Documentos de registro e transferência de veículo agora são digitais

Originally published at: Documentos de registro e transferência de veículo agora são digitais – Brasil – Tecnoblog

Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento Anual (CLA) agora são totalmente digitais

Tava indo tão bem até a chegar na última linha e deparar com “reconhecer firma”. :laughing:
Ainda bem que muitos processos (principalmente bancários) já extinguiram a necessidade de reconhecer firma, esse poderia mais um.

2 curtidas

Acho que só quando avançarmos com a certificação digital para acabar com essa de reconhecer firma.

Mas já vejo um avanço com acabarem com a situação de preencherem o dut e nunca fazer a transferência, já que agora para fazer o documento de transferência já tem de ser com os dados do comprador sendo fornecidos ao detran, talvez em breve consigam fazer a solicitação de transferência direto pelo aplicativo, só tendo de validar ela pessoalmente em um ponto do detran.

2 curtidas

Transferiram a burocracia do papel para a tela do smartphone, e o custo, obviamente, permanecerá o mesmo para o proprietário, mesmo sendo reduzindo para o Detran/Denatran. Vide o CRLV digital, que o Detran continua cobrando taxa de expedição de um papel que eu posso imprimir em casa.

Se não fosse a pandemia já teria me livrado desse estorvo que é carro particular no Brasil, chega de sustentar a ineficiência do Estado.

3 curtidas

A partir do momento que você vende um veículo, você pode (e deve) fazer comunicação de venda ao DETRAN do seu estado, até para se proteger em casos assim.

Essa mudança pra digital rendeu um pouco de polêmica no RS. Estão querendo reduzir o valor do licenciamento justamente por isso, mas a incerteza é pra quando (e, bem, se a Assembéia sequer vai aprovar o projeto. Provavelmente vai, mas não sei se já entra em vigor pra 2021).

1 curtida

Espero que seja aprovado. Enquanto isso, aqui no Ceará o Detran todo ano aumenta a taxa de licenciamento em cerca de 9-10 reais, mesmo com a emissão do CRLV digital e em plena pandemia.

1 curtida

Nem certificado digital deveria precisar. O próprio funcionário do Detran poderia certificar as assinaturas.

Ai tu arruma briga com os tabelionatos, e eles são bem poderosos, não recomendo comprar essa briga;

atualmente no RS a taxa é de R$ 90,24, quanto é no estado de vocês?

Eu achei uma porcaria essa migração total para o “mundo online” e removendo a opção de pagar o licenciamento no caixa eletrônico com a opção enviar por correios.

1- nem todos tem celular (muitas vezes por não tem dinheiro e/ou energia no local onde mora).
2- o sujeito pode ter celular, mas não tem wifi ou cobertura decente para usar plano de dados.
3- algumas pessoas tem dificuldades em mexer no celular (e não falo só de velhos não).

Como um sujeito desses irá imprimir o CRLV e guardar na carteira ?

Ano passado foi 157,60, absurdo esse valor. E todo ano sobe, em 2018 foi 137,60, em 2019 foi 149,12, e nesse ano deve chegar próximo de 170.

Qual o estado?

Não te dou 100% de certeza, mas me parece que aqui no RS o Detran imprime pra ti se tu for em um posto deles e pedir.

Ceará, dá desânimo ter carro aqui por causa do governo parasita.

1 curtida

Do mesmo jeito que ele já faz hoje ué, ou acha que o cidadão desconectado desse jeito não paga algum despachante pra emitir o documento?

Sobe porque a taxa é cotada em UPF e a cotação dessa “moeda” sobe todos os anos.

Aqui em Rondônia foi pra R$198,96 com uma taxa de corpo de bombeiros inútil que colocam em todo veículo. A “vantagem” daqui pra outros estados é que se paga Licenciamento e IPVA só no mês do final da placa (1 e 2 paga em março, 0 em outubro, 3 em março, 4 em abril, etc).

Este tópico foi automaticamente fechado após 92 dias. Novas respostas não são mais permitidas.