Dúvida sobre PC antigo

Bom dia pessoal!
Preciso da ajuda de vocês pra resolver uma dúvida bem simples sobre GPU.

Minha dúvida é sobre um desktop HP bem antigo que uma pessoa deixou aqui em casa, trata-se de um HP Compaq com Athlon 64 X2 2700Mhz, 4GB DDR2, HD SATA II e vídeo integrado.

Passei o fim de semana limpando e arrumando esse PC, ele apresentava artefatos na imagem então removi o dissipador da iGP, limpei a RAM e a imagem voltou a ficar integra. Gostaria de saber se é muito arriscado adicionar uma placa de vídeo offboard (bem simples) em um equipamento tão datado, sei que esse Athlon e a iGP são quentes mas é só pra ensinar um pouco de informática à uma pessoa que admiro. :blush:

O que vocês acham?
O que eu poderia fazer além disso?
Deixem sugestões.

Pode instalar uma GPU nele se achar uma compatível pois provavelmente deve ser slot AGP.
Se for pelgar alguma placa usada confirme qual sistema ela suporta, a maioria das placas mais antigas mal vai chegar no Windows 7.

Recomendo instalar um SSD, um de 128Gb hoje custa baratinho e da um belo up pra maquina poder rodar um sistema atual [Windows 10], (afinal não adianta você ensinar uma pessoa a usar um sistema operacional de 20 anos atrás).

Boa sorte encontrando uma GPU AGP/PCI (não PCIe, nem PCI-X).

Mas dependeria mais da fonte…

Meu pai tinha um Athlon 64 x2 6000+ com 2x2GB de RAM e era triste mesmo com SSD… hahaha Até dava pra usar, mas sinceralmente não recomendo… Talvez limpando ele com o AtlasOS.

Depende mais do que você quer ensinar exatamente. “Informática” é um termo tão amplo que pode ser qualquer coisa.
Como o Corvo falou, tem que ver qual o sistema que essa máquina suporta, porque não faz sentido ensinar alguém a usar um sistema que não tem mais suporte (Windws 8 pra trás) ou que ela não vai usar (algum Linux ou BDS que provavelmente rodaria um pouco melhor nessa máquina). Tem que ver também quais programas você pretende ensinar a usar porque, dependendo, pode ser que as versões mais atuais desses programas sequer rodem nessa máquina. E ficar ensinando a usar em versão antiga também não tem muito sentido.

Sinceramente? Procurar um computador um pouco mais recente/decente.
Esse processador deve ter sido lançado em 2008 ou 2009, 15 ou 14 anos já.
DDR2 é lento pros padrões atuais e nem um SSD deve ajudar nesse caso.

@Corvo @Keaton A placa dele possui PCI, PCIe x1 e x16 então acho que da pra colocar uma placa de video baratinha que tenho aqui.

@centauro Pretendo iniciar uma pessoa que nunca usou um PC na vida, só conceitos básicos de informática. A pessoa em questão é do interior do interior de MG e vai começar carreira numa cidade maior, vejam a responsabilidade!
Sobre ser uma máquina velha, tem razão. Estava pensando em adquirir algo melhor pra que ela não sofra muito com lentidões, vou avaliar as possibilidades.

Em teoria, tu poderia colocar uma 4090 no PC desde que a fonte aguente… (gargalo gargalo gargalo)
Mas eu recomendo tu dar uma olhada se a fonte aguenta… já vi PC simples perder a fonte por causa de uma placa de 10W (GeForce 6200). hahaha

A pessoa que trouxe o PC estava querendo jogar nele, então trocou a fonte original que era boa e colocou uma EVGA (sem pfc) de 400W, como não conseguiu boa performance acabou descartando aqui.

Me diga que não é a EVGA N1… se for, até funciona, mas é fonte bomba… (A fonte é tão genérica que a EVGA nem se deu ao trabalho de enviar pra 80 plus…)

Ela deve funcionar com placas simples, sim.

É essa mesma. A primeira coisa que notei foi o seletor de tensão, e pela potência teórica de 400W logo percebi onde estava me metendo.

Vou tratar de fazer mais alguns testes, pelo que pude ver na calculadora de consumo vai suprir sim, mesmo sendo uma 75Plus kk

Obrigado @Keaton pela ajuda.

Veja se ele suporta 8 gb de ram.

Com 8 gb de ram e o ssd, vai melhorar o desempenho.

Se adicionar o video off, melhor ainda.

Mas não espere milagres…

Eu tava vendo aqui e se for o que encontrei online, tem metade do desempenho do Celeron N3150 que tinha em um notebook. Não vai dar pra fazer muita coisa além de rodar jogos antigos ou youtube 480p. Eu já sofria no celeron pra rodar vídeos no youtube e windows 10 mesmo com SSD, então tem que ser Windows 7, XP ou um XFCE com distro bem leve pra edição de texto mesmo. Lembro que até pra programar era dificil porque demorada pra abrir os programas e pra compilar também, dava pra fazer mas tudo com paciência.

@Tupan Obrigado pela sua resposta. Fiz os testes usando Windows e constatei que realmente é muito complicado manter uma máquina antiga para atividades nos dias atuais, e como você disse, não consegui sequer manter em HD 720/800p.

Fiz testes da fonte e descobri que essa famigerada EVGA 400W entrega níveis de tensão acima das especificações, a linha de 12V alcançava 12,4V e as linhas de 5 e 3,3V alcançavam valores errados e instáveis.

Por esta razão, decidi utilizar o PC apenas para instrução específica de informática que não envolvam uso pesado como por ex: montagem, instalação de softwares e algumas noções de rede e eletricidade.

Tratarei de dar um fim digno a esse PC assim que terminar e adquirir máquinas novas quando possível.
Obrigado também @crmuniz pelas sugestões.

1 curtida

Não seja por isso!

Gosto bastante desse fórum, pois tem muitas contribuições cumulativas.

Raramente bate por aqui aquela soberba do “eu conheço mais”, ou “eu sou o melhor”.

Juntando as contribuições, via de regra, conseguimos resolver ou alcançar os objetivos.

É raro, encontrar fóruns assim.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.