Dúvida: Notebooks Dell demoram na inicialização por padrão?

Pessoal, eu tenho um Dell Inspiron 15, da série 5000 com uma configuração até que boa para meu dia-a-dia: Intel i7 (7ª Gen), Radeon R7, 8GB de Ram e um HD de 1 TB (infelizmente), mas ele sofre de um problema: a inicialização demora. Às vezes, até 5 minutos. Já desativei alguns serviços que inicializavam, mas, mesmo assim continua demorando.

A dúvida é: Isso é padrão em todas as máquinas da Dell? Ou eu que tô “cagando” o notebook?

Acham que um SSD resolveria? Tirando os jogos instalados (GTAV, The Witcher 3) o resto está tudo no OneDrive.

Ele demora muito tempo em qual parte do processo? Na tela da bios ou na tela de boot do Windows?

No boot do Windows, a BIOS só demora quando tem alguma atualização relevante do SO ou da própria BIOS

Nesse caso a lentidão vem do disco rígido. Trocar por um SSD, mesmo que seja por um modelo baratinho, de entrada, vai diminuir drasticamente o tempo de boot. Visto que o seu Dell é relativamente recente, muito provavelmente ele tem um slot M.2 dedicado, pra adicionar um SSD sem ter que “sacrificar” o HD…

3 curtidas

É possível que o ssd resolva, mesmo, como disse o @mbc07. Agora, não to achando normal esses cinco minutos de boot, mesmo sendo disco rígido. Não era pra demorar tanto…

Pode rodar um software pra testar a velocidade do disco e postar o resultado aqui pra gente? Eu já lidei com um problema assim uma vez e o disco estava com problemas. Mesmo HD não demora 5 minutos em um boot.

Vou fazer isso @mobilon e posto aqui

Padrão padrão… Não é não. Sempre tive Dell e não demora tudo isso, coisa de dois minutos no máximo quando era HD ao invés de SSD. Mas uma coisa que eu faço também é fazer uma instalação limpa do Windows, tirar tudo que é desnecessário e vem pré-instalado no notebook, isso deve ter ajudado em algo imagino.

Eu trabalho em um Inspiron, leva em média 2 min de boot e mais 1 min pra você utilizar de fato, sem travar. E eu já acho demorado demais rs

Cinco minutos, de fato, já está bem anormal.

Eu fiz isso uns dois meses atrás, instalei limpo o Windows porque estava com uns problemas com o driver do adaptador de rede, e deu uma melhorada realmente, mas ainda acho estranho o tempo que leva, vou fazer o teste que o Mobilon falou pra ver se tem algo errado mesmp

Qualquer PC/Laptop com HDD tradicional é lento se teu computador tiver opção troque por uma ssd e se tiver opção e bolso para isto coloque um ssd Nvme é o avanço dos ssd sata que vale muito apena principalmente caso você transfira muitos dados.

Não não é normal isso acontecer, na verdade o que acontece é que vem muitos programas de fabricantes de notebook que deixa o windows lento ao iniciar, tenta desinstalar todos eles, que ai vai melhorar bastante e talvez você não precise trocar o HD por um SSD.

Hoje em dia nem tem muito o que pensar, é comprar um um note e colocar um SSD, mesmo o com entrada SATA III que já ajuda muito - porque dependendo do uso que se faz da máquina, um NVMe não vai fazer muita diferença no uso diário para tarefas rotineiras., isso se o note já não vier com essa opção de armazenadmento (o SSD).
Eu ainda acho que não compensa comprar com. Quando vc compara o valor de um note com ou sem, compensa mais pegar o sem e comprar a parte, mas isso vai também da conveniência - de não ter que ficar abrindo ou levar em algum lugar para isso.

Mas como a maior parte do pessoal falo, não é normal não, é muito tempo e com certeza tem algum gargalo no boot do windows, o problema é encontrar a fonte.

Espero que consiga resolver

Algumas coisas que já vi ajudarem (com qualquer PC, não somente Dell).

  • Desativar o “secure boot”. Tem que desativar na bios e no windows.
  • Desativar hibernação (e com isso matar a inicialização rápida).
  • Atualizar a bios.
  • Deixar a memória RAM em dual-channel (dois pentes físicos).
  • Realizar instalação limpa do Windows (não se conectar a internet em nenhum momento da instalação).
  • Realizar a limpeza de disco, desfragmentação e check disk.
  • Instalar um SSD.

Mesmo nas piores máquinas que usam HDD de 5400 rpm, nunca vi levar mais que 3 minutos entre pressionar o power e carregar a área de trabalho.

2 curtidas

Desculpa a ignorância, mas qual o objetivo de não se conectar à internet durante a instalação? Para evitar a instalação de atualizações?

Exato.
Só isso permite economizar um belo tempo na instalação.

Você tem instalado nessa máquina o Adobe Creative Cloud? Se sim, esta pode ser a causa.
É um problema já relatado mas a Adobe não consegue o resolver totalmente, esse sistema fica fazendo cache de fontes eternamente. Mesmo quando eu tinha um SSD o boot era lento por causa dele.
Hoje não percebo mais porque tenho um Nvme de alto desempenho, mas se eu ligo e imediatamente abro o gerenciador de tarefas, tá lá o software fazendo o cache.

Desativar o boot seguro e a hibernação? A menos que você tenha fontes plausíveis que provem o contrário, eu duvido muito que isso ajude em alguma coisa, pelo contrário, muito provavelmente vai deixar o boot ainda mais lento visto que a BIOS vai passar a ter que carregar o CSM em cada boot e que a inicialização rápida não estará mais disponível no Windows.

Também tenho minhas dúvidas sobre não ter acesso à internet durante a instalação surtir algum efeito. As atualizações no Windows 10 são automáticas e obrigatórias, o que não for instalado durante a instalação vai ser instalado depois de qualquer maneira quando o computador tiver internet. Não tem escapatória.

1 curtida

Tenho um 5570 com SSD, 18gb RAM e Intel Optane (16gb) - leva até 20 segundos pra chegar na tela de login… o ideal seria mesmo um SSD pra sua máquina!
Não sei se o Optane faria tanta diferença assim.

Pessoal, desculpa a falta de atualização mas consegui resolver o problema. E ele vinha de algo que eu nem sabia que impactava tanto: PJE-Office habilitado na inicialização.

O PJE-Office é um assinador digital para acessar o PJE (Portal Judiciário Eletrônico) dos Tribunais, e é um applet java - com diversos problemas, um deles: atualização infinita em loop e atualizador que não identifica a versão instalada e sugere atualizações novas todo momento - e com ele habilitado o notebook demorava 3 minutos e 48 segundos para inicializar o Windows. Porque? Não consegui identificar.

Mas agradeço todas as dicas de todos, e com certeza, vou investir num SSD para deixar o note melhor para uso. :smiley:

1 curtida

Você tentou atualizar o PJe-Office manualmente? Baixar a última versão do site e instalar? Às vezes a versão que você está rodando está com problemas. Conheço essa porcaria porque meu pai é advogado e vira e mexe eu acabo tendo que resolver encrenca quando dá pau em algo relacionado ao certificado digital.