Dualshock 4 parou de carregar e volta ao conectar no Windows

Olá galera. Ontem meu DS4 simplesmente não queria carregar de jeito nenhum. Pensei que fosse a USB do PS4 (nunca usei carregador nele, sempre carrego no console), mas quando coloquei o celular na USB ele começou a carregar. Testei outro cabo e nada. Tentei conectar no Linux, ele não reconheceu.

O que funcionou foi ligar no Windows. O Windows detectou o DS4 e começou a carregar, daí coloquei de volta no PS4 e agora está carregando. Nunca passei por isso, alguém sabe o que pode ser? Será que meu controle tá morrendo?

1 curtida

Você chegou a usar o botão de reset no controle? Me refiro a aquele buraco aonde só cabe um clips ou agulha.

Tentei também, várias vezes, mas não foi. Acho que nem resetava, porque quando ligava o controle, ele ainda ligava o PS4. Tentei tanto com o controle ligado quanto desligado.

Parece que colocar no Windows deu uma espécie de “jumpstart” (não sei a tradução exata do termo), tipo, fez ele “pegar no tranco”. Daí passou a funcionar no PS4 também.

Geralmente quando você aperta o reset quando está ligado, os leds piscam de alguma forma.

Mas confesso que quando me foi pedido pra resetar o DualSense eu também não consegui, parecia que eu estava enfiando a agulha na carcaça do controle, simplesmente não afundava como um se tivesse um botão…

Mas assim, não acho que seja algo de hardware mas sim de firmware. Um bug talvez. Fique de olho para saber se isso acontece novamente.

2 curtidas

Não piscou nada, só a luz azul ligada (com o controle ligado). Mas eu consegui sentir o botão apertando lá dentro.

Aconteceu exatamente o mesmo com o meu que veio junto com o PS4. Não queria carregar e consegui “ressuscitar” ele deixando ligado por um tempo no PC.

Menos de 1 mês depois ele parou de carregar de novo e morreu completamente. Comprei aquela plaquinha da parte do usb para substituir, imaginando que fosse algum defeito ali, mas nada. Tive que comprar um novo.

1 curtida

A diferença é que o meu não ficou um tempo. Foi instantâneo, conectei no PC com Windows e ele acendeu a luz laranja. E o meu ainda estava ligando.

Ah, sim. O meu levou uns 3~5 minutos pra aparecer aquela luz laranja de carregamento. Assim que conectei o Windows reconheceu o controle, mas o carregamento não começou na hora.

Enquanto isso meu controle do 360 com mais de 10 anos continua firme e forte.

Pois é, também tenho o 360, dois controles, um normal e aquele que gira o DPAD. Só deu problema uma vez, mas foi burrice minha de deixar cair no chão. Mandei consertar e tá sussa até hoje. Povo reclama da pilha mas esquece que é bem mais fácil resolver se der problema, precisa nem abrir o controle.

Provavelmente a bateria dando sinais de fim de vida.

Sobre a vantagem de pilhas, não custava nada fazerem um controle que a bateria fosse trocável sem desmontar ele, assim como a microsoft podia fazer o controle dela compatível tanto com pilhas como com baterias de lítio recarregáveis.

Mas eu acho que é assim não? Até tenho umas baterias aqui que encaixam no lugar das pilhas no controle do 360. Mas elas são bem ruins, descarregam muito rápido, nunca cheguei a usar por causa disso. Agora o One e o Series eu não sei.

São pilhas NiMh de 1,2V, eu considero elas bem inferiores as células de lítio, tem a modelo 14500 que tem o mesmo tamanho de uma pilha AA mas são 3,7v e armazenam bem mais energia.

1 curtida

Infelizmente parece que agora o Dualshock 4 morreu de vez. Enquanto não compro outro controle, o jeito é usar uma gambiarra rodando o Chiaki e usando controle de Xbox 360. Tem funcionado bem, com baixa latência. Brasileiro sempre dá um jeitinho kkkk :rofl:

tenta troca a bateria dele, compra uma no mercado livre, deve ser uma porcaria, mas vale a pena já que o controle tá morto.

1 curtida

Vi algumas lá no Mercado Livre. Mas meu medo é acabar sendo outra coisa além da bateria, como o conector USB. Acho que pegar outro controle é mais negócio. Ou ver numa assistência especializada pra ver se descobrem o que é, mas com a pandemia tá tudo fechado…

O conector USB no DualShock 4 é modular, fica em uma plaquinha separada. Considerando o preço, acho que compensa tentar trocar ela e talvez a bateria antes de partir pra um controle novo.

Se for tentar trocar, vai precisar desmontar o controle antes pra ver o modelo exato dessa plaquinha, pois ao longo da vida do PS4 o controle passou por várias revisões internas…

2 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.