Desktop até 5.000,00 o que acham dessa config?

PC para trabalho (revit, tqs, navegação) e jogos full HD (ultrawide) no talo (GOW e todos da atualidade)

Placa-Mãe ASUS Prime H610M-K = 638,00
Processador Intel Core i5-12400F, 2.5GHz = 960,00
Memória Kingston Fury Beast, RGB, 16GB x 2 = 538,00
SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 = 260,00
Fonte XPG Pylon, 650W = 380,00
Placa de Vídeo RTX 3060 1-Click OC Galax GeForce, 12GB GDDR6 = 1.900,00
Falta gabinte, aceito recomendações

TOTAL = 4.675,00 à vista

O que acham?

muito boa

gabinete ate quanto?

o cooler que vem da Intel não aguenta refrigerar por muito tempo com o processador em 100%

1 curtida

@123
Gabinete mais em conta. Sem firula, na faixa dos 250,00 a 300,00 é aceitável.

Sério que o cooler da Intel não dá conta? Esse é o processador mais “básico” deles. Se fosse o i5 13600k aí eu acho que seria interessante, mas não é o caso.

1 curtida

Stock cooler é sempre essa caca… ai o CPU que vá de thermalthrottle pra ficar abaixo do tjunction. hahaha
Eu trocaria…

Falando em case, tem ums da SuperFrame simpleszão com 3-4 fans. Um Deles é o SuperFrame Lion, na Terabyte.

2 curtidas

Mas até que temperatura começa a dar thermalthrottle? Porque assim, tem um povo que fica na pira de temperatura ficar - 10°…

Pelo que vi no YouTube o coolerbox da Intel para i5 não passa dos 70° em teste de estresse (o que é raro).

Em outra palavras, vale a pena gastar 300,00 em um cooler para ter seu lá, 1 a 3% de desempenho em geral?

1 curtida

eu comprei um da rise mode, 200 reais, tem nada demais, mas as VGAs top de linha não cabe nele e vai precisar compra uma fan no mínimo para refrigerar

não da, o meu é i3 12100F, ele aguenta refrigerar no uso normal, mas se tiver 100 % de uso, a temperatura vai subindo até dar Thermal Throttling, Intel é 100 graus, mas o meu chegou no 99 e desligou kkkkkkk e o medo de ter fritado kkkk recomendo deixar não

um cooler bom, ele serve para manter a temperatura na casa do 40 e 50 graus que é a temperatura boa de uso, acima de 60 graus, fan começa ficar no máximo e o barulho aumenta, fora que tem o desgaste do processador, isso é que nem um carro, se o reservatório tiver baixo, possibilidade de fundir o motor aumenta e vida útil diminui

Entendi, achei que por ser um processadores “básico” não haveria tanta perda assim.
Vou fazer o teste aqui se eu pegar essa config, se tiver realmente necessidade eu troco.

Aí não seria melhor um water cooler? Principalmente questão de ruído…

Depende da temperatura ambiente do lugar… 75°C num ambiente de 35°C é excelente. 75°C num ambiente de 5°C tipo Canadá, já não é tão bom assim… esses mesmo 75°C no ambiente 5°C podem passar dos 95ºC no verão do Rio. hahaha

Eu paguei menos que isso num watercooler… hahaha
Mas depende, a temperatura interna do case também aumenta… dependendo da circulação do ar no case, tu aumenta até a temperatura da placa de vídeo e SSD. (ainda mais em case simples)

Vou fazer uma mudança, segurar mais a placa de vídeo e melhorar placa mãe e processador

B660m Asus tuf, já vem com PCI 5.0 o que vai garantir a linha rtx 5000 ou 6000, talvez a 7000
E aguenta um i9 também segundo os testes do peperaio

https://www.terabyteshop.com.br/produto/20886/placa-mae-asus-tuf-gaming-b660m-plus-d4-chipset-b660-intel-lga-1700-matx-ddr4-90mb1940-c1bay0?gclid=Cj0KCQjw6KunBhDxARIsAKFUGs94_s-2JOjmBMjBHzuFeIyhM0cEwDyOVA6DwgzoK9OxGPeQd1mSjE4aAomPEALw_wcB
@123

water cooler é melhor mesmo, só que a vida útil da bomba é menor

@Keaton a bomba da que tu comprou faz muito barulho?

eu prefiro o air cooler mesmo, cooler master é a referencia de custo beneficio com qualidade, se tiver grana sobrando, aí é noctua, mas é sobrando mesmo kkkkkkkkk

mas o que @Keaton falou é verdade, fatores externos e ventilação interna do gabinete influencia, compra e ver como fica, se precisar, vai trocando, mas uma fan no gabinete acho obrigatório

essa placa é melhor, bem melhor, a outra era de entrada e aguenta no máximo um i7 , em outras palavras, é para poder ter, essa que vc mandou, Asus tuf b660, faz que a vida útil do PC seja mais longa, futuramente, dar para colocar um i9 como vc poderá querer

comprando a placa, tu não vai comprar a placa de vídeo?

Se for, já pensou em ir de AMD, dar para ir DDR5 e trocar de processador futuramente, porque placa mãe da Asus AMD com DDR5 está muito mais barata do que com Intel

AMD tá caro, placa mãe cara, DDR 5 nem se fala e fora que ddr5 nem dá desempenho assim.

É, se eu for de 13600k placa de vídeo vai ter que esperar mais um tempo kkk

Depende o que tu entende por muito barulho. Se colar o ouvido(usando ele pra resfriar o ouvido. hue), dá pra ouvir. Mas não faz tanto barulho quanto a Master Watt 450W TUF quando tá consumindo 350W da tomada. hahaha (além disso, o PC tá a uns 2m de mim e eu de fone. Não ouço nem meus pensamentos com o zumbido cronico que eu tenho nos ouvidos. hahaha)

E se tu for de 13900KS? :V

Aí vai fazer é :fire::fire::fire::comet:

Tá muito tentador em pegar uma
13600k + b650 e esperar pela placa de vídeo

ou
Aceitar de vez o combo
12400f + H610 + rtx 3060 ou 4060 (aí esqueço pc)

O upgrade de processador + MO + cooler vai custar 2k

O ponto que fica na minha mente é… Será que realmente vale a pena gastar mais? Esse kit H610… pode durar fácil 4 anos sem chorar.

Tô aqui num Asus x555 i5 6200u + 8gb ddr3 + nvidea 940m e 128gb ssd sata desde 2016… Coitado, ele ainda consegue fazer tarefas básicas, mas sofre.

As vezes a gente empolga e vai adicionando itens e mais itens… Até faz sentido colocar a tuf b660m por conta dos vários possíveis upgardes.

Nvme Gen 4
PCI 5.0
4 slot ram
E muito mais

Acho que o combo ideal pra grana para não chegar nos 6k é

B660m
I5 12400f
Rtx 4060 ou 3060

Aí daqui 2 anos posso colocar o i7 ou i9 que vai segurar a onda ainda bem

Teu limite é 5k ou 6K? Acho que dá para montar com 5k… perae

Saca só esse… (Se der pra colocar 300 reais, dá pra trocar a fonte por uma XPG Kyber 650W)

Só dá uma conferida em como é o suporte pra placa de vídeo da AMD. Na teoria elas podem ter processamento bruto semelhantes, mas no meu caso (DaVinci Resolve e suite Adobe), NVidia tem performance uns 20% maior do que a variante do lado vermelho da força.

Tem margem pra aumentar, mas não de uma vez.
Mas tipo, sem chance pra i7 ou i9, 3070,etc

Por isso, nem estou querendo muito pegar o 13600k (1k a mais). Não sei o poder que ele oferece para minhas aplicações será bem aproveitado em virtude do custo.

Tô fugindo de amd. AMD é só para quem navega e joga, precisou trabalhar com amd é cilada.

1 curtida

A considerar que vc tem margem pra subir o preço e tá procurando algo que seja atualizável no futuro, eu iria de AM5 e aguardava pra pegar a placa de vídeo.
Sim, ainda o preço está alto, DDR5 não tem tanto desempenho a mais, mas com o AM5 vai ter processadores sendo lançados até pelo menos 2025, conforme a AMD.

Não estão nos menores valores, não é indicativo de itens (SSD, fonte, gabinete), era apenas pra ver se chegava no orçamento. Se for comprando aos poucos pode aproveitar boas promoções.
Ainda dá pra arriscar pegar alguns itens no AliExpress (o SSD por exemplo, direto tem o WD SN850X por menos de 300)

1 curtida

entendi.

13600k é 1k mais caro que 12400F, mas é um processador bem melhor, aqui dar para pensar se pega ou nõa

agora, a B660m é 400 reais mais caro que h610, mas a diferença é pouca pela superioridade da B660M, já aqui, nem precisa pensar, a B600m é bem melhor

agora, tem outro detalhe, se vc não vai pegar a placa de vídeo agora, mas já sabe mais ou menos qual vai pegar, dar uma olhada na fonte exigida pela placa, para ver se a fonte que vc escolheu aguenta.

a 4060 RTX baixou o PSU exigido, mas a 4070 pra cima aumentou

pra mim, é tá no seu lado e tu não perceber, o cooler da Intel só ligado já faz, mas começou a forçar e passou de 60 graus, aí faz

5220 a vista é um preço bom? Porque dá pra montar um 12400F, 2x16GB DDR4 3000, 3060 12GB. (Eu uso o negócio da terabyte porque é mais fácil, dá pra tentar achar as peças em outras lojas)

O stock cooler da intel é quietinho… tu tem de ver o Wraith Prism no máximo. Lembra quando o pessoal enfiava um Vantec Tornado no V21b? Então, o Prism faz essa gambiarra parecer quieta. hahaha