DJI Mavic Mini: parece de brinquedo, mas não é

Originally published at: Review DJI Mavic Mini: parece de brinquedo, mas não é [atualizado] [análise/vídeo] | Tecnoblog

Ele é absurdamente leve, mas isso faz o drone não curtir ventos

1 curtida

Fogaca, na verdade mesmo o mavic mini precisa ser registrado na anac, nossa legislação faz menção ao peso maximo de decolagem acima de 250g e o Mini com o protetor de hélice pesa mais de 250g ou seja o peso máximo de decolagem é maior que 250g, por tanto precisa de registro. segue explicação no link

2 curtidas

4 mil Bozos kkkkkkkk

Uma sugestão aos autores de matérias sobre drone, seria pesquisar a legislação, que nesse caso se refere ao peso máximo de decolagem e não ao peso do equipamento, o que define o Mavic Mini como um equipamento que precisa do registro.

Só pra não difundir informação errada. Sim, eu sei que a DJI disse que pode, mas ela está errada, tanto no Brasil quanto nos USA a legislação diz peso máximo de decolagem.

O pessoal que for comprar, fiquem atento a isso, você pode ter problemas com as autoridades.

1 curtida

Sobre registro, vc não gasta 10 minutos pra fazer. Apesar de não haver dados sobre peso max de decolagem, só do proprio drone, e no produto estar claro 249g, ainda assim fiz o registro.
Vale lembrar q praticamente não há fiscalização, e qq autoridade que por ventura aparecer, recomendo ter copia do registro anac, anatel (09288-19-10179 o do mini), e as leis ica100-40 e RBACE94. Ando com os pdfs no cel, isso ja basta para vc argumentar, desde q voando em locais permitidos.
Primeiro vc joga o argumento dos 249g, na pagina 26 do RBACE94. Se o improvável acontecer, de argumentarem que o PMD pode ser maior, ai vc mostra o registro.

2 curtidas

Não procede, já que a proteção é vendida separadamente.
É um acessório, não um item de série e é por isso que ele não aparece em nenhuma foto ou vídeo deste review. Segundo a própria ANAC: “Somente os equipamentos com peso máximo de decolagem acima de 250g precisam ser cadastrados na ANAC por meio do Sistema de Aerona- ves não Tripuladas (SISANT)”.

Você pode conferir a regra no site da Anac, aqui: Agência Nacional de Aviação Civil ANAC

1 curtida

Olá Junior! Obrigado pelo comentário, mas eu fiz sim a pesquisa prévia para a matéria. Reproduzo aqui o trecho da ANAC: " Somente os equipamentos com peso máximo de decolagem acima de 250g precisam ser cadastrados na ANAC por meio do Sistema de Aerona- ves não Tripuladas (SISANT)" A fonte está aqui, recomendo que confira: Agência Nacional de Aviação Civil ANAC

Fogaça o ponto é justamente esse, o peso máximo de decolagem que se refere ao peso máximo que o drone consegue decolar e não que ele tenha no momento da decolagem.

1 curtida

Me permita a critica construtiva, mas vc falou mais no mavic 2 do que no proprio mini kkk nao entendi isso. O comparativo direto desse mini é com spark e chega a ser curioso que o spark tenha sensores e esse novo drone nao. Realmente, se é um drone voltado a quem quer começar, entao pelo menos um sensor frontal deveria ter ne kkk. Em tempo, tenho o mavic air. Espetacular

1 curtida

Minha comparação foi com os Mavic 2 por conta do Mavic Mini ser o “Mavic de entrada”, entende? No final eu comparo ele com o Spark sim.

Eu aposto fortemente que este drone decola com muito mais peso do que o extra da proteção, que nem vem de série…é um acessório comprado separadamente. Seria a mesma coisa que falar “você consegue erguer 100 quilos, então seu peso no registro do médico é a balança+100 quilos”. O produto vem sem a proteção e realmente não é recomendável voar sem, mas eu fiz o review com isso em mente: a proteção é extra, acessório. Neste caso a Anac não obriga o registro, por estar 1 grama abaixo da regulamentação.

1 curtida

@fogaca Acho que você está equivocado em relação a legislação.

Então… como o colega @dmantovi explicou no comentário, o PMD ou Peso Máximo de Decolagem não se refere ao peso da aeronave. O que ele se refere é quanto de peso máximo que o drone decola e faz um voo seguro, não importa se naquela hora ele está ou não carregando esse peso, se o seu drone pesa 50g (só um exemplo exagerado) mas seus motores conseguem decolar com um peso acima dos 250g ele terá que ser registrado.

Vou colocar um post aqui do Coronel do DECEA.

Então, de novo eu insisto, a informação colocada em seu post está equivocada, está tudo no RBAC-E 94 no site do DECEA. Eu sei, é chato mas são as regras de voo, agora, se vão fiscalizar é outra história, mas não tem como fugir. E isso porque você ainda não viu as regras para drones com PMD acima de 25Kg, que até transponder tem que ter, e com razão.

E é isso mesmo, na aviação você calcula o peso de tudo que vai voar na aeronave, respeitando seu PMD.

Em uma explicação rápida: Se você comprar um avião que tem um PMD de 500kg (só um exemplo pra facilitar), você tem que calcular o peso da aeronave vazia, mais o combustível que é medido em kilos, peso das pessoas, bagagens, etc. Se esse peso ultrapassar os 500kg, você vai ter que deixar alguma coisa pra aliviar o peso. Mas você pode tranquilamente voar com 200kg, mas sua aeronave ainda vai ser classificado como PMD 500kg, independente se você voar lotado ou não.

Na aviação o princípio é mesmo, só que você inclui o PMA (Peso Máximo de Aterrissagem).

1 curtida

Sobre o PMD, como nao tem essa especificação do mavic mini em lugar algum, como um fiscal vai avaliar? No fim vale a informação disponível: 249g
E de qq forma, o registro, como falei, nao demora 10 min pra fazer e é gratis, então essa discussão é redundante.

2 curtidas

@Hugo_do_Prado existe sim a informação.

Só que como disse em um comentário acima, ela está errada por parte da DJI. Tanto que a própria DJI não colocou na conta o protetor de hélice.

1 curtida

recomendo esse vídeo

@fogaca , o pessoal está correto, e infelizmente sua matéria está equivocada. É o PMD que vale na legislação brasileira. E infelizmente o Mavic Mini ULTRAPASSA os 250g de PMD. Essa informação foi referendada aqui na capital onde resido MAIS DE UMA VEZ por membros da Anac, do Decea e do núcleo especializado da Polícia Militar (esta a responsável por autuações). Outro detalhe importante: você não poderia estar voando sobre ruas, casas, veículos e pessoas SEM ANUÊNCIA expressa (também previsto nos regulamentos do Decea e da Anac). Sugiro que estude e se informe melhor, e principalmente corrigir a matéria para evitar induzir pessoas a erro, e friso isso desta forma pois o problema é sério por causar implicações CRIMINAIS.

2 curtidas

A legislação brasileira esta cagada, pq como aferir o pmd do drone? A lei americana (na qual o próprio decea referencia no site deles) é bem clara q o que vale é o peso no momento da decolagem, e nao um eventual peso que a aeronave poderia suportar.
Como ja vi analogias, é o mesmo que multar um caminhão por excesso de peso pq ele “poderia” carregar mais carga, e nao seu peso efetivo.

E no fim os caras estão cagando pra isso, desde q vc esteja longe de aeroportos ou aeras de segurança. Abri um chamado no decea sobre a dúvida do mavic mini, referenciei praticamente todos os trechos que citam pmd na lei, que é bem dúbia, e depois de um mes responderam com um simples “leia a lei x,y,z” sendo q eu aprontei exatamente elas e onde estava a dúvida.
Devido a alta procura desse drone, elea tinham q ser claros sobre esse caso, pq é evidente que há divergências.

1 curtida

@Hugo_do_Prado entendo o seu ponto de vista, mas minha crítica, assim como a dos colegas aqui comentando (acredito eu), seja para tentar construir um post melhor e sem dúvidas em relação ao regulamento.

Quem já é da área da aviação a regra é muito clara e não deixa dúvidas, mas entendo que as vezes as regras da aviação são um tanto quanto confusas para quem está entrando nela agora, mas o fato é que elas existem e precisam ser seguidas. E na aviação as regras são feitas priorizando a segurança.

A legislação americana entende da mesma forma:
(What category of UAS is covered by the registration requirement?
UAS that weigh under 55 pounds and above 250 grams maximum takeoff weight MTW, and are operated outdoors in the NAS ), FAA.

E me parece que na união europeia eles entendem da mesma forma, mas nesse caso não posso afirmar porque não conheço as regras de lá.

Geralmente, na aviação, o Brasil tende a seguir regras internacionais tentando adaptar a realidade do nosso país.

Vou colocar aqui, trechos da conversa com o Coronel do DECEA daquele vídeo que recomendei para todos analisarem.




Quem é entusiasta da aviação, trabalha na área, de alguma forma é envolvida com a aviação, vai entender dessa forma. Nós procuramos esclarecer ao máximo como, nesse caso, as regras se aplicam.

Em minha opinião, a matéria aqui publicada leva um consumidor leigo de drone ao erro, sendo que ele pode ter complicações criminais por causa disso, só procurar na internet sobre o caso do drone voando na cabeceira da pista do aeroporto de Congonhas, assim como quem solta balões, e assim por diante.

Tento dar minha contribuição, assim como a de muitos colegas aqui no tecnoblog que já sanaram dúvidas que eu não entendia.

1 curtida

Só lembrando que minha crítica é quanto a informação equivocada da matéria, e não se o comprador do drone vai seguir as regras ou não.

1 curtida