Dirigentes de 11 partidos se unem contra voto impresso na urna eletrônica

Voto impresso é só uma desculpinha pro gado dar, caso o bolso perca…

7 curtidas

“O voto impresso sairia da mesma urna eletrônica que estaria sob suspeita. Portanto, quando se frauda o eletrônico, frauda-se também o impresso. É um paradoxo”, completou.

Claro. E a pessoa que receber o voto diferente do que votou nem vai reclamar, né?
Sei lá, eu confio no sistema eleitoral brasileiro, mas sinceramente se desse para colocar mais um método de confirmação seria melhor ainda…

1 curtida

Essa frase pra não usar voto impresso é uma desculpa muito esfarrapada… Mas a forma como o governo quer implementar também…

Tinham que chamar um especialista, como o Diego Aranha, pra fazer um projeto bom de voto impresso. Ah, liberar o código fonte da urna também.

1 curtida

O que eu não entendo é como ngm se toca que isso facilitaria em 100% os currais eleitorais, afinal, se vc tem um comprovante de papel do seu voto, qqr um poderia confirmar em quem vc votou.

10 curtidas

Se urna estiver comprometida ela poderia emitir o comprovante diferente do que foi computado, a menos que o golpista seja burro.

Sou à favor também, afinal, no modelo atual temos que acreditar na urna e nos únicos com acesso a ela, como o TSE.

Isso é algo que muitos não se tocam mesmo, e pode ser um problema sério para o voto secreto. Por isso sou à favor do recibo não revelar o voto, mas sim ter algum sistema de autenticação para auditorias, talvez usando chaves criptográficas por exemplo.

Certamente isso deixaria todo o processo não só mais seguro, como transparente também, dando maior confiabilidade para algo que só é digital.

3 curtidas

Não é para o comprovante ficar com você, mas sim verificar logo após o voto e armazenar em uma urna.
Voto de cabresto é a tentativa que estão fazendo de voto pelo celular…

4 curtidas

O comprovante deveria conter o nome dos candidatos e seus respectivos numeros, não?
Se tiver um QRCode ou coisa do genero, seria bom o código poder ser digitalizado pela pessoa… mas isso abriria o problema da venda de votos e talz… acho que na hora da verificação deveria existir um sistema de OCR que identificasse o texto e comparasse com o QR… mas sei lá…

Correção: “que alguém votou”. Ao meu ver, seria no minimo estranho ter algo para identificar a pessoa que votou em quem… Esse comprovante seria anonimo, talvez com algum identificador único não pessoal compatível com o id da urna. Mas não um id que identificasse a pessoa em si. Pelo que lembro, os votos são embaralhados na urna eletronica.

Isso acaba com o voto secreto, por isso a idéia do recibo ser um comprovante de voto é mais interessante, onde com algum sistema de chaves poderia-se auditar no caso de alguma suspeita.

Como cada um carrega a única chave que válida o voto, a contagem não pode ser adulterada nem virtualmente e nem fisicamente, fazendo uma votação digital ser rápida, segura e privativa.

Não necessariamente, esse comprovante deveria ser depositado numa urna feita de material opaco e hipótese alguma poderia ser levo pra casa. Ou mesmo a pessoa não teria contato com o papel podendo ver apenas antes de que ele fosse automaticamente depositado na urna e embaralhado.

Nesse casso acharia totalmente válido, seria mais uma medida de segurança!

Tenho que concordar, no Brasil, não temos condições sociais para adotar votos pelo celular ou por correios (como nos EUA).

2 curtidas

Ai perde todo o sentido para mim, pois você continua deixando para trás qualquer comprovante, voltando ao problema inicial de confiar no voto eletrônico da urna, o de papel e na palavra do TSE.

A minha proposta permitiria que você levasse o recibo assim como o do caixa do mercado, mas nele não teria nenhum referência a quem você votou, e sim chaves únicas que autenticam o seu voto no caso de uma apuração.

Só deixo uma pergunta, pra que adulterar as urnas se podem adulterar o sistema totalizador de votos? esse que ninguém lembra de reclamar que tem de ser auditado também.

1 curtida

Sim, disso poucos comentam, você não precisa alterar urna nenhuma, porque se os únicos que contam os votos são o TSE, basta eles decidirem quem vai ganhar.

Por isso um sistema descentralizado como o dos EUA é mais difícil ter fraude. Aqui no nosso caso a liberação do código-fonte das urnas e a criação de um sistema aberto também ajudariam a dar mais credibilidade as eleições.

Nem digo que precisa de um sistema descentralizado estilo o americano, a minha solução é que disponibilizem os votos de cada urna publicamente, e que os partidos políticos montem um sistema de validação paralelo, já que cada urna no final da votação imprime quantos votos recebeu cada candidato (a maioria das pessoas nem sabe disso), assim é fácil verificar se tem valores muito anormais de votos em algum candidato, afinal os escritórios municipais de cada partido tem uma noção de quantos % tem de apoio em cada cidade.

Eu acho uma idéia pouco eficiente, e que abre muito espaço para muita manipulação (em todos os sentidos além dos votos) e pouca garantia auditável (você ainda confia só na urna).

A única forma de qualquer informação permanecer integra é adotar algum sistema de validação bipartido, como eu já mencionei acima. Se uma parte que válida os dados sempre ficar com o votante, nenhum dos lados pode comprometer a informação com uma aduteração.

e na pratica como tu vai validar que todos os votos estão certos? vai pedir que cada pessoa guarde um pedaço de papel e se dirija a algum lugar depois pra recontarem todos eles? e quem perder o papel, tu vai descartar aquele voto?

A idéia é interessante, mas ao meu ver, não é muito eficiente. Como você faria 100% das pessoas confirmarem seus votos? Indo até as urnas novamente? Quantas pessoas estariam dispostas à ir conferir os votos?

Outra idéia pro voto impresso era o rolo que vai imprimir ter um padrão aleatório de cores que seria digitalizado enquanto imprime e esse padrão seria marcado junto ao voto. Ai quando fossem conferir, poderia ter o mesmo número de votos, porém seria comparado com o padrão para a validade do mesmo.

Se o sistema for mais aberto e transparente, uma recontagem seria bem improvável, e só seria usada em último caso.

Neste exemplo que eu dei você teria sim que guardar o recibo que validaria o voto, caso ele seja perdido o voto não seria mais computado, pois não haveria a chave para libera-lo no sistema.

Visto que nossa votação é rápida, acho pouco provável uma grande quantidade de pessoas perderem um recibo em menos de 1 semana, onde as pessoas voltariam (assim como no 2º turno) para validar seus votos na recontagem.

É claro que tudo isso é só um rascunho que eu apresentei aqui, obviamente poderíamos ter outros métodos similares de validação ou meios para recuperação de recibos e etc. Apenas joguei a idéia base.

Já existe, Microsoft Election Guard

2 curtidas