser roubado na rua)
  • e etc.

Sim, celular é relativamente caro se tu considerar apenas a parte monetária e não as comodidades e vantagens que eles trazem.
A questão é que absolutamente ninguém é OBRIGADO a manter uma ou mais linhas… Se tu não tem uso e não tem condições de manter duas linhas, fique com apenas uma. É questão de bom senso. Se tu quer e pode, porque não? O dinheiro é teu e tu faz o que quiser com ele e ninguém tem nada a ver com isso. (se tu não estiver fazendo nada ilegal, claro)

E sério… são 10 reais/mês/linha. Nem é lá tão custoso. É um cafézinho a menos na padaria por mês… (dependendo do lugar, menos de meio cafezinho)
Não indo uma vez no McDonalds já te salva dinheiro suficiente para 3 meses de 10reais para manter a linha ativa.

2 curtidas

Eu concordo contigo! Mas, hoje em dia, praticamente inexiste celulares com suporte a 3 chips – no máximo, dual chip, pois as operadoras oferecem ligações ilimitadas entre elas! Dois chips já significa o limiar para usar!

1 curtida

Eu nem estava falando em usar aparelhos dual chip e não existe limites para quantos celulares tu pode comprar/manter.
Usar um celular dual chip e ter dois whatsapp no mesmo aparelho não funcionaria para desligar e não ser incomodado pelo chefe/colegas de curso…

Ter muitos celulares com chips ativos não é a qualquer um! O que chama-me atenção: muitos smartphones possuem slot híbrido – usa um chip e micro SD ou dois chips – poxa(sou crítico a isso)!

Melhor haver slot dedicado, com destinação a dois chips e armazenamento SD card!

Não é todo mundo que precisa ter.

Faz tempos que eu não vejo um telefone com um desses slots… maioria lowend de 2018.

Já tá virando offtopic… de novo.

Bem, eu tenho vários. Principalmente por conta do trabalho e por lidar com várias pessoas.
Mas o meu número oficial está comigo desde 2012.

1 curtida

Basta entrar em contato com o suporte do site e solicitar a exclusão do 2FA e informar o ocorrido, a parte daí só entrar com a sua conta normalmente.