Dificuldade com receptor USB Logitech e USBs da Placa Mãe

Pessoal bom dia,

Estou penando aqui para conseguir resolver essa situação.
Eu uso mouse e teclado bluetooth da Logitech. Uso apenas 1 receptor usb para os dois (unifying). Quando coloco o USB nas portas frontais do gabinete (seja a 2.0 ou a 3.0), ele funciona perfeitamente.
Se coloco atrás, direto na placa mãe, o mouse fica dando uns lags :expressionless:
Sendo que atrás são 4 portas usb 3.0.
Em uma das portas usb atrás, está um controle de Xbox 360. Só. Todas as outras livres e a placa é nova :cold_sweat:
Minha placa mãe é uma GIGABYTE GA-AB350M-DS3H V2.

O que posso fazer para tentar ajustar essa bagaça? :frowning_face:

Grato
:blush: :pray:t2:

Essa é a mesma bomba de placa mãe que eu comprei, mas que m… hahaha

Verifica se colocando mais perto não dá menos lag. (tipo colocando o case em cima da mesa com a parte traseira virada pro receptor.)

(Eu não sugeri atualizar os drivers porque 1. o site da Gigabyte é uma bagunça; 2. tu já deve ter feito isso quando instalou; e 3. porque parece estar funcionando)

1 curtida

Estrutura de metal do gabinete combinado com interferência em 2,4GHz da nisso, sinal fica falhando. (esses dias tive de ouvir do absurdo que o wifi não causa interferência em outros equipamentos 2,4GHz)
Se não pode usar uma das usb frontal aconselho a comprar um cabo extensor usb e coloca o receptor em um lugar que o sinal seja mais forte. Esses adaptadores nano foram pensados para notebook.

3 curtidas

Pelo menos meu kit sem fio da Logitech tem um extensor, é pequeno, serve só para deixar mais longe do gabinete. Se o seu tem um já tentou usar? Caso não tenha vai ter que comprar algum extensor USB ou usar na frente mesmo, isso é interferência.

Hahaha, manda ir lá no apartamento que moro, tem momentos que tudo em 2.4GHz para de funcionar, algo de uns 3 ou 5 segundos.

2 curtidas

Outra coisa que você pode tentar é conectar o receptor longe das portas USB 3.0, especialmente das portas que já possuam dispositivos conectados, se possível.

É comprovado que a transferência de dados entre dispositivos USB 3.0 causam interferências em equipamentos sem fio próximos à porta, principalmente na faixa dos 2.4 GHz, inclusive era um problema muito comum nos primeiros roteadores com portas USB 3.0.

As fabricantes resolveram o problema movendo a porta USB 3.0 para longe das antenas nos modelos mais novos, além de colocarem internamente proteções metálicas em volta do conector…

3 curtidas

Eu tenho esse problema toda vez que conecto um HD externo no USB 3.0, mesmo o conector do teclado estando em um 2.0, também na traseira.
Infelizmente é como falaram, não tem o que fazer, a não ser usar a frontal ou um extensor pra tentar minimizar a interferência.

1 curtida
  1. Comprar um extensor USB (com sorte deve ter um na caixa do seu teclado/mouse)
  2. Tirar o metal do seu gabinete (ironia)
1 curtida

Caramba! :open_mouth:
Nem sabia dessas interferências. Que doidera!
Não tenho extensor usb aqui. Também não sabia que existia :see_no_evil:
Bom, valeu o aprendizado! Obrigado pelas infos pessoal! :slight_smile:

2 curtidas

A uns anos atras era muito fácil de achar uns bons que vinham com os modem usb 3g, já que eles ocupavam todas as portas na volta, mandavam um extensor curtinho pra resolver esse problema, hoje em dia novo tu só deve achar uns mais longos nas lojas físicas, sobra compra da internet ou procura um usado em alguma loja que faça manutenção de computadores.

Pessoal,
Dúvida: um hub desses, faria parar a interferencia por conta do cabo? Ou ainda não, já que as portas são muito pertas uma das outras?

image

Ou teria que ser um trem desses?

image

(é que o hub custa o dobro de uma peça dessas, mas acho melhor CxB) :sweat_smile:

eu iria com isso aqui
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1366474722-cabo-extensor-usb-de-020cm-para-modem-34g-etc-_JM?searchVariation=46534896032&quantity=1&variation=46534896032#searchVariation=46534896032&position=7&type=item&tracking_id=f74e6101-0ca7-437c-b522-66037d449e1b

ou um hub usb 2.0 o mais barato que achar.

Acho que esses adaptadores não serviriam muito. A melhor opção, acredito eu, seria um cabo extensor USB3.0 com base (pra deixar parado na mesa) uma opção bem melhor nesse caso. Ela deve sair um pouco mais caro, entretanto.

Eu recomendaria não pegar exatamente o mais barato… já tive muito problema com HUB USB barato. Muito mesmo. Devo ter jogado meio quilo de HUBs USB baratos no lixo esses dias. (faxina na pandemia. haha)

Nem o hub usb da Anker? É produto de qualidade.
São todas portas 3.0… acha que ainda teria interferencia? :dizzy_face:

A interferência provavelmente se dá mais por questão de localização física do receptor do que outra coisa.
Tem que ver se os adaptadores conseguiriam distanciar o receptor o bastante do que está causando a interferência pra resolver o problema.
O hub tem mais chances de resolver, mas vai ser mais caro e pode ser mais desengonçado.

1 curtida

Me refiro a esses adaptadores

O HUB da Anker eu não sei, mas se ele tiver cabo longo o suficiente pra deixar mais perto do mouse/teclado, deve ajudar.

1 curtida

A interferência causada na faixa dos 2.4 GHz em dispositivos próximos é inerente do USB 3.0, então você não vai resolver o problema com um hub 3.0, independente da qualidade dele, visto que as portas USB 3.0 presentes no hub iriam causar o mesmo tipo de interferência.

A solução baixo custo é utilizar um cabo extensor e mover o receptor para longe das portas USB, como já sugeriram, ou “encapar” as portas e cabos USB próximos do receptor com algum material metálico, para bloquear a interferência…

3 curtidas

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.