Domínio .io pode acabar após acordo entre Reino Unido e Ilhas Maurício

Muito difícil esse domínio acabar depois de ser usado por tantas empresas

verdade, isso geraria insegurança sobre o sistema de domínios em geral. se tomarem essa decisão será loucura.

2 Likes

O que poderia acontecer é o domínio .io deixar de ser um ccTLD (country-code) e virar uma espécie de gTLD (generic) excepcional de duas letras, que já existem na lista oficial da IANA: .eu (para União Europeia), .uk (para Reino Unido, sendo que seu ISO é .gb de Grã-Bretanha), além do .su que foi exemplificado no artigo e que ainda existe na IANA.

gTLDs são códigos que não se referem a um país, de mais de duas letras, inclusive de marcas e empresas, como .bradesco (sim, o Bradesco, banco brasileiro, sendo que banco.bradesco é o site oficial do Bradesco), .google, .goodyear, .alibaba, .airbus, entre vários outros. A lista é constantemente atualizada pela IANA.

Edit: Há também esse artigo na Wikipedia que lista a tabela de todos os ISO-3166-1 alpha-2 possíveis e quais seus status atuais: definidos oficialmente, definidos por excepcionalidade, dentre outros status. Através desse artigo descobri que, aparentemente, a ISO, International Standards Organization, vende ao invés de disponibilizar gratuitamente (como faz o IANA com sua lista de TLDs válidos) um arquivo pronto pra ser mastigado por softwares (seja um .txt, um .csv ou similares). Tem uma tabela no site deles, mas é uma tabela cheia de Javascript enfeitando a mesma, e eu pelo menos não consegui achar um arquivo .txt ou .csv como consegui com os TLDs, só a “Loja” do ISO (pago).

Se derrubarem o snake.io teremos de ir às armas!

2 Likes

image

1 Like

Me lembrou do clássico agar.io, eu via que o pessoal na faculdade ficava jogando Agario durante a aula, principalmente quando era aula de professores monótonos. :laughing:

1 Like