Dinamarca quer trocar Microsoft por LibreOffice e Linux

1 Like

Tomara que tenham mais sucesso que nós nessa tentativa.

6 Likes

Brasil já tentou isso de 2006 a 2010 e deu ruim. Bora ver como vai ser na Dinamarca. A depender dos sistemas deles, se tem serviços dependentes da MS vai ser uma m essa migração.

Errados não tão, mas boa sorte.

11 Likes

Agora sim com a chegada do Ano do Linux*, vamos ter também o Spotify Hi/Fi em breve!

*Obs: Ano do Linux na Dinamarca, ninguém nunca especificou em qual local deveria ser o Ano do Linux®

13 Likes

Linux é exploração de trabalho análogo à escravidão.
Um monte de burros criam códigos de graça em Linux para enriquecer corporações e governos que utilizam esses sistemas e programas Linux.

11 Likes

Escravidão do que?

9 Likes

Quero ver aonde um dos takes mais errados que já vi sobre tecnologia vai chegar…

4 Likes

não é dificil para um país organizado e com uma população tão pequena.

5 Likes

Como dizer “eu considero o conceito de Free & Open Source idiota e o certo é adotar logica de mercado pra tudo”, mas sem dizer com tais palavras.

5 Likes

Tomara que dê certo - é sempre positivo.
Há limitações pra algumas coisas provavelmente, mas por outro lado, se quiser, o governo da Dinamarca pode personalizar uma distro qualquer para a necessidade própria.

Eu sou mais cético, mas é bom ver essas iniciativas de novo, ainda mais num país pequeno, onde talvez dê pra testar algumas coisas q são inviáveis num país continental.

3 Likes

Unica pessoa que eu confio que é capaz de tornar o Ano do Linux real é ele:

4 Likes

Os europeus tbm estão tentando, inclusive seria legal a comunidade open BR fazer algo semelhante, e se existe, não chegou até mim, infelizmente.

2 Likes

Leão Lobo?

8 Likes

Eu sou um que aos poucos estou abandonando os produtos Micro$oft. Não dá mais!
O a suíte Office eu já substitui pelo Google Docs e LIbreOffice a muito tempo! Agora falta mudar o sistema pelo Ubuntu.

Que a Dinamarca inicie uma nova era do Linux e Libre Office além de incentivar novos países e até mesmo pessoas a fazer o mesmo e fechar a tampa do caixão da picaret@ Microsoft.

2 Likes

Dejavu… Munique?

1 Like

Tá viajando. Claramente não tem entendimento de nda sobre desenvolvimento de software e licenças.

5 Likes

Felizmente, cada vez mais as aplicações e sistemas são web. Sendo assim, está cada vez menos difícil empresas e governos fazerem esta mudança.

Além disso, novas gerações (ironicamente) não sabem usar windows e office, usam apenas smartphones e tablets, então se vai ter aprendizado, não importa qual vai ser.

Não sei o quão maduro e fácil de gerenciar está atualmente, no passado gerenciar ambiente corporativo Linux era uma tarefa bem complicada enquanto o Windows, com AD e GPO, facilitava a vida.

Se fosse eu tomando a decisão, começaria a garantir que todos os serviços fossem web, sem precisar usar aplicação instalada em Desktop. Os webservers em container Linux, é claro.

No fim, nem precisaria de computador. Até um smartphone Samsung, com monitor, mouse e teclado daria conta do trabalho com o DEX.

6 Likes

Faça teste de outras antes de adotar o Ubuntu.

1 Like