Desinstalar Programas do Windows Pelo Linux

Continuando a discussão do Excluir Pasta Pessoal Bloqueada Pelo Windows:

Baseado nesse fato de que dá para excluir arquivos (como este meu) pelo Linux. queria saber se, por acaso dá para acessar pelo Linux e desinstalar um programa instalado no Windows? Pois estou aqui pensando numa situação que passei há mais ou menos um ano:

Meu computador ficou bugado de repente, ao abrir o Menu Iniciar e os ícones da área de trabalho ficavam piscando sem parar, ao abrir alguma pasta ou mesmo arquivo ou o navegador não dava também ficava piscando, então deduzi que ser interferência num programa que tinha instalado que mudava o formato do menu iniciar por qualquer outra versão mais antiga. Não conseguia acessar a pasta de desinstalação de programas para desinstalar ele, e nem conseguia entrar no modo de segurança para desinstalar por lá. Então, como não tinha o pen-drive de instalação do Windows para fazer a restauração, tive que levar no técnico de confiança pois eles teriam o pen-drive e conseguiria.

Eu penso, se eu tivesse o Linux num pen-drive e abrisse ele e depois tentar desinstalar este programa por lá, será que dava certo? Será que teria (ou tem) como desinstalar programas do Windows pelo Linux? (eu digo programas que a gente instala por conta própria, não os nativos do sistema.

De qualquer forma eu não tinha o Linux na época, e também não conseguiria baixar pois o computador estava bugado com a tela toda tremendo.

Não precisa do Linux pra isso: segura a tecla com simbolo do windows e aperta R, nessa janela digita appwiz.cpl e aperta enter. Tá ai o sistema de desinstalação do windows.

Alternativamente, tu pode usar o https://geekuninstaller.com .

Tu até poderia ir na pasta do programa, usando o linux, e apagar. Porém o sistema de instalação de programas do Windows é um pouco mais complexo que só copiar arquivos em uma pasta.
Por exemplo, se existirem DLLs ou outros arquivos fora desta pasta, fica uma desinstalação pela metade. (Além que fica a entrada no appwiz)

1 curtida

O problema, no meu caso, é que a tela ficava tremendo toda, eu até conseguia abrir o programa de desinstalação, mas não dava certo.

Pode ter sido algo mais complexo, como conflito do programa com o driver de video.

Não tem como você usar o desinstalador nativamente com o Linux. A opção seria tentar usar com Wine :wine_glass: (nunca testei então não sei se funcionaria de verdade) ou procurar e deletar os arquivos do programa manualmente.

Eu diria ser um pouco arriscado fazer isso. Ainda há a questão de que usando desses métodos você não vai alterar os registros de sistema do Windows caso o programa tenha feito alterações na instalação

1 curtida

Acredito que não funcionaria. o WinE não seria o mesmo ambiente. É a mesma coisa que tu tirar o HD, bootar em outro computador bootar outro Windows e tentar desinstalar coisas daquele primeiro HD.

2 curtidas

Beleza pessoal. Era só uma ideia boba que passou hoje pela minha cabeça (baseando no fato de ter conseguido resolver o problema do daquela minha pasta bugada) :crazy_face: :crazy_face:

Wine não serviria nesse caso, mas (acredito que) uma opção pra esse caso seria o modo seguro do Windows.

2 curtidas

Na minha imaginação tem uma situação que possivelmente funcionaria, caso o desinstalador use caminho relativo. Mas aí vem aquela questão que comentei dos registros que vai dar problema

1 curtida

Aliás, não sei se foi comentado no outro post e é bom lembrar que não dá pra alterar os arquivos do Windows pelo Linux se estiver usando Fast Boot (na verdade você até consegue alterar, mas vai ferrar com o sistema)

1 curtida

Nesse teu caso tu fez profundas alterações no registro do windows pra mudar a aparência dele, e isso condenou a tua instalação do windows, mesmo que tu removesse os executáveis, os estragos no regedit não seriam desfeitos, só se tu tivesse uma cópia do regedit de antes de instalar o programa pra salvar o teu windows.

Em alguns casos só excluir o executável já resolve o bug que ele está causando, claro que isso não é o ideal, já que deixa lixo no regedit e nas dll.

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 30 dias depois da úlima resposta. Novas respostas não são mais permitidas.