Dúvidas Sobre Estabilidade de Conexão da Banda Larga Claro/NET

Boa noite!

Alguém aí possui banda larga da Claro/NET?

Gostaria de saber se ela fica lenta a noite (geralmente por volta das 19:00)?

Porque sou cliente da América Net a aproximadamente 1 ano e meio, e ultimamente ela está com esse problema, normalizando por volta das 23:00.

Já tentei tudo que é tipo de suporte, inclusive já trocaram cabeamento e nada. Daí a única solução vai ser fazer o cancelamento.

Estou pensando em adquirir a Claro/NET 240 MB FTTH, que é 240 MB Down / 120 MB Up.

Ah isso varia muito de região para região, sou de santo andré e aqui fica lenta lá para as 12h, mas é muito de região para região msm

Sou cliente Claro FTTH e não percebo lentidão em horários específicos. Porém é como falaram acima, depende da região, e depende também de diversos outros fatores, não ser apenas a sua conexão congestionada, mas até mesmo o servidor do que você está acessando estar congestionado.

1 curtida

Sou cliente da Claro (cabo coaxial, não é FTTH) aqui em Floripa. Consigo os 120 Mbps pelos quais eu pago e instabilidades são pontuais, esses dias fiquei uns 20 minutos sem internet apenas.

Durante a quarentena eu senti um aumento de latência (eu acesso via SSH um servidor Linux que é hospedado na AWS, sabe aquela sensação de “ué, eu apertei mas não foi?”), mas de resto sempre funcionou ok.

Claro que isso pode variar entre cidades ou mesmo entre bairros da mesma cidade.

Sou do RS, então pode não ser referência.
Mas quando era NET, era quase 100% perfeito, rara vez falhava em períodos de meses. Depois que a Claro adquiriu eu diria que a conexão fica bem, mas falha algumas vezes na semana/mês.

Mas desde Março que começou a pandemia tem falhado brevemente algumas vezes no dia. Tipo pequenas quedas, e volta em uns segundos. E houve maior frequência em quedas longas (horas sem conexão) e tive só 3 dias de lentidão extrema de noite.

Enfim, como te falaram, varia de região. Mas como tem muitas pessoas em casa, acredito que a infraestrutura mundial não estava pronta para suportar tanta gente ao mesmo tempo desde diferentes lugares. Tipo, as empresas grandes pagam links dedicados (para usar 100% da banda up/down) essas são conexões “garantidas 100%”, já nas conexões residenciais as empresas como a Claro fazem um esquema de balanceamento de carga para ter mais clientes do suportado, considerando que nem sempre terá 100% das pessoas usando 100% da banda. Aí quando começou a quarentena em decorrência da pandemia teve um aumento exponencial de pessoas em casa usando as conexões, sendo que antes estavam usando a conexão desde uma empresa.

Considerando a situação, acho que a infraestrutura nacional se adaptou aceitavelmente bem.

Então se puder pagar, sugiro manter as duas conexões o primeiro mês, e depois cancela a conexão antiga. Só para não ter a surpresa de ficar sem internet ou ter falhas. Isso porque vi relatos de muitas pessoas de vários estados com o mesmo problema que tu relata. Eu também passei, como te comentei.

Teu problema parece ser que venderam mais banda do que tinham disponível e não tinham um bom gerenciamento de banda entre os clientes.
A estrutura da NET é passível do mesmo problema, um node pode congestionar, especialmente na situação atual de uso bem acima do normal, não tem como prever se isso vai acontecer, já que pode dar problema no teu node e no da rua ao lado estar normal.
Mas de forma geral isso não é normal e a Net consegue lidar com altas cargas de uso sem a sensação de lentidão, mesmo quando ela não te entrega toda a velocidade contratada.

O consumo de internet como um todo cresceu mesmo, tanto por uso do streaming, diria que o grande vilão, mas o uso empresarial também, já que antes os dados muitas vezes era trafego interno da empresa, e agora virou pela internet.

Obrigado gente!

Pelos relatos de vocês, acho que o que realmente acontece com a América Net na minha região é que instalaram banda larga pra tudo que é lado (até mesmo onde a Vivo Speedy ADSL não chegava), em bairros distantes.

Antes disso não tinha problemas, e depois comecei a enfrentar esses problemas, mesmo antes de começar essa pandemia.

O problema também pode ser devido ao CGNAT, pois noto diferentes velocidades em diferentes IPs Dinâmicos.

Ontem fiz um teste… Internet estava 100% nos horários mencionados. Reiniciei o modem para conferir e novamente ficou ruim.

Vou fazer o teste com as duas por 1 mês para não ter surpresas.

1 curtida

Múltiplos servidores de CGNAT desbalanceados, ou alguns clientes em CGNAT enquanto outros em ip valido podem dar esse tipo de problema, não é algo fácil de resolver, mas é falta de planejamento da empresa ter deixado chegar a esse ponto.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.