Desktop: tenho R$ 1k disponível para um upgrade, onde investir?

Tenho a seguinte configuração e tenho R$1.000,00 disponível para upgrade:

Placa mãe: ASRock B450 pro
Processador: Rizen 5 1600 3.2ghz
RAM: 1x 8gb 2400 DDR 4
Armazenamento: SSD Kingston A400 240GB + HD 500 gb
Video: PowerColor Radeon RX 570 4gb GDDR 5 256 Bit

Onde vocês investiram?

A primeira pergunta é se você realmente precisa do upgrade.
Essa configuração já não atende mais as suas necessidades ou ela está impedindo que você faça algo que quer fazer?
A partir da resposta fica mais fácil dar uma sugestão.

1 curtida

No momento, eu apenas adicionaria mais um modulo DDR4 (IGUAL ao existente) pra dual channel, tem um bom ganho de desempenho. (ou trocaria os 8GB por 2x 16GB)

32GB aguentaria por um longo tempo.

Talvez, se a placa suportar, um NVMe de 3000 mbps para jogos maiores cujo loading esteja enchendo o saco… mas isso seria bem opcional.

Porém o cenário dos preços de hardware atual tá meio bizarro…

1 curtida

Tá atendendo bem, a questão é que não quero perder isso, então quero atualizar onde estiver mais fraco pelo menos uma vez ao ano para continuar com performance boa.

Como já falaram compra mais um pente de 8GB para ficar com dual channel, isso ajuda bastante. E como você falou que o seu sistema está lhe atendendo, pq gastar dinheiro no pior momento para comprar hardware? Além de que atualizar onde está fraco depende do uso que você faz do PC, pois o limitador do sistema vai mudar de uma aplicação para outra.

2 curtidas

Placa-mãe você troca se estiver precisando de mais I/O ou se for trocar o processador e o socket não for compatível.
Processador você troca se você realiza tarefa que são intensivas em uso de CPU e o seu já demora demais (seja porque já está muito velho/usado ou porque as tarefas já são pesadas demais).
RAM você adiciona sei lá, quando quiser. É um upgrade coringa.
Armazenamento você aumenta se estiver acabando o espaço ou se os discos estiverem apresentando problemas, já que não demora muito entre o primeiro sinal de problema e a calamidade da perda de acesso total.
Placa de vídeo você troca se usar programas que fazem uso intensivo de GPU e o seu já demora demais (seja porque já está muito velho/usado ou porque as tarefas já são pesadas demais).

Se não está travando ou demorando pra realizar as suas tarefas normais, não tem muitos motivos pra fazer um upgrade.
A não ser que você esteja planejando começar a usar CPU ou GPU mais intensamente no futuro (talvez você queira jogar jogos mais pesados ou começar a programar aplicativos maiores, sei lá).
Se for gastar por gastar, eu ou colocaria mais RAM, ou colocaria/trocaria o HD, ou simplesmente trocaria o componente mais antigo.

1 curtida

Olhando para sua configuração eu aumentaria a memória de cara. Mas de resto talvez um SSD maior. Ou olharia para periféricos, teclado, mouse ergonômico, monitor, aumentaria o conforto e depois é só curtir!

2 curtidas

Não diria gastar por gastar, mas sim investir para não ficar desatualizado.

Placa mãe B450 a AMD dará suporte para os Ryzen de 4ª geração, então não vejo motivo para upgrade.

Processador eu acho que é melhor esperar a próxima geração ser lançada, assim o preço dos anteriores tente a cair, ou então, se não precisa de mais poder computacional no momento, pegar os da 4ª geração mesmo, que virão com a arquitetura Zen 3.

Na RAM cabe um upgrade, pegar 2 x 8Gb de 3000/3200. Com R$ 1.000 é impossível pegar 2 x 16Gb e poucas aplicações hoje precisam de mais que 16Gb.

Ou então você pode unificar o armazenamento em um SSD M.2 de 1Tb e ter um desempenho de escrita/leitura muito superior ao atual. Ainda você pode particioná-lo para que funcione como disco principal e disco de arquivos (eu uso assim, caso precise formatar não perco arquivos). Na loja que explode tem um da XPG por exatos R$ 1021,00.

Placa de vídeo não acho que exista uma opção que justifique o upgrade com a verba disponível.

1 curtida

Então, mas desatualizado só fica quando perder suporte de software (que também pode acontecer com novas funcionalidades não sendo suportadas por causa do hardware) ou quando a máquina que você usa já não atende mais as suas necessidades.
Atualizar pra ficar “future-proof” como se diz em inglês, vai depender muito também da sua expectativa de uso futuro.
Suporte de software eu chuto que vai demorar pra perder (apesar de também depender muito da sua expectativa de uso futuro), então não tem motivos pra ficar atualizando a cada ano.

O exemplo mais clássico é se você for um gamer, daí você compra uma placa de vídeo melhor que já tenha suporte pra saída 8k e suporte pra ray-tracing e você fica preparado pra poder rodar jogos novos pelos próximos 4 anos talvez.

Dito tudo isso, colocar mais RAM é a opção mais unânime das respostas por enquanto.

1 curtida

RAM foi a primeira coisa que pensei, pq quando montei a máquina a ideia era colocar 16 gb mas não foi possível. Agora com todas as opiniões que recebi fica bem evidente que esse é o caminho. Agradeço a todos.

1 curtida

O desempenho do Ryzen aumenta bastante quando vai de single channel pra dual channel, 16gb é um must em 2020. Tbm é uma boa considerar um SSD Nvme (vai fazer diferença) de no mínimo 500gb ou um SSD grande do aliexpress de 1-2tb pra guardar jogos. Quem sabe um watercooler pra overclock também? Eu consegui chegar a 3,9Ghz nessa CPU

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 2 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.