DPS da Clamper + ventilador

Pessoal, tenho um ventilador Mallory (novo) cuja velocidade é aumentada e reduzida, do nada.

Quando sua velocidade aumenta, aliás, e por incrível que pareça, ele manda menos vento e fica mais barulhento. Sei que pode ser oscilação de tensão.

Será que esse DPS da Clamper abaixo resolveria meu problema?

Clamper não corrige a energia… isso ai parece problema de fornecimento de energia. Dá uma olhada o que acontece na concessionária.
Se a energia não estiver variando muito, pode ser que o produto esteja com defeito.

O que tu pode usar é um no-break semi-senoidal simples para dar uma arrumada na energia. (mas teria de ver um modelo que forneça energia da bateria enquanto carrega com a energia)

1 curtida

Ah, entendi. No caso, meu no-break é o simples, mesmo. Nesses casos, não dá pra ligar, né.

Esse problema só acontece em um dos quartos. No restante do apartamento, nada disso ocorre. rs

Semi-senoidal é o mais simples. Aqueles que são não recomendados para uso com computador. (A fonte do computador já é estabilizada, o ventilador não)
Mas tem de ver se ele fornece energia da bateria ou da rua.

Eu recomendaria tu chamar alguém qualificado para verificar a instalação elétrica desse quarto. Sério.

É, vou fazer isso. Obrigado.

Chame um eletricista, um problema acontecendo somente em 1 ponto da residência indica defeito na rede elétrica, os problemas mais comuns é emenda com defeito e fio desencapado gerando fuga.

2 curtidas

Um eletricista qualificado. Tem muito que cobra menos e só faz gambiarra/m…

1 curtida

Pode deixar, pessoal. Obrigado.

Atrasado, MAS: é seu ventilador quem está com problema e não seu ponto de energia. Isso é problema de capacitor defeituoso. Se é novo, deve estar na garantia, vá atrás disso.

Mesmo que esse problema só apareça em um comodo como descrito?

Justamente. Em outros aposentos, o mesmo ventilador não apresenta o problema.

Pergunta: Tu tá ligando direto na tomada ou usando extensão/benjamin(adaptador T)? Se estiver usando extensão/adaptador, testa ele em outra tomada. Só pra retirar ele da equação. hahaha

Outra coisa, outros equipamentos também sofrem algum tipo de oscilação quando liga na tomada desse quarto ou é só o ventilador?

Então, outros equipamentos sofrem oscilações. É algo bem estranho, mesmo. Estamos em home office. Enquanto meu nobreak, no quarto, fica dando aqueles “clicks”, característicos de quedas e retornos na energia, na sala, minha esposa, não detecta nada disso.

É, se outros equipamentos também sofrem as oscilações e você está ligando eles diretamente na tomada, o problema parece ser na rede elétrica mesmo.
Melhor chamar um eletricista qualificado mesmo pra dar uma olhada na rede e ver se resolve o problema na raiz do que ficar tentando remediar a situação com no-breaks e afins.

Eu tinha um estabilizador nervoso que fazia isso… mas a rede não tinha problema, era nele mesmo. hahaha
Mas no caso, se o ventilador tá variando acho que o problema é na rede ou nas réguas/adaptadores. Dá uma olhada.

Entendi.
Uma pergunta, amigos: posso ligar o ventilador em um no-break?

pode, uai.

Entendi…rsrs
É que certa vez li que aparelhos com motores não podiam ser ligados a no-breaks.

Não faz bem para os motores se o nobreak for de onda quadrada ou modificada, mas ele só gera esse tipo de onda quando está operando na bateria, ou seja, quando falta luz, o resto do tempo ele só repassa a energia da rede elétrica. ou seja, não recomendo usar o ventilador no nobreak quando faltar luz.