Desktop, qual processador e placa de vídeo comprar?

Estou interessado em adquirir um desktop “gamer” na Black fraude com o objetivo de ter uma máquina parruda tanto pra o trabalho quanto para jogatina e como deixei a PC Master Race a algum tempo tenho algumas dúvidas:

  1. Processador Intel ou AMD?

  2. O custo X benefício de comprar a última geração do processador vale a pena, ou duas gerações atrás ainda da conta? (Por exemplo, vi alguns setups com i5 8400k e sei que os Intel já estão na 10ª geração) Além disso sei que há a compatibilidade do socket com a placa mãe para futuros upgrades.

  3. Em relação a placa de vídeo, o Ray Traycing é um must have? Ou melhor adquirir uma AMD equivalente por um preço menor?

Desde já fico grato a todos que ajudarem.

Quero algo parecido a essas configurações:

  • Ryzen 5 5600X, GeForce RTX 2060 Super 8GB, 16GB DDR4, HD 1TB, 600W

Ou

  • I7 9700K, Radeon RX 5700 XT 8GB, 16GB DDR4, HD 1Tb, 600w
1 curtida

Olha, depende de quanto tu quer gastar.
Mas eu já recomendaria deixar a RTX 2060 de lado e partir para a RTX 3070 que tem um desempenho melhor e é mais barata.

Tu vai montar um PC desse nível sem ssd? Tá doido, é?

Para de economizar na fonte.

Esses são só exemplos que vi num site, sei que o SSD é imprescindível.

Qual fonte você recomenda?

E não pode esquecer de add a licença do windows…kkkkkkk

1 curtida

Fonte depende da configuração do resto pra saber a potência mínima da fonte.
Independente da potência, você quer um que, de preferência, tenha o selo 80 Plus Bronze de eficiência pelo menos, mas quanto mais alto o nível, melhor (Bronze < Silver < Gold < Platinum < Titanium) mas mais caro também.
A vantagem de pega uma fonte mais eficiente é que ela vai gerar menos calor então vai ser mais fácil manter o controle térmico do gabinete e vai ser menos barulhento, já que a ventoinha da fonte não vai ter que ficar rodando tão rápido.

E, claro, pegar marcas reconhecidas.
Corsair é uma que eu recomendo, mas existem outras que são boas também.

2 curtidas

Se a pessoa vai montar um PC com esse hardware, acredito que ela vá comprar o Windows de qualquer forma ou já tenha.

1 curtida

O ideal não é indicar marca e sim modelo. A Corsair tem muita fonte ruim ainda sendo vendida no Brasil… Esses dias eu vi uma VX450W a venda. Fonte que equipou meu Pentium E5200 desse que foi montado. Hahaha

Essa fonte é só certificado com 80 Plus, nem é 80 Plus Bronze.

Por isso que eu falei da importância de ter no mínimo um certificado 80 Plus Bronze.

1 curtida

Sei lá, eu sou um dos caras que odeia essa certificadora… os malucos usam sala com temperatura controlada com uma variação de 10°C (5 pra cima, 5 pra baixo)… o que pode prejudicar e muito se eles resolverem testar a fonte na mais alta e ajudar se testarem na mais baixa… Tinha de ter uma variação bem menor.
Acho o trabalho da https://www.cybenetics.com/ bem superior ao da 80 Plus.

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.